Musical

Um canto lírico de Natal

Espetáculo Natalina da Paixão será apresentado em São Luís em dezembro, pela Companhia Barrica; ensaios ocorrem na Madre Deus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Natalina da Paixão será apresentada em dezembro
Natalina da Paixão será apresentada em dezembro (Natalina da Paixão )

São Luís - Um dos mais líricos espetáculos apresentados em São Luís no mês de dezembro está em ritmo de ensaios. Encenada pela Companhia Barrica, a Natalina da Paixão, em sua vigésima edição, já tem apresentações agendadas. Os ensaios acontecem na Casa Barrica (Madre Deus), sob a coordenação do diretor artístico José Pereira Godão. O espetáculo reunirá 40 pessoas no elenco, entre mulheres representando os “Patriarcas do Povo de Deus” e homens como as “Cristinas de Jesus”.

O repertório será composto de canções compostas pelo grupo para o musical e outras do cancioneiro natalino tradicional universal. “As canções são composições minhas e do poeta Luís Henrique de Nazaré Bulcão, as quais contextualizam o Auto de Natal de uma maneira singular, a partir do nosso olhar, como um canto de amor à natureza humana e à religiosidade, fazendo uma ponte com a cultura popular”, disse José Pereira Godão.

São cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas e outras batucadas de cordões de “Reis”, “Pastores” e “Pastorais”. Godão explica que as indumentárias, que chamam a atenção da plateia, são chambres brancos, adornados com flores, medalhas e fitinhas santas, levando às mãos um cajado enfeitado com flores e frutas de plástico. As crianças também marcam presença indo ao cortejo, simbolizando o Espírito Santo. A coreografia é cadenciada e os bailarinos evoluem ao som das vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

Folia

Além do espetáculo, a Companhia Barrica prepara-se para o Carnaval 2020. A partir do próximo sábado (9), também na Casa Barrica, terão início as oficinas recreativas, visando congregar a comunidade artística e preparar o grupo para a folia do ano que vem. “Quem participa das oficinas poderá tem acesso direto ao Bloco Bicho terra. Ao mesmo tempo, é uma fase de avaliação para quem desejar ingressar no elenco artístico para a montagem do espetáculo junino do Boi Barrica para 2020”, explicou Godão, informando que as oficinas começam às 17h e são abertas ao público.

De acordo com José Pereira Godão, um novo personagem do Bicho Terra será anunciado para o Carnaval 2020, mas sua identidade está sendo guardada a sete chaves e terá uma proposta bastante diferente de todas já apresentados. “Uma síntese da peleja e folia, da resistência cultural. Estamos preparando tudo com muito carinho. Queremos começar o novo ano com o pé direito e será também um ano em que faremos mais viagens internacionais, pois já temos convite”, finalizou Godão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.