Abertura

A bola vai rolar! Copa FMF começa neste fim de semana com dois jogos

O seletivo promovido pela FMF vale uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O campeão MAC entra em campo contra o Cordino
O campeão MAC entra em campo contra o Cordino (MAC TREINO )

SÃO LUÍS - A bola vai rolar para a Copa FMF neste final de sema­na, com dois jogos. A competição, promovida pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) vale uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. O atual campeão do seletivo, o Maranhão, estreia na competição diante do Cordino, neste domingo (3), às 15h30, no Estádio Castelão. Pelo regulamento do torneio, cada clube pode utilizar até três jogadores com mais de 23 anos.

Nos mesmos dia e horário, o Pinheiro recebe o Juventude, que subiu este ano para a primeira divisão do Campeonato Maranhense, no Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro.
Estão na Copa FMF os times do Maranhão, Pinheiro, São José, Cordino, Santa Quitéria e mais o campeão da segunda divisão, o Juventude. Pela tabela divulgada na quinta-feira (30), no site da FMF, São José e Santa Quitéria jogam às 15h30, terça-feira (5), no Estádio Castelão. Ambos os times não haviam determinado as suas sedes, por conta de problemas nos estádios. A FMF chegou a pedir para a Secretaria de Estado de Esportes (Sedel) que houvesse uma rodada dupla no domingo, mas o pedido não foi acatado.

De acordo com o regulamento divulgado pela federação, a primeira fase da copa será disputada em sistema de ida. Assim, se todos os seis times aptos confirmarem participação, cada time terá cinco jogos na fase classificatória.
Depois, os quatro melhores avançam para a semifinal. Nessa etapa, os times farão jogos em ida e volta para decidir os finalistas. Nesta disputa, há vantagens de jogar pela igualdade no placar agregado para os times que tiveram melhor campanha na fase anterior e também de fazer o segundo jogo com o mando de campo.

O cruzamento na semifinal é olímpico, sendo o primeiro colocado adversário do quarto, e o segundo colocado jogando contra o terceiro. Na final, o modelo seguido é igual ao da semifinal, com a vantagem de jogar pela igualdade no placar agregado e com o segundo jogo como mando de campo para o time de melhor campanha.

Esta é a segunda edição da Co­pa FMF. Na primeira, em 2018, o Maranhão foi o campeão e garantiu o direito de jogar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2019. O estado do Maranhão tem duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro. A primeira para 2020 é do Moto Club, atual vice-campeão maranhense.

Preparação

No último teste antes da estreia na Copa FMF, o Maranhão Atlético Clube venceu o Fluminense-PI por 2 x 1, em amistoso, na manhã do domingo passado, no Estádio Castelão.
A partida foi parte da preparação do MAC para a Copa FMF e do time piauiense para a Copa São Paulo. Os gols do Bode Gregório foram marcados por Cléber Pereira e Marcelo, ainda no primeiro tem­po. Na segunda etapa, o Fluminense conseguiu reduzir a vantagem atleticana com William, em cobrança de falta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.