Finados

Famílias lotam Jardim da Paz para celebrar memória de entes queridos

A direção do Jardim da Paz estimou a presença de um público de cerca de 15 mil pessoas no cemitério neste Dia de Finados

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Em diversos pontos do cemitério, os visitantes deixaram, da sua maneira, uma mensagem carinhosa ao ente querido.
Em diversos pontos do cemitério, os visitantes deixaram, da sua maneira, uma mensagem carinhosa ao ente querido. (Jardim da Paz)

SÃO LUÍS - Em uma data marcada por homenagens, famílias lotaram, neste sábado, 2, o Cemitério Jardim da Paz, localizado às margens da Estrada de Ribamar (MA-201), na região metropolitana de São Luís, nesse Dia de Finados. Crianças e adultos visitaram os túmulos de seus entes queridos, como uma forma de celebrar a memória daquelas pessoas que já se foram. A programação inclui reza do terço, missas, apresentação de coral e outras atividades.

Em diversos pontos do cemitério, os visitantes deixaram, da sua maneira, uma mensagem carinhosa ao ente querido. Algumas pessoas colocaram buquê de flores em ao lado dos túmulos. Outras puseram imagens pequenas de anjos e santos. Não conseguindo conter a emoção, a aposentada Maria dos Remédios Silva, de 75 anos, se ajoelhou no local onde está sepultado o marido, que faleceu há mais de uma década. “Eu me lembro dele todos os dias. A saudade é grande, apesar do tempo”, comentou a idosa, com os olhos cheios de lágrimas.

No decorrer do dia, houve diversas atividades no Jardim da Paz, que abriu os portões às 6h, para que as pessoas pudessem entrar e fazer sua homenagem. No turno matutino, ocorreram três missas. E também um evento simbólico na Praça Sylvino Goulart, nome do fundador daquele cemitério. Lá, houve a apresentação de um coral e o lançamento do projeto “Luto pela Vida”, que pretende oferecer um apoio psicológico para quem está passando por um sentimento de tristeza duradouro por ter perdido alguém.

“Fizemos a abertura dos portões logo cedo, às 6h. Preparamos uma missa campal muito bonita, para acomodar cerca de 500 pessoas. Durante esse Dia de Finados, a estimativa é de que entre 12 mil a 15 mil pessoas compareçam ao cemitério para homenagear quem já partiu”, declarou Flaynon Martins, gerente geral do Jardim da Paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.