COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, recebeu os cumprimentos do presidente da Fiema, Edilson Baldez, durante missa em ação de graças pelo seu aniversário, realizada ontem, na sede do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. À direita, os diretores regionais do Sesc e Senac, Rutineia Amaral e José Ahirton Lopes, respectivamente, com o vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas e o superintendente, Max de Medeiros, participaram da missa e ajudaram a soprar as velas do bolo de aniversário de Arteiro
O presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, recebeu os cumprimentos do presidente da Fiema, Edilson Baldez, durante missa em ação de graças pelo seu aniversário, realizada ontem, na sede do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. À direita, os diretores regionais do Sesc e Senac, Rutineia Amaral e José Ahirton Lopes, respectivamente, com o vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas e o superintendente, Max de Medeiros, participaram da missa e ajudaram a soprar as velas do bolo de aniversário de Arteiro

Plenarium
Um dos espaços mais disputados na Expo Indústria Maranhão que promete reunir grandes nomes para discutir as mais novas tendências da Indústria 4.0, inovação, economia digital, indústria criativa, o poder das mulheres na gestão empresarial, os impactos da produção industrial no Maranhão, empreendedorismo e infraestrutura será o Plenarium.
Realizada pelo Sistema Fiema com correalização do Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), a Expo Indústria ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos, das 19h às 22h.
Um dos palestrantes desse espaço é o professor especialista em inovação e economia digital, Gil Giardelli, que abordará o tema “Designing your Life – O Futuro do Talento”, no dia 6 a partir das 19h.

Plenarium 2
No dia 7, será a vez da especialista em Pesquisa e Estatística da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Joana Afonso Siqueira falar do tema “Oportunidades Econômicas da Indústria Criativa”.
Encerrando a noite no Plenarium, a jornalista, psicóloga e neurocoach, Priscilla de Sá, aborda o tema “O Segredo das Empresárias de Alto Impacto”.
Dia 8, o Plenarium recebe o gerente de fomento da VLI Logística, Eduardo Caleia Junge, o relações institucionais da Eneva, Rômulo Florentino, o engenheiro norte-americano, Romulo Huezo, da GB Technica e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que irão debater o tema “Infraestrutura: O que falta para o desenvolvimento industrial do Maranhão?”.

Conciliação
A XIV Semana Nacional da Conciliação começou ontem e a programação se estenderá até sexta-feira. No Maranhão, a abertura do evento aconteceu no Fórum de São Luís.
Mais de 11 mil processos estão na pauta de audiências, em todo o estado.
A iniciativa em prol da conciliação, do diálogo e da pacificação social, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça com apoio dos tribunais, está sendo coordenada, neste estado, pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça.
O Núcleo é presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu. Esta edição tem como tema “Conciliação: todo dia, perto de você”.

Ranking Folha
A Folha de S. Paulo divulgou a edição de 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF) e, no Maranhão, os cursos de Odontologia e Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior obtiveram o primeiro lugar no segmento “faculdade privada” e o terceiro lugar no ranking geral do Estado, superados apenas pelas universidades que oferecem estes cursos.
O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012, utilizando bases de dados e pesquisas de opinião e traz a classificação de universidades, centros universitários e faculdades nas 40 carreiras com mais ingressantes do país.

Oportunismo
Às vésperas de campanhas eleitorais ressurge a ideia da criação de mais estados. Parlamentares alegam, por exemplo, que o Pará é maior do que a França. O problema não é o tamanho da área territorial, mas a falta de recursos. Um novo Estado exige fortes investimentos de dinheiro que não existe.

Noite da Medicina
Valorizar e reconhecer aqueles que já salvaram milhares de vidas com o seu trabalho, e ainda ajudaram a formar diversas gerações de médicos. Eis o objetivo do evento que, pelo terceiro ano consecutivo será promovido em conjunto pelas empresas de saúde DOM, Superclínica, CTR e Laboratórios Gaspar. Falamos da III Noite da Medicina Maranhense, uma noite de reconhecimentos e homenagens à classe médica, que este ano terá como palco um jantar especial, sábado dia 9, no Palazzo Eventos, no Araçagy; no próximo sábado (09.11) a partir das 20H30.
O ponto alto da III Noite da Medicina Maranhense será a solenidade de entrega de troféus em homenagem a médicos que são referência no Maranhão. O evento é somente para convidados. Haverá também a apresentação, em primeira mão, do projeto do DOM Hospital Dia, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2020.

