Caso Marielle

Citação a Bolsonaro no "caso Marielle" repercute entre políticos do MA

Deputados federais, membros do governo Bolsonaro e Flávio Dino comentaram a reportagem da TV Globo que cita depoimento sobre o "caso Marielle"

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Flávio Dino falou sonre federalizar as investigações após Bolsonaro falar sobre depoimento para PF
Flávio Dino falou sonre federalizar as investigações após Bolsonaro falar sobre depoimento para PF (Flávio Dino Bolsonaro)

Repercutiu fortemente no Maranhão a reportagem do Jornal Nacional sobre depoimento de um porteiro do condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem casa no Rio apontando suposto envolvimento dele com o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco.

De acordo com esse depoimento, no dia do crime, o ex-policial militar Élcio Queiroz, suspeito de envolvimento na morte, disse na portaria do condomínio que iria à casa de Bolsonaro, na época deputado federal.

A versão foi posteriormente contestada pelo presidente, e a promotora Simone Sibilio, do Ministério Público do Rio de Janeiro, afirmou em entrevista a jornalistas na tarde de ontem, que o porteiro deu uma informação falsa.

Antes disso, contudo, o caso movimentou a classe política local, que usou as redes para comentar o assunto durante toda a manhã de ontem. A maioria defendeu apuração rigorosa da denúncia.

“É preciso apuração, imediatamente. A República não pode carregar o peso dessa questão sem o devido esclarecimento”, apontou o deputado federal Bira do Pindaré (PSB).

Principal aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), em Brasília, o também deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) afirmou que o presidente excedeu-se numa transmissão ao vivo para e defender das acusações,

“Na live de hoje se excedeu mais uma vez em absoluta falta de compostura. Quando mais ele deprecia a Presidência da República mais se revela incapaz do cargo”, disse. E completou: “Fato: Jair Bolsonaro deu sinais fortes de que começou a se sentir acuado pelos cometimentos de sua família!”.

O deputado Zé Carlos (PT) questionou o que considerou “desespero” do presidente. “Por que esse desespero todo de Bolsonaro?”. E cobrou: “O Brasil precisa de mais esclarecimentos, presidente!”, cobrou.

Federalização

Na única manifestação sobre o assunto, o governador Flávio Dino (PCdoB) preferiu não tratar diretamente da acusação contra Bolsonaro, limitando-se a comentar o pedido para que a Polícia Federal entrasse no caso. Para ele, essa “federalização” seria inconstitucional.

“Conforme a Constituição Federal, só quem pode federalizar um processo é o STJ. Está no artigo 109, parágrafo 5º, da Constituição. No mesmo preceito, há os requisitos necessários. Portanto, não é uma questão de mera discricionariedade”, destacou.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, no entanto, informou que remeterá para o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro um pedido feito pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para que se investiguem as circunstâncias em que o porteiro do condomínio de Bolsonaro citou o nome do presidente em depoimento à polícia do Rio.

Garcês:“Querem destruir um presidente honesto?”

Também nas redes sociais, o médico Allan Garcês (PSL), aliado do presidente e membro do Ministério da Saúde, questionou os motivos da publicação da reportagem.
“Querem destruir a PAZ? ...a ESTABILIDADE SOCIAL? ...a ORDEM? ...a FAMÍLIA? Querem destruir a MORAL? ...o RESPEITO?...os VALORES CRISTÃOS? ...a ÉTICA? ...a VERDADE? Querem destruir um PRESIDENTE HONESTO?”, postou.

Maura Jorge
Já a superintendente da Funasa no Maranhão, ex-prefeita Maura Jorge, postou logo cedo imagens de Bolsonaro presente à sessão da Câmara dos Deputados no mesmo dia da suposta visita de um dos envolvidos na morte de Marielle ao condomínio onde o presidente tem uma casa.

“Da última vez em que estive com o presidente Bolsonaro, o perguntei: ‘Presidente, seu semblante está abatido, triste, o que está acontecendo?’. E ele respondeu: ‘Maura, são as perseguições que tão demais, são muitas investidas caluniosas contra o nosso governo, contra a minha família’. Diante dos recentes ataques da mídia, falo hoje o que falei naquele dia ao nosso presidente: as investidas do inimigo sempre virão. Eles se alimentam do caos. Tenha fé em Deus, continue forte e determinado, porque tu fostes o escolhido para organizar o nosso país”, escreveu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.