Política | Reação

Ex-presidente José Sarney lança nota de repúdio a "reedição" do AI-5

Intitulada de "Em defesa da Democracia", nota reafirma valores democráticos e defesa da Constituição
José Linhares Jr31/10/2019 às 18h10
Ex-presidente José Sarney lança nota de repúdio a "reedição" do AI-5Ex-presidente José Sarney reafirmou compromisso com valores democráticos ao criticar posição de Eduardo Bolsonaro (Reprodução)

Na esteira da repercussão pelas declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a reedição do Ato Institucional Nº 5, o ex-presidente José Sarney divulgou nota rechaçando as declarações do parlamentar.

José Sarney lembrou de sua trajetória histórica, inclusive conduzido a Transição Democrática em 1988, antes de lamentar as declarações de Eduardo Bolsonaro.

Segue a Nota

Em defesa da Democracia

Fui o Relator no Congresso Nacional da Emenda Constitucional que extinguiu o AI-5, enviada pelo Presidente Geisel.

Presidi a Transição Democrática, que convocou a Constituinte e fez a Constituição de 1988. Sua primeira cláusula pétrea é o regime democrático.

Lamento que um parlamentar, que começa seu mandato jurando a Constituição, sugira, em algum momento, tentar violá-la.

Devemos unir o País em qualquer desestabilização das instituições. E sei que expresso o sentimento do povo brasileiro, inclusive das nossas Forças Armadas, que asseguraram a Transição Democrática, que sempre proclamei que seria feita com elas, e não contra elas.

José Sarney

Ex-Presidente da República

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte