COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (maranhense) entre o Desembargador Federal Cândido Arthur Ribeiro (também maranhense) e o Desembargador Federal Kassio Nunes, na homenagem recebida em Minas Gerais
O Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (maranhense) entre o Desembargador Federal Cândido Arthur Ribeiro (também maranhense) e o Desembargador Federal Kassio Nunes, na homenagem recebida em Minas Gerais
O Ministro Reynaldo e sua esposa Luziana Fonseca
O Ministro Reynaldo e sua esposa Luziana Fonseca

Maranhenses homenageados em Minas
Uma vez por ano, a região de Ouro Preto/Mariana, em Minas Gerais, homenageia juristas brasileiros destacados com a medalha Pedro Aleixo.Neste ano, além de alguns Desembargadores do TJMG, foram agraciados com a honraria os Ministros Eros Grau (STF) e Reynaldo Soares da Fonseca (STJ), bem como o ex-Presidente do TRF/1ª Região, Des. Federal Cândido Arthur Ribeiro e o atual Vice-Presidente do TRF, Des. Federal Kassio Nunes. Estiveram presentes diversos Ministros dos tribunais superiores, desembargadores federais, desembargadores estaduais e juízes federais.

Revelando talentos
Tudo pronto para a quinta edição do festival de música Revelar, que será realizada amanhã, nesta Capital, pela equipe de professores do grupo Revelar, coordenado pelo professor e diretor Sandro Nogueira, reunindo crianças, jovens e adultos para um grande show de talentos.
Os alunos dos instrumentos violão, guitarra, baixo, bateria, canto, violino, violoncelo, teclado, trompete e sax, estarão divididos em 12 bandas, que prometem animar a plateia com músicas dos anos 1980, 1990 e 2000, desde o rock ao pop.
A ideia é mostrar que não tem idade para se aprender a tocar um instrumento musical.
O evento terá como palco o Teatro Alcione Nazaré, e contará com a participação de 60 alunos.

Semana Acadêmica
De hoje até o dia 8, a Universidade Estadual do Maranhão realizará a Semana Acadêmica, no Campus Paulo VI.
O evento é aberto ao público e reúne atividades de cunho científico, ambiental e cultural, além de ações para a comunidade em geral.
Durante a Semana, serão realizados o Seminário de Iniciação Científica e a Jornada de Extensão e ainda
mais 12 eventos.
Destaque para a programação voltada para a comunidade, com oferta de serviços gratuitos, incluindo o Dia da Saúde, Pet Day e Escritórios de atendimento, por meio do “Uema de portas abertas à comunidade”.

Salário parcelado
Em meio a uma crise financeira que já se arrasta há anos, ao menos seis estados brasileiros, que juntos empregam 1,3 milhão de servidores, enfrentam dificuldades para pagar seus funcionários atualmente.
Os pagamentos têm sido feitos de forma parcelada. E, com a
chegada do fim do ano, cinco deles agora ainda terão de recorrer a operações extraordinárias na tentativa de quitar o 13.º salário dentro
do prazo legal, até 20 de dezembro.
Com dificuldade de arrecadação, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe já vêm escalonando o pagamento dos salários (normalmente, em até três vezes).
Nos primeiros dias do mês, recebem apenas os trabalhadores com remunerações mais baixas. Na metade do mês, os que têm salários intermediários e, só depois, os que recebem mais.

Educação Agropecuária
Empreendedores rurais maranhenses têm encontro marcado nesta segunda-feira com o professor Clovis Improta, autoridade internacional em
Educação em Agropecuária.
Será durante palestra no auditório da Faema/Senar, a partir das 9h.
Mestre em Educação Sanitária e Comunicação em Saúde Agropecuária, ele está em São Luís a convite do comitê organizador do V Encontro Estadual dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, que acontece nos dias 7 e 8 deste
mês, no Auditório “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado.

Caravana da miséria
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro prestou um grande serviço com a pesquisa que fez, baseando-se em dados oficiais de todos os municípios do país.
Exemplo: 1 mil e 856 não se sustentam, porque a receita gerada no próprio município não é suficiente nem para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa do Executivo.
Em média, gastaram, no ano passado, 4 milhões e 500 mil reais com essas despesas e geraram apenas 3 milhões de reais de receita local.
Derruba o argumento demagógico de vaidosos que querem emancipar distritos, de qualquer jeito, para transformá-los em municípios.

Prêmio para Vittar
A cantora maranhense Pabllo Vittar foi indicada na categoria “Melhor Artista Brasileiro” do MTV Europe Music Awards, o EMA. A drag foi revelada como a vencedora na manhã de ontem. Ela desbancou Emicida, Kevin O Chris, Ludmilla e Anitta, vencedora das últimas cinco edições do prêmio. Pabllo Vittar já havia sido indicada ao troféu em 2018 e, agora, finalmente chegou sua vez de levá-lo para casa.

TRIVIAL VARIADO

Pequena diferença: na Inglaterra, o foco dos casos policiais recai sobre o mordomo. No Brasil, é o porteiro.

Jair Bolsonaro baixou o tom das críticas a Alberto Fernández, eleito presidente da Argentina. Bastou Donald Trump elogiar o candidato que derrotou Maurício Macri.

A lição foi dada por John Foster Dulles, secretário de Estado norte-americano, de 1953 a 1959: “Não há países amigos, há interesse comuns”. Brasil e Argentina têm uma parceria comercial que envolve bilhões de dólares.

A previsão é de que a taxa básica de juros fechará o ano
em 4,5 por cento. As sucessivas quedas mostram empenho do Banco Central em criar um cenário favorável aos que desejam abrir ou
ampliar negócios.
O partido Novo não aceita dinheiro do Fundo Partidário e apela a outras formas. Uma é oferecer brindes. Quem indica de dois a três filiados ganha um boné; de quatro a cinco, uma camisa pólo; seis ou mais, além da camisa, uma caneca.

Há 30 anos. pesquisa Gallup apontou Sílvio Santos como candidato preferido à Presidência da República, somando 29 por cento da preferência. Liderava até entre os eleitores da classe A. Fernando Collor não passava de 18 por cento.

Um dos aprendizados mais difíceis na Política: às vezes, é melhor ser rei do silêncio do que escravo das palavras.

Quando foi promulgada a Constituição, em 1988, havia 3 mil e 900 municípios no País. Atualmente, são 5 mil e 570. O acréscimo ajudou a fazer com que a carga tributária pulasse de 24 por cento do Produto Interno Bruto para 37.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação contabilizou de 1988, ano da promulgação da Constituição Federal, até o ano passado, 390 mil normas sobre impostos. A soma inclui o que foi editado nos governos federal, estaduais e municipais.

Dirigentes de partidos encomendam a especialistas em marketing fórmula mágica para diminuir votos em branco, nulos e abstenções. Lutarão para que
não aumente a Legião dos Eleitores de Ninguém.

Ponto em comum: a esquerda caviar e a direita escocesa comemoram a queda na cotação
do dólar.

DE RELANCE

Testes de acessibilidade
Levantamento do Movimento Web para Todos, em parceria com a BigData Corp, mostrou que, dos 14 milhões de sites ativos no Brasil, menos de 1% passou nos testes de acessibilidade para pessoas com deficiência. Quando se fala dos sites governamentais das três esferas (federal, estadual e municipal), o percentual cai para 0,34%.

Testes de acessibilidade 2
Os dados mostram também que 93,7% dos sites brasileiros falharam em algum dos testes realizados, e 99,39% apresentaram pelo menos uma falha. Em 52,38% dos sites, houve problemas de formulários e 83,56% falhas de links. E 5,6% dos sites ativos (que tenham sido atualizados em até três meses
atrás) falharam em todos os testes aos
quais foram submetidos.

Planejamento Estratégico
A assessora-chefe da Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, Rafaela Lago, afirmou, na reunião da última sexta-feira, que o Grupo de Trabalho criado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto, chegou à fase de finalização do Plano Estratégico a ser submetido ao próprio presidente. Da nova reunião, participou, também, o consultor Anderson Myranda, que informou que foram aplicadas algumas ações para validar os levantamentos feitos pelo Grupo de Trabalho. Anderson Myranda disse que o Plano final terá o primeiro esboço no início do ano que vem, mas que antecipará metas e outras ações para facilitar a gestão da Alema.

Novembro Azul
Novembro Azul começou com uma boa notícia para os pacientes atendidos pelo Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antônio Jorge Dino. As cirurgias oncológicas voltaram a ser realizadas na última sexta-feira. A retomada das cirurgias foi possível com a ajuda extra da direção do Maracap, título emitido pela Invest Capitalização, que destinou R$ 60 mil para o conserto dos dois motores de ar comprimido.

Novembro Azul 2
Os procedimentos cirúrgicos estavam suspensos desde o mês passado devido aos riscos de desabastecimento de oxigênio por problemas nos motores de ar comprimido. As falhas apresentadas poderiam ocasionar problemas durante as cirurgias e colocar em risco a vida dos pacientes. Situado em São Luís, o Hospital Aldenora Bello é uma das principais instituições de saúde pública, destinada à prevenção e tratamento do câncer no Maranhão.

Combustíveis em pauta
O segmento de revenda de combustíveis estará reunido na próxima sexta-feira, dia 8, para o II Workshop de Combustíveis do Maranhão, no Blue Tree São Luís Hotel. O evento reunirá empresários do ramo de todo o Estado e é realizado pelo Sindicato de Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA) e pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

Boas práticas de Israel
Israel é considerada a sede das Startups E as universidades israelenses são grandes estrelas dessa transformação, atuando na formação de jovens empreendedores destemidos e com grande capacidade para criação de negócios de impacto global. Com o propósito de buscar as boas práticas de Israel na área educacional, a diretora acadêmica Graciana Cordeiro, representa a UNDB em missão técnica da I Jornada Internacional ABRUC. Na agenda, visitas a algumas importantes instituições educacionais.

Longe da realidade
A agenda da Câmara dos Deputados leva à conclusão: falta muito para que justifique o gasto anual de 5 bilhões e 500 milhões de reais. A mesma consideração vale para o Senado, cuja despesa vai a 4 bilhões. Desprezam, por exemplo, a reforma tributária. O sistema atual é uma colcha de retalhos, com um remendo aqui e outro ali. A reforma política não entra no radar do Senado e da Câmara dos Deputados. Preferem manter os partidos amesquinhados pelo jogo das acomodações e enredado nas tramas da esperteza de seus dirigentes. São prisioneiros do toma lá dá cá, prática com raízes profundas.

Para escrever na pedra:
“O carinho é responsável por nove décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas.” De C. S. Lewis, escritor e teólogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.