HOMENAGENS

Cemitérios preparados para o Dia de Finados na Grande São Luís

Muitas de pessoas optaram por antecipar as visitas e evitar aglomerações; Polícia Militar reforçará atividades próximo aos cemitérios em toda a Ilha

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Na manhã de ontem, 1º, já era intensa a movimentação em cemitérios de São Luís e região metropolitana. Na tentativa de fugir de congestionamentos e multidões, centenas de famílias anteciparam as tradicionais visitas do Dia de Finados e foram cuidar de jazigos, levar flores e homenagear seus entes. Neste sá­bado, 2, a visitação deve ser ainda maior, e no Cemitério Jardim da Paz uma programação especial foi preparada. Para garantir a ordem, órgãos de trânsito e segurança atuarão próximo aos principais cemitérios da Ilha.

No histórico Cemitério do Gavião, localizado na Madre Deus, a movimentação foi intensa tanto de comerciantes informais quanto visitantes. Ali perto, na Praça da Saudade, diversas bancas de flores foram montadas e muitas pessoas aproveitaram para tornar mais bonita as homenagens prestadas aos mortos. Cristiane Almeida, funcionária de uma floricultura que, anualmente, expande os serviços para a praça, garante que há preços para todos os bolsos e flores para todos os gostos.

“Trabalhamos apenas com flores naturais e temos jarros de R$10,00 a R$25,00 de margaridas, crisântemos e outras espécies bastante populares. Nossa floricultura fica na Praça da Alegria, mas todos os anos nos deslocamos para a Praça da Saudade. A venda é sempre muito boa, tem espaço para todos e muitas opções para os clientes que ainda mantêm esse costume de deixar flores para homenagear seus amigos e familiares”, contou a vendedora.

No entorno do Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, vendedores ambulantes também disponibilizaram flores naturais e artificiais, velas, água, além de serviços de limpeza de jazigos. Tradição mantida todos os anos pelo aposentado Edson Silveira quan­do visita as sepulturas da família de sua companheira.

“A mãe e a avó da minha esposa estão enterradas aqui e todos os anos visitamos em datas especiais, entre elas o Dia de Finados. Achamos muito importante cuidar da memória delas, porque, mesmo não estando mais entre nós, permanecem sendo especiais. Neste ano, contratamos serviço de limpeza e pintura porque o cemitério acaba não cuidando da forma como esperamos e, para manter tudo bonito, optamos pelo serviço extra”, contou.

Apesar de a data ser celebrada hoje (2), muitas famílias preferiram antecipar as visitas para on­tem, como forma de evitar transtornos no trânsito e multidões no cemitério, garantindo, assim, mais tranquilidade para cuidar de jazigos e orar por seus entes. Para a professora Yelva de Jesus, esta é, na verdade, uma tradição transmitida entre gerações.

“Desde a morte da minha avó, minha mãe opta por fazer a visita de Finados no dia anterior à data e isso tornou-se um costume que permaneceu depois que ela também faleceu. Viemos oramos por elas, trazemos flores, limpamos a sepultura, como forma de man­tê-las em nossas vidas. Antecipar a visita acaba sendo mais tranquilo, porque evitamos engarrafamentos e aglomerações nos cemitérios e tornamos o momento mais íntimo”, contou a professora.

Segurança
Devido ao grande fluxo de pessoas, ações especiais serão realizadas nas proximidades dos principais cemitérios de São Luís, com reforço de policiamento e disciplinamento do trânsito.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), informou que o policiamento no estado será normal durante o feriado de Finados, visto que o serviço de segurança pública é considerado essencial. A PM esclareceu, ainda, que devido à maior concentração de pessoas próximo a cemitérios, haverá a circulação de policiais militares a pé e também em motocicletas.

A PM orienta que eventuais ações criminosas podem ser denunciadas e a polícia acionada através do 190. Eventuais ocorrências criminosas devem ser registradas nos Plantões Centrais de polícia.

Bombeiros
Para prevenir acidentes e possíveis incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBBMA) orienta que, durante as visitas aos cemitérios, as velas devam ser acesas em oratórios e locais apropriados evitando contato com material inflamável.

Os cemitérios da Região Metropolitana de São Luís estão preparados para receber milhares de visitantes hoje, feriado tradicional de Finados. Alguns deles farão, por causa da grande demanda, programações especiais com estímulo a atos de fé e religiosidade. Em algumas, estão previstas apresentações musicais com repertórios cujas letras fazem menção à morte.

No Cemitério Jardim da Paz, localizado na Estrada de Ribamar – MA-201 – as atividades iniciam às 8h e se estendem durante todo o dia.

Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que a partir das 6h deste sábado, 2 disponibiliza equipes de agentes de trânsito nos principais entornos e vias próximas aos principais cemitérios da capital. A operação será realizada durante todo o dia e visa facilitar o acesso dos visitantes para que sejam prestadas homenagens aos seus entes queridos.

PROGRAMAÇÃO

Jardim da Paz
8h - missa
8h30 - palestra de luto
9h - terço da misericórdia
9h15 - terço imaculada
9h30 - homenagem na praça Coral Conceição e ladainha
10h - missa
11h - voz e violão
11h40 - pregação relâmpago
12h - intervalo almoço
14h - retorno voz e violão
14h30 - momento de oração
15h - terço da misericórdia
15h15 - terço imaculada Conceição e ladainha
16h - missa
16h30 - Homenagem (coral)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.