Cirilo na TV Guará
O apresentador Zé Cirilo acaba de trocar a TV Difusora pela TV Guará. Na nova casa, o jornalista, que goza de grande prestígio, apresentará o seu programa Zé Cirilo na TV, de segunda a sexta-feira, às 14h. O novo programa de Cirilo estreia agora na primeira quinzena de novembro e tem tudo para fazer sucesso. Afinal, trata-se de um profissional dedicado e que há mais de três décadas é presença diária nos lares maranhenses com suas informações
sempre atualizadas.

TRIVIAL VARIADO

Nas eleições às prefeituras e câmaras municipais, partidos de oposição vão se concentrar em críticas ao governo federal. Desde já, selecionam atores que se assemelhem aos detentores de cargos em Brasília para a posterior gravação de programas de propaganda.

Quem abriu os salões de seu apartamento ontem à noite para comemorar sua nova idade, foi Guga Fernandes. Voltarei ao assunto com fotos.

Sem festa, mas cercada do carinho do marido e dos filhos, quem igualmente mudou de idade ontem foi Edna Abreu Itapary, cujo estado de saúde tem merecido cuidados especiais.

Hoje quem muda de idade é a sempre bela Lenita Lago Bello, que está no Rio de Janeiro dando assistência à irmã Lila, nos cuidados com o marido Roger Guimarães Levinsohn, cuja saúde não anda bem.

Emmanuel Márcio Barbosa e Alipio Moraes estão circulando em São Paulo, às voltas com um grande projeto para colocar em prática nesta cidade no começo do próximo ano.

A designer Cintia Klamt Motta passou o fim de semana às voltas com o planejamento da decoração do Palazzo Eventos para a celebração do Jubileu de Ouro de Jornalismo deste Repórter PH no dia 7 de dezembro.

Em tempo: por seu lado, Teresa Martins continua na difícil e cuidadosa missão de fazer a confirmação de todos os convidados do Grupo Mirante para essa noitada que promete ser a maior e mais elegante dos últimos tempos nesta Capital.

Sábado foram vistos pontificando em grande
estilo na sempre charmosa Oak Wine, o deputado Adriano Sarney e sua Fernanda. Em outra mesa, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Melina com Flávia
e Nilson Ferraz.

DE RELANCE

Atenção Primária
Já tem data o Seminário Estadual de Apoio Institucional na Atenção Primária. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, com o tema “Apoio Institucional como estratégia de gestão para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no Maranhão”. A iniciativa é do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão e acontecerá no auditório da Secretaria de Estado da Saúde.

Atenção Primária 2
Com o intuito de discutir boas práticas e estratégias de gestão, o seminário busca atrair gestores de saúde, coordenadores da atenção básica, profissionais de saúde da atenção básica, servidores do SUS, conselheiros de saúde e acadêmicos dos cursos da saúde. Na programação, estão previstas mesas-redondas, debates, mostras de pôsteres e entrega de certificações dos trabalhos que forem apresentados.

Segurança aquática
A Academia Viva Água, no Renascença II, tem programação para este mês da segurança aquática, pois novembro é também período para se divulgar práticas adequadas em relação ao ambiente aquático, visando aumentar o nível de conscientização da população. A campanha pretende diminuir acidentes fatais, não fatais e suas sequelas, por meio de um esforço associado a entidades privadas e públicas. Sabe-se que três crianças morrem afogadas por dia no Brasil e isto poderia ser evitado com medidas simples, sendo a principal delas a supervisão atenta e constante de um adulto.

Camisa Azul
Com realização da Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, já estão à venda as camisas da campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. Com o tema ‘Prevenção sem preconceito, a campanha tem apoio do Maracap pelo segundo ano consecutivo e visa ajudar na compra de esfíncteres urinários artificiais para pacientes em tratamento no hospital.As camisas custam R$ 35,00, com desconto para compra acima de 10 camisas.

Azul Camisa
Em tempo: o câncer de próstata é a doença que mais atinge homens em São Luís, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) Além de conscientizar a população, a venda das camisas da campanha Novembro Azul ajuda na compra de esfíncteres urinários artificiais, dispositivo usado por pacientes do HC Aldenora Bello como tratamento para incontinência urinária pós-cirúrgica.

Responsabilidade
A Lei de Responsabilidade Fiscal, sancionada a 4 de maio de 2000, prevê no artigo 35 que o refinanciamento da dívida dos Estados com a União é vedado. A penúria tornou-se tão grande que renegociações acabaram aceitas. Até hoje, governadores e secretários da Fazenda vão a Brasília de chapéu na mão porque não há outra saída.

O que não é explicado
A mesma Lei prevê no artigo 14: “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes.” É necessária demonstração de que a renúncia entrou na estimativa de receita da lei orçamentária e não afetará as metas de resultados fiscais. Passados mais de 19 anos, não consta que a lei seja cumprida.

Para escrever na pedra:
“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos”. De Jane Austen, escritora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.