Feira

Sesi, Senai, IEL e Fiema apresentam portfólio de serviços na Expo 2019

Uma das maiores feiras multissetoriais da indústria do Nordeste começa hoje, no Multicenter, contemplando exposições, espaços temáticos e rodadas de negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Expo Indústria reunirá cerca de 70 estandes e 150 expositores no espaço Multicenter Negócios e Eventos
Expo Indústria reunirá cerca de 70 estandes e 150 expositores no espaço Multicenter Negócios e Eventos

Promovida a cada dois anos, pelo Sistema Fiema (Sesi, Senai, IEL e Federação), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae/MA, a Expo Indústria Maranhão, considerada uma das maiores feiras multissetoriais da indústria do Nordeste volta em 2019, com cerca de 70 estandes e mais de 150 expositores no Multicenter Negócios e Eventos. A abertura oficial do evento será às 17h de hoje, 6.

Reconhecida pelos empresários como um dos maiores eventos do ano, a Expo Indústria Maranhão contempla feira de exposição, espaços temáticos, rodadas de negócios, programação cultural e o melhor da diversidade da indústria maranhense.

Durante os três dias de feira, 6, 7 e 8 de novembro, das 17h às 22h, os visitantes, sejam eles empresários ou estudantes também poderão acompanhar as novidades nos pilares da feira: Indústria Criativa, Indústria 4.0 e a Economia Digital; e Infraestrutura: logística e energia.

Durante a Expo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai/MA) apresentará a conexão da Educação Profissional à Indústria 4.0, onde no estande institucional, o mundo Senai será apresentado em cinco ambientes de forma atrativa para os visitantes.

A Educação Profissional será demonstrada de forma dinâmica em bancadas do Inova/Senai, onde 15 projetos desenvolvidos por alunos do Senai/MA serão expostos unindo o aprendizado com as necessidades das indústrias. Equipamentos do Senai que possui a maior base tecnológica em educação profissional no Maranhão na área de automação e energia serão apresentados assim como a Indústria 4.0 por meio do sistema do Espelho Virtual, óculos de realidade virtual, mesa touch de demonstração da planta piloto, realidade aumentada da máquina de costura e os conceitos da planta de Confecção 4.0 do Senai CETIQT (RJ).

Está prevista também uma visita do grupo de empresários do segmento de bebidas, para conhecerem o projeto que é o primeiro colocado do INOVA, baseado no segmento industrial. No Espaço Maker dentro da Expo Party, 3 equipes de alunos SENAI/MA e das instituições parceiras: UFMA, Uema, Ceuma e IFMA participarão de um desafio: propor soluções para problemas identificados por empresários nas indústrias de bebidas, sendo analisado e solucionado durante a feira; o ambiente terá o espaço para concepção da ideia e a sua execução com protótipo utilizando impressoras 3D, plotter e demais ferramentas. Essa ação tem a parceria do SindiBebidas/MA.

Sesi

O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) também marcará presença na Expo. Além do estande institucional, onde a Rede Sesi de Educação apresentará o Game Educa, uma ferramenta, onde os alunos passam a operar um conjunto de softwares que integram as tecnologias da informação e comunicação aos processos de ensino, os visitantes poderão também visitar o Espaço Saúde do Trabalhador, com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, oficina de saúde bucal e pré-agendamento para consultas; Espaço Sesi Viva + com a apresentação da plataforma, com acesso ao aplicativo e portal Sesi Viva +; Espaço Cuide-se + com avaliação de bioimpedância, orientações do educador físico, pré-agendamento para serviços na Unidade de Promoção de Saúde Sesi Araçagi e degustação de alimentos saudáveis.

O estande ainda contará com a participação do Centro de Inovação do SESI-SC com a Solução SEIF (que consiste numa plataforma de monitoramento de gestão de saúde e segurança no trabalho).

O Sesi também contará com a Arena Robótica, um espaço inflável com 90 metros quadrados onde os alunos das escolas Sesi Anna Adelaide Bello, Marly Sarney e Presidente Médici, irão competir internamente nos Desafios First Lego League, da temporada INTO ORBIT e desafios baseados na Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR.

Ao final dos três dias, as equipes campeãs, assim como os professores que se destacarem, serão premiados. A competição, durante os três dias, será aberta para o público em geral. Nesse espaço haverá um dj para animar o ambiente, além de um robô gigante que promete chamar a atenção do público. O SESI com o Caminhão da Cultura, comandará também em parceria com o Sesc a programação cultural do espaço Food Lounge.

IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ofertará, de forma simultânea, oficinas e palestras em dois ambientes na Expo: no stand institucional e no Plenarium. No estande serão ofertadas oficinas, com duração de 30 min cada e capacidade para 08 pessoas. A inscrição será realizada no mesmo dia e local. Os facilitadores serão do IEL, da startup/app NIDUU e da Johnson & Johnson.

Já no Plenarium acontece o Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão com 02 palestras por dia. A inscrição é antecipada, pois as vagas são limitadas, com capacidade para 200 inscrições em cada dia. A inscrição só é validada por meio da entrega de 400 gramas de leite em pó, por dia de participação. FIEMA - O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Fiema, o visitante poderá conhecer o novo portal para os empreendedores e empresários locais, os serviços do Centro Internacional de Negócios (CIN): ATA Carnet e o COD - Certificado de Origem Digital. No Maranhão a FIEMA é a única entidade homologada pelo Ministério da Economia para emissão de CODs.

Também no estande, o novo Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) que neste ano de 2019 passou a ser modular, abrangendo as 5 principais áreas da gestão empresarial: Qualidade; Segurança e Saúde Ocupacional; Meio Ambiente; Financeira; Responsabilidade Social será apresentado pela equipe do programa.

A Intrading Global, empresa apoiadora do PDF especializada em comércio internacional, prestará orientação sobre importação e/ou exportação. Também será feita na Expo a divulgação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Apex Brasil que é realizada no Maranhão pela Fapema e da qual a Fiema/CIN é parceira. A Solar Coca-Cola, empresa mantenedora do PDF, fará degustação de seus produtos.

“Queremos repetir o sucesso das edições passadas da Expo Indústria. Durante os dias da feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversa cadeia industrial do nosso estado e a força do Sistema FIEMA que atende a indústria maranhense por meio do Sesi, Senai, IEL e Federação”, enfatizou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

Mais

Patrocínios

A Expo Indústria conta com o patrocínio da Alumar, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Dom Bosco, Emap, Eneva, PDF, Suzano, UNDB, Vale e VLI. Para conhecer o site da Expo Indústria, acesse: www.fiema.org.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.