Artigo

O Conselho Nacional da OAB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Em outubro de 2015, recebi um convite do advogado dr. Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, para participar da Sessão Solene em Comemoração aos 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, que foi realizada no dia 9 de novembro daquele ano, na sede desta entidade, em Brasília.

Nesse mesmo convite, fui informado nos termos seguintes: “Na ocasião, prestará a Vossa Excelência homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços desenvolvidos ao longo da primeira gestão do Conselho Federal da OAB, desde que se instalou em Brasília.”

Diante desse convite eu fiquei muito feliz e assim fui receber a referida homenagem, na qual fui muito aplaudido pelas pessoas que estavam naquela sessão, cuja manifestação ficou no meu cérebro e no meu coração.

Eu nunca vou esquecer-me dessa homenagem que recebi e na qual vi, mais uma vez, bem de perto, colegas, excelentes, amigos e amigas inteligentes na luta permanente em defesa do Direito, da Justiça e da Paz completa no Brasil inteiro.

Eu fui conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, integrando a Delegação da OAB/Maranhão, nos períodos de 1º-04-1983 a 31-03-1985, 1º-04-1989 a 31-03-1991, 1º-02-1998 a 31-01-2001, e 1º-02-2001 a 31-01-2004. Exerci também o cargo de membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Entidade no período de 23-04-2004 a 31-01-2007.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem, sem dúvida, uma existência marcada pela atuação de profissionais geniais e assim sempre bem administrada, dirigida por sua Presidência até hoje e inclusive também assim por todas as suas Seccionais no território brasileiro.

É uma instituição que sempre defendeu o sistema jurídico-democrático e, assim sendo, o advogado brasileiro é indispensável à administração da Justiça.

Quem sempre defendeu o Direito e a Justiça conseguiu encontrar a paz social, indispensável à felicidade dos povos em geral.

Eu fui presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Maranhão -, no período de 1981 ao início de 1983. Fiz de tudo quanto necessário e legal em defesa desta instituição, dos advogados e das advogadas, inspirado nas lições de Deus, fundamentado na legitimidade e na legalidade e sem ameaçar ou danificar qualquer tipo de direito, individual ou coletivo.

A OAB - Seccional Maranhão -, hoje, está sob o comando do seu presidente, dr. Thiago Roberto Morais Diaz, que está exercendo todos os seus direitos e cumprindo com todos os seus deveres em benefício das pessoas merecedoras da completa proteção do legal e do justo.

Hoje, é presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil o dr. Felipe Santa Cruz, excelente advogado e defensor sempre do legal, justo e do indispensável para que todos os advogados brasileiros e todas as advogadas brasileiras estejam sempre exercendo a advocacia de forma adequada, necessária, imprescindível e assim alcançando a paz social para o povo brasileiro.

Eis aí, portanto, como é muito importante a Ordem dos Advogados do Brasil e assim como também os seus integrantes no seu Conselho Nacional e nos seus Conselhos Seccionais, no trabalho e nos estudos, garantindo assim a certeza da aplicação correta do Direito e a concretização da justiça protegendo o povo brasileiro.


José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.