Editorial

Enem x tensão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Passada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) - ocorrida no domingo, 3 -, a tensão continua a rondar quase quatro milhões de estudantes em todo o país nesta semana. É que no domingo, 10, acontecerá a segunda etapa de provas. É compreensível o nível de interesse de todos os envolvidos, candidatos, professores e famílias. Isso ocorre porque as provas, claro, representam um divisor de águas na vida da maioria dos jovens, pois a aprovação marca o início da vida adulta para muitos, de uma carreira, profissão, daí a ansiedade e do nervosismo que circundam o exame.

Na primeira etapa, os estudantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Já na próxima, no domingo que vem, responderão questões de matemática e ciências da natureza. Um total de 376 mil candidatos foram eliminados no Brasil na primeira fase. Houve registro de 23,1% de faltosos em todo o país, a menor abstenção de toda a história do exame. Só no Maranhão, foram mais de 47 mil ausentes, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

E a ansiedade quanto à prova não se resume somente às questões que estão no caderno. Começa com uma série de regras a serem seguidas, como o que pode ou não ser levado para a sala pelo candidato. E ai dele se esquecer de desligar o celular. Qualquer toque, mesmo dentro do saco plástico distribuído pelos fiscais, é suficiente para uma eliminação sumária - tanto que a maioria opta por tirar logo a bateria do aparelho.

Para quem ainda quer tirar dúvidas ou buscar dicas, na edição de fim de semana (dias 9 e 10), O Estado traz a última edição do caderno Revisão Enem. O conteúdo destaca simulado com questões de Química, Física, Biologia e Matemática, disciplinas que serão enfocadas na prova.

No sábado, 9, haverá a segunda etapa do Aulão Presencial, no Cinesystem, do Rio Anil Shopping. Além dos ensinamentos de professores reconhecidos na área, há momentos de relaxamento do corpo, com alongamento e aquecimento, em movimentos orientados por educador físico.

Antes, nesta quinta-feira, 7, serão transmitidas videoaulas e aula ao vivo pelo Imirante.com e Rádio Mirante AM, respectivamente. No comando, os professores Sena Neto (biologia), Fernando Matos (química), Henrique Paiva (física) e Teylson Salomão (matemática), do Curso One, que revisarão conteúdos voltados à segunda etapa do exame.

As atividades integram o Projeto Revisão Enem, uma iniciativa do Grupo Mirante, em parceria com o Colégio Upaon-Açu, Curso One e Faculdade Pitágoras, e é composto por diversas atividades voltadas ao exame.

Então, fique atento às atividades. E saiba que é comum o nervosismo aumentar com a aproximação do exame, com cada um reagindo a seu modo, fazendo com que uns busquem dicas e outros, um relaxamento às vésperas de um momento tão importante. Por isso, faça o que te deixa melhor, e boa prova!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.