Editorial

A importância da prevenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Novembro chegou trazendo mais uma vez o alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que é o mais comum entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. Devido a isso, a conscientização em relação à doença e a outras de próstata deve ser redobrada pelos homens, principalmente a partir dos 50 anos, considerando pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e, de forma mais ampla, na conscientização pelos cuidados com a saúde masculina, o Novembro Azul é uma campanha que surgiu na Austrália em 2003 sob o nome de Movember - uma junção entre Mustache (bigode, em inglês) e November (novembro). Na época, a ideia da campanha era que os homens participantes deixassem o bigode crescer como forma de chamar a atenção para a causa. O mês de novembro foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17.

O Ministério da Saúde revelou, com base em levantamento, que 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família. E a falta de procura por médico e check-up anual aumenta as chances de detecção de doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata, do qual 20% dos casos são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morrem em decorrência da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em contrapartida, com a detecção precoce, as chances de cura chegam a 90%. Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, no entanto, se desenvolve lentamente e leva cerca de 15 anos para atingir um centímetro.

Quando o assunto é prevenção, no melhor dos cenários, pode-se tratar da prevenção primária, que consiste nas boas práticas para que as pessoas não desenvolvam a doença. Em meio a isso, por mais que as causas do surgimento do câncer de próstata sejam um tanto nebulosas, duas boas dicas são manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, fatores que contribuem com a saúde de forma geral.

Já com a prevenção secundária, que é aquela não evita a doença, mas que auxilia no diagnóstico rápido para seu combate, as dicas são um pouco mais amplas. Segundo dados do Global Cancer Observatory, um em cada nove homens no mundo tem câncer de próstata, enquanto um em cada nove morre por ele - principalmente devido aos maus cuidados com a saúde e ao diagnóstico tardio da doença. Cerca 90% dos homens com câncer não sabem que têm a doença até que chegue a um estágio avançado, o que aumenta os casos de morte.

Em meio a isso, as principais recomendações são que, a partir dos 50 anos de idade, os homens passem pelos exames de toque retal e de sangue de antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) para detectar a presença de câncer de próstata. Esse acompanhamento deve começar ainda mais cedo se os pacientes são negros, e/ou se tiveram casos de câncer de próstata em parentes próximos, como pai ou irmãos.

É importante destacar que ainda que o teste de PSA seja útil para o diagnóstico, o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais do antígeno. Com isso, para se ter uma análise completa do caso, é importante o exame de toque retal e biópsia da próstata. Em resumo, os seguintes fatores aumentam a probabilidade de desenvolver câncer de próstata e devem ser informados aos médicos.

Uma boa notícia: foram retomadas na sexta-feira, 1º, as cirurgias oncológicas no Hospital do Câncer Aldenora Bello. Também tinham sido suspensos os serviços de tratamento da dor, cuidados paliativos e Serviços de Pronto Atendimento (SPA). O motivo indicado pela direção do hospital para a suspensão seria decorrente dos defeitos técnicos em um compressor do serviço de oxigenoterapia. Segundo as normas de segurança do paciente, há uma exigência de que dois compressores estejam em funcionamento no caso de procedimento cirúrgico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.