Violência

Mulheres são alvo de mortes com requintes de crueldade no Maranhão

Quatro mulheres foram assassinadas com muita brutalidade em menos de uma semana, no estado; uma foi morta pelo próprio filho e outra, envenenada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Maria Gorete Lima, 59 anos, tem morte investigada pela polícia
Maria Gorete Lima, 59 anos, tem morte investigada pela polícia (Maria Gorete Lima dos Santos, de 59 anos, tem morte investigada no)

SÃO LUÍS - A violência contra a mulher continua alta no estado. Quatro mulheres foram assassinadas com requintes de crueldade em menos de uma semana, no Maranhão. Inclusive, houve um caso na Grande Ilha. A polícia, até o período da tarde de sexta-feira, 1º, estava aguardando o resultado dos exames periciais a que o corpo de Maria Gorete Lima dos Santos, de 59 anos, foi submetido no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para identificar a causa morte.

O caso está sendo investigado pela equipe do Departamento de Feminicídio, órgão ligado à Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP). Ela teria sido vítima de envenenamento no Mocajituba. “O resultado dos exames periciais ainda não saiu e existe a possibilidade de sair no prazo de 10 dias. Mediante a isso, saberemos a causa da morte da vítima”, esclareceu a chefe do Departamento de Feminicídio, delegada Viviane Fontenelle.

Ela ainda informou que o esposo da vítima, José de Ribamar Alves dos Santos, de 61 anos, também foi submetido a exames periciais, no Instituto de Criminalística (Icrim) e, no decorrer dos próximos dias, deve ser ouvido mais uma vez na sede da SHPP, na Avenida Beira-Mar.

José Ribamar declarou para os policiais militares que estava conduzindo o veículo Hilux prata, de placas NHF 4571, na companhia de Maria Gorete, na noite de terça-feira, 29, quando eles foram abordados por cinco criminosos, na Estrada da Maioba. Eles foram obrigados a ingerir uma determinada substância e, em seguida, acabaram adormecendo.

Ele também disse que, quando acordou, estava em Mocajituba, na cidade de Paço do Lumiar, e a sua esposa sem vida. A polícia não constatou sinais de violência no corpo de Maria Gorete, que foi removido ao IML para ser autopsiado. José Ribamar foi levado para o Hospital Municipal Socorrão II, na Cidade Operária.

Barbárie

Ainda na sexta-feira, 1º, Antônio José da Silva, de 32 anos, estava preso na Unidade Prisional de Chapadinha à disposição do Poder Judiciário. De acordo com a polícia, ele foi preso em flagrante na zona rural de Santa Quitéria, no último dia 29, acusado de ter assassinado a própria mãe, Lúcia Maria da Silva, de 53 anos.

O corpo da vítima foi encontrado, pelos vizinhos, em estado de putrefação, dentro de uma geladeira enterrada no quintal de sua residência, no Bairro Novo, na área central daquela cidade. A polícia foi acionada e prendeu o acusado na zona rural do município.

O detido disse para a polícia que no último dia 26 teve uma discussão com a mãe. No decorrer da briga, ela bateu com a cabeça no chão e veio a falecer. No dia seguinte, ele enterrou o corpo da vítima no quintal da residência dela e, logo após, fugiu. A polícia informou que o detido é usuário de droga.

Investigação

A Polícia Civil continua investigando o assassinato de Girlene Barra de Sousa, a Keity, idade não revelada, e até o momento não há registro de prisão dos acusados. O corpo dela foi encontrado com marcas de tiros, no último dia 29, em uma área de matagal, no povoado Santa Ângela, no município de Passagem Franca.

Há informações de que Keity, antes de ser morta, recebeu uma ligação de uma pessoa, nome não revelado, e o celular dela não foi encontrado. O delegado Fábio Brito declarou que várias pessoas foram ouvidas e realizadas incursões na região, com o objetivo de identificar os acusados.

Golpes de facão
A polícia também está investigando a morte de Elineide da Silva. Segundo a polícia, ela descobriu que seu marido estava mantendo uma relação amorosa com uma mulher, não identificada, na cidade de Pedro do Rosário.

Na noite do último dia 25, Elineide da Silva, se armou com um facão e, em companhia de mais oito mulheres, foram tomar satisfação com a suposta amante do seu marido, que é professora de uma das escolas dessa cidade. Mas ela não encontrou a rival.

Logo depois, Elineide da Silva foi encontrada com um corte profundo debaixo do braço e foi levada para o hospital da cidade, onde morreu. A polícia tomou conhecimento do fato e acabou detendo duas mulheres como suspeitas do crime. Elas foram apresentadas na Delegacia Regional de Pinheiro, onde prestaram esclarecimentos, negaram envolvimento no caso e acabaram liberadas por falta de provas. A polícia agora tenta descobrir quem matou Elineide da Silva.

Fique por Dentro

Mulheres mortas em menos de uma semana no Maranhão

Pedro do Rosário: Elineide da Silva morta a golpes de facão.

Passagem Franca: Girlene Barra de Sousa assassinada a tiros e sem registro de prisão dos acusados.

Santa Quitéria: Lúcia Maria da Silva assassinada e enterrada, segundo a polícia, pelo próprio filho.

Paço do Lumiar: Polícia aguarda resultado de exames periciais que o corpo de Maria Gorete Lima dos Santos, de 59 anos, foi submetido no IML.

Número

4 mulheres mortas com requintes de crueldades em menos de sete dias no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.