Na internet

Textos acadêmicos discutem comunicação, mídias e educação

E-books publicados por professor da Universidade Federal do Maranhão estão disponíveis gratuitamente na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O professor Marcelo Pereira da Silva é autor dos livros
O professor Marcelo Pereira da Silva é autor dos livros (Marcelo Pereira da Silva)

São Luís - “Comunicação, Mídias e Educação” é o título dos dois volumes de e-books publicados este mês pelo professor Marcelo Pereira da Silva, do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os trabalhos podem ser acessados gratuitamente na internet e abordam as práticas e os processos que envolvem os três pilares que nomeiam as obras publicadas pela Editora Atena, de Ponta Grossa (PR).

O primeiro volume da obra contém 31 artigos de pesquisadores de todo país. Os trabalhos apresentam uma perspectiva multi-trans-interdisciplinar, por meio de vários olhares, análises, investigações, metodologias e arcabouços teóricos em relação aos multifacetados objetos da comunicação, mídia e educação que povoam o universo de uma sociedade cada vez mais conectada e midiatizada.

Por sua vez, o outro volume reúne 29 trabalhos que colocam em cena as possibilidades e os desafios de um mundo no qual as mídias sociais digitais e as de massa, os usuários, os suportes, as interações sociais e as linguagens desempenham papel fundamental no estabelecimento de identidades, subjetividades e esperanças.

O professor Marcelo Pereira da Silva explica que as obras foram publicadas com acesso aberto para possibilitar que estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores se conectem aos conteúdos sem nenhum custo, facilitando a disseminação de informações e o compartilhamento do conhecimento que a academia tem produzido. “A imbricação entre teorias, práticas e empirias é uma necessidade premente da contemporaneidade, já que permite a construção de programas e projetos que podem interferir em realidades e transformar cenários”, diz o professor.

Marcelo Pereira da Silva é pós-doutor em Comunicação. Atualmente, é docente permanente do Mestrado Profissional em Comunicação, Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Coordena o Grupo de Pesquisa Ecologia da Comunicação Organizacional (Eccom), na UFMA.

Serviço

O quê

E-book “Comunicação, Mídias e Educação”

Onde

Nos links: Primeiro volume

Segundo volume

Acesso gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.