Cargas

Porto de Ponta da Madeira transportará minério para o Porto de Tubarão

Acordo firmado entre a companhia de navegação Posidonia e a CTM prevê a locação de cargueiro, envolvendo 25 tripulantes e 30 dias de operação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Navio cargueiro MV Aquarange será locado para o transporte de minério de Ponta da Madeira ao Porto de Tubarão
Navio cargueiro MV Aquarange será locado para o transporte de minério de Ponta da Madeira ao Porto de Tubarão (Cabotagem 2)

A companhia de navegação Posidonia, especializada no transporte de cargas na costa brasileira (cabotagem) e longo curso, anunciou seu primeiro contrato de afretamento de navios do tipo capesize (uma das maiores embarcações de carga da atualidade). O acordo, firmado com a CTM (C Transport Maritime), prevê a locação do cargueiro MV Aquarange para transportar 160 mil toneladas de minério de ferro entre os portos de Ponta da Madeira (MA) e Tubarão (ES), envolvendo 