Música

Som maranhense em terras cariocas

Banda Afrôs se prepara para turnê no Rio de Janeiro e fará festa hoje para angariar recursos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Banda Afrôs se prepara para trunê no Rio de Janeiro
Banda Afrôs se prepara para trunê no Rio de Janeiro (Afrôs)

São Luís - As maranhenses do grupo Afrôs se preparam para uma turnê no Rio de Janeiro entre os dias 1º e 10 de novembro. Para angariar os recursos referentes à hospedagem, alimentação e alguns custos de produção para a viagem, a banda promove hoje uma festa de Halloween. A cantora Núbia, a banda Bailão dos Fuleiros, com Tiago Máci, Paulão e Totti Moreira; Baré de Casco e claro, Afrôs são as atrações do evento que ocorre a partir das 20h, no Sinuca Bar (Praia Grande).

Durante o intercâmbio cultural no Rio de Janeiro, a cantora e compositora também maranhense Rita Benneditto gravará a música “Carne Crua”, de Cris Campos. A composição estará no próximo álbum da banda, batizado de “Ajé”. Criação, ensaios, participações, encontros e trocas ainda estão previstos na agenda da banda em terras cariocas. “A Rita vai participar do nosso disco e vamos aproveitar a viagem pra gravar com ela. Além disto, vamos fazer uma série de shows e outras atividades. Será um momento muito especial na nossa carreira porque é muito difícil circular com uma banda como a nossa, pelo tamanho, e de forma independente como estamos fazendo”, diz Fernanda Preta, uma das integrantes da banda.

Para garantir que o grupo possa fazer a viagem, os amigos propuseram fazer uma festa para ajudar com as despesas. “Nossa meta nesta reta final é arrecadar cerca de R$ 2 mil. As bandas, os parceiros, amigos, se uniram para nos ajudar. As participações serão de artistas da nova geração da música de São Luís que se juntaram para nos ajudar. Acho que esta coisa da solidariedade é fantástica e é isso que vai ajudar a cena musical do Maranhão”, enfatiza Fernanda Preta.

Música

A música “Carne Crua”, que será gradada por Rita Benneditto, está no show de mesmo nome das Afrôs, foi feita em homenagem à artista maranhense Ana Duarte, assassinada em março de 2016 e traz a leveza da bailarina que intercalava sua dança como índia do boi de Leonardo e os palcos do ballet clássico, em uma demonstração de mulheres podem ocupar o lugar que desejarem.

A música segue a orientação do grupo que costuma evocar em seu trabalho as mulheres de ofício e lideranças femininas, bem como divindades femininas das religiões de matriz africana, no diálogo do feminismo contemporâneo com feminino sagrado.

Integram a sonoridade da banda a cultura popular maranhense como tambor de crioula, bumba meu boi (sotaques da baixada, zabumba e ilha); cocos, tambor de índio que dialogam com afrobeats e suas ressignificações quando comunicam com as pedaleiras, guitarra e contrabaixo.

Grupo

Com 12 anos de trajetória, o grupo Afrôs é uma banda autoral de São Luís, que pesquisa e trabalha com a música afro-brasileira do Maranhão e Nordeste, em diálogo com os caminhos contemporâneos sonoros e criativos da música mundial. Tendo as mulheres na linha de frente, em especial na voz e percussão, Afrôs é formada por Cris Campos, Fernanda Preta, Jânia Lindoso (Tchubei), Melannie Carolina, Tieta Macau, Hugo César, Thierry Castelo, Zequinha Moura.

A banda iniciou as turnês nacionais em 2013, com show na Feira da Música em Fortaleza (CE). Em 2014 fez a primeira circulação nacional por Teresina, Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande, Belém, Palmas e Goiânia com o show-cênico “Inoromô”, por meio do prêmio Sesc Amazônia das Artes.

No mesmo ano a banda lançou seu primeiro registro fonográfico, o EP “Afrôs”, que ganhou o prêmio em 2016 de melhor CD de Cultura Popular, da Rádio Universidade FM. Em 2014 abriu o show de Zeca Baleiro no Réveillon da Avenida Litorânea, em São Luís, pelo Governo do Estado do Maranhão. Em 2015 a banda fez turnê nos Estados da Paraíba e Ceará levando o show “Inoromô”, oficina de ritmos do Maranhão e a contação da história “Catirina, Mulher Arretada”. No mesmo ano abriu o show da banda Metá Metá, na Mostra Sesc Guajajaras de Artes.

Em 2017 lançou o novo show “Carne Crua” e o single “Alcantara Lua Cheia”, nas plataformas digitais. Participou dos festivais Elas (2017), Festival BR-135 (2016, 2018), festival Lençóis de Jazz e Blues (2019). Realiza o festival Eita Piquena Arteira.

Serviço

O quê

Festa de Halloween

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Sinuca Bar – Praia Grande

Ingressos

R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.