REVISÃO

Às vésperas do Enem, Grupo Mirante realiza aulão presencial em cinema

Evento acontecerá amanhã, 2, e no próximo sábado, 9, no Cinesystem; aulão é resultado de parceria com Escola Upaon-Açu, Curso One Pré-Vestibulares e Faculdade Pitágoras; as vagas são limitadas e é preciso se programar

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Aulão  do Enem realizado no ano passado no Cinesystem
Aulão do Enem realizado no ano passado no Cinesystem (aulão Enem)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) es­tá batendo à porta dos candidatos, e cerca de 220 mil maranhenses deverão fa­zer as provas que serão aplicadas em 636 locais do Maranhão. Nesse momento, para se preparar e garantir um bom desempenho, nada melhor que aquecer a mente e trabalhar os conteúdos mais relevantes para a prova de uma forma mais leve. Esse é o intuito do aulão presencial do projeto Revisão do Enem, do Grupo Mirante, neste ano em sua 2ª edição. Mais de 400 candidatos do exame se inscreveram para o evento, que acontece amanhã, 2, no Cinesystem, no Rio Anil Shopping. No entanto, as vagas são limitadas, e é preciso se programar e chegar cedo para participar das aulas.

Promovido em parceria do Grupo Mirante com a Escola Upaon-Açu, Curso One Pré-Vestibulares e Faculdade Pitágoras, o aulão do Enem é oferecido aos estudantes como uma maneira dinâmica de revisar os conteúdos e, ao mesmo tempo, deixar os candidatos mais tranquilos para realizarem o processo seletivo para o Ensino Superior. O evento acontece nos dois sábados que antecedem as provas, realizadas, neste ano, nos dias 3 e 10 de novembro.

Os conteúdos abordados no aulão seguem a programação das provas, que são divididas entre quatro grandes áreas e redação, por isso, no primeiro dia, as disciplinas trabalhadas no evento serão Português, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Literatura, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e, claro, a temida Redação. Já no próximo sábado (9), que antecede as provas de exatas, os conteúdos revisados serão de Matemática, Física, Química e Biologia.

Para profissionais e alunos que participarão das aulas de revisão, o projeto é uma oportunidade interessante tanto para quem vem se preparando há bastante tempo quanto para aqueles que deixaram os estudos para a última hora, como contou Daniela Saraiva, professora de Língua Portuguesa do Curso One.

“O aulão é um evento maravilhoso, pois, além de ser uma for­ma de revisar alguns tópicos bem recorrentes nas provas, é um momento de descontração e relaxamento. A equipe também trabalha técnicas para acalmar os alunos e sempre passa mensagens de otimismo e de vitória a todos. Toda dica é bem-vinda neste momento, por isso a participação no evento vai aprimorar alguns conteúdos estudados durante o ano”, garantiu a educadora.

As aulas acontecem das 9h às 12h e, como a sala está sujeita a lotação, os estudantes precisam chegar cedo ao local para garantir a participação. Além disso, apesar de ser um evento gratuito, as entradas para o aulão serão feitas mediante entrega de um quilo de alimento não perecível – obrigatória no primeiro dia do evento e facultativo no segundo dia de aula –, que serão doados à Fundação Antônio Brunno, reconhecida pelo trabalho realizado em prol de pessoas com câncer que fazem tratamento em São Luís.

PROGRAMAÇÃO

Aulão
1º dia (2/11)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português, Língua Estrangeira (Espanhol e Inglês), Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
– Redação

2º dia (9/11)
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física, Química e Biologia;
– Matemática e suas Tecnologias – Matemática (álgebra, geometria etc)

Dicas para uma boa prova

Para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem), não existe milagre: é preciso estudar. Agora não é hora de se desesperar, o conhecimento já foi adquirido ao longo do ano, esse é o momento de relaxar, manter uma rotina regrada para não perder a hora da prova e seguir algumas dicas durante a realização do Exame.
Segundo especialistas, nesta semana o aluno precisa desacelerar, principalmente na véspera. O Enem é uma prova de resistência e o primeiro dia é o mais pesado com a produção de uma redação, mais todos os textos de humanas e linguagens e, para ir bem, o aluno precisa estar com o cérebro descansado e com as energias repostas
O ideal é resolver atividades leves. Uma ótima dica são os aulões de véspera. Com uma pegada muito mais descontraída, eles aliam conteúdo e relaxamento. O aluno que deseja fazer revisão, faça somente se tiver plena convicção de que não vai ficar nervoso ou ansioso. Neste momento, grande segredo é deixar o aluno fazer o que tem vontade de fazer, sem pressão.
Consulte na Página do Participante o local da prova. Faça o trajeto e calcule o tempo gasto para chegar. O estudante deve fazer isso dias antes da prova para evitar atrasos. Importante ver o melhor percurso e qual o melhor meio de transporte para chegar. A orientação é chegar com uma hora de antecedência, os portões abrem pontualmente ao meio-dia seguindo o horário de Brasília
Lembre que só vale caneta esferográfica transparente de tinta preta para preencher o gabarito. Celular deve ser desligado, alarme ou qualquer som emitido pelo aparelho desclassifica o aluno. Não esqueça de levar um documento original com foto, de preferência o RG. Durante a prova, se bater a ansiedade o melhor a fazer é respirar fundo, pensar em coisas boas e seguir em frente.

Responsabilidade e equilíbrio emocional

Nesta semana, mais importante do que o estudo propriamente dito, é conseguir uma rotina que permita você estar física e emocionalmente pronto para mostrar tudo que sabe na hora do exame. Por isso, siga essas simples recomendações, mas que podem fazer toda a diferença:
- Responsabilidade com bebidas alcoólicas. Em outras palavras, não beba;
- Evite esportes radicais ou de muito contato, como futebol por exemplo. Afinal, uma perna quebrada neste momento é um empecilho que, certamente, não é nada bem vindo;
- Horas antes do exame, evite alimentos pesados. Dê preferência para saladas, frutas e carnes magras;
- Relaxe! Fazer uma boa caminhada, namorar e ir ao cinema são passatempos gostosos e que tirarão boa parte da tensão que uma prova tão importante quanto o Enem traz;
- Para os próximos dias, a recomendação é de estudos moderados e direcionados, responsabilidade e preparação emocional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.