Vida Educação

Projeto Ensina Brasil está mudando o cenário educacional brasileiro

Com mais de 17 mil inscrições para a edição de 2020, o programa fomenta a educação científica para a sociedade e habilidades de liderança em estudantes universitários

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ensina Brasil capacita jovens para atuar em áreas  vulneráveis
Ensina Brasil capacita jovens para atuar em áreas vulneráveis (ensina brasil)

São Paulo - O programa Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos e faz parte de uma rede global que visa criar uma cadeia de lideranças a partir da capacitação de jovens que desejam atuar como professores em regiões de áreas vulneráveis do país. A iniciativa é mantida por doações de parceiros que buscam a melhoria de educação científica.

Atuando há 3 anos, o programa seleciona jovens graduados de todas as regiões do Brasil e os capacita para que tenham formação inicial intensiva com foco em práticas pedagógicas, sistema educacional e habilidades de liderança.

Líderes na educação
Os participantes são conduzidos às áreas de vulnerabilidade e auxiliam a educação do local. A edição de 2019 contou com 15 especialistas convidados e 70 sessões de treinamento, além de orientação contínua realizada por tutores durante dois anos de treinamento, o que ajudou os participantes a desenvolverem fortes habilidades de liderança. No final do programa, mais de 85% desses jovens continuam atuando na educação, o que mostra um impacto promissor em um país onde apenas 2% dos jovens querem ser professores.

Em 2018, o Ensina Brasil forneceu salas de aula na metodologia STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) para mais de 60% dos participantes, que juntos impactaram positivamente 33.500 estudantes. “Acreditamos muito que um excelente professor é uma excelente liderança, e é por isso que o nosso programa existe” afirma Erica Butow, Presidente do Ensina Brasil.

Apoiando alunos desassistidos
É o caso do voluntário João Francisco, que concluiu os dois anos do programa no fim de 2018. Engenheiro Naval e mestre em produtividade pela USP, por meio do Ensina Brasil ele aceitou o desafio de atuar como professor em uma das escolas mais vulneráveis de Cuiabá. Trabalhando em colaboração com os demais professores da escola, fundou um Clube de Estudos para Olimpíadas e chegou até a lançar minifoguetes com os alunos. Muitos deles, hoje desejam ser professores de matemática ou engenheiros.

“Me inscrevi no Ensina porque sou neto de um agricultor analfabeto e minha mãe terminou os estudos por meio de um supletivo, aos 37 anos. Vi, dentro de casa, a falta que a educação formal faz. Dessa falta não queria que meus alunos sofressem”, lembra João Francisco. Hoje, dois anos depois, ele segue tendo um impacto positivo na educação brasileira trabalhando na Elos Educacional, organização referência em formação de professores em todo o país.

Compartilhamento de conhecimento
Natural do Brasil, Eduardo Cetlin, presidente da Amgen Foundation, uma das parceiras que buscam a melhoria de educação científica, acredita no potencial da parceria para fomentar a educação no Brasil e no mundo. “A Amgen Foundation contribui com organizações que, assim como nós, buscam tornar cada vez mais forte a educação científica por meio de investimentos em programas que englobam tanto os professores, quanto os alunos. Acreditamos que essa colaboração e compartilhamento de conhecimento são essenciais para derrubar barreiras de acesso à educação e às oportunidades da vida”, explica Cetlin.

A Amgen Foundation oferece também iniciativas próprias, como o Amgen Scholars, programa global na Ásia, aberto para estudantes universitários de todo o mundo, incluindo o Brasil. Possibilitado por meio de um compromisso de 16 anos e 74 milhões de dólares cedidos pela Amgen Foundation, o Amgen Scholars permite que alunos de graduação participem de oportunidades de pesquisa de ponta em instituições de ordem mundial.

Os participantes também participam de seminários, eventos de networking e um simpósio, onde encontram colegas, aprendem sobre biotecnologia e ouvem os principais cientistas do mundo. Na Ásia, o Amgen Scholars é realizado em quatro instituições educacionais de primeira linha: Universidade de Kyoto e Universidade de Tóquio, no Japão, e Universidade Nacional de Cingapura e Universidade de Tsinghua, na China. Dois universitários brasileiros já participaram do programa e as inscrições para a edição de 2020 têm início em novembro.

SAIBA MAIS

Sobre o Ensina Brasil e o Teach for All
O Ensina Brasil é uma ONG sem fins lucrativos que recruta, seleciona e oferece formação intensiva para jovens talentos graduados para se tornarem professores de escolas públicas em contexto vulnerável por pelo menos dois anos e se desenvolverem como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação e do país.

O Teach for All trabalha para expandir oportunidades educacionais em mais de 45 países ao redor do mundo, acelerando o impacto das organizações que formam a rede, compartilhando aprendizados e informações, de modo a gerar sinergias que ajudem a superar os desafios e a maximizar os impactos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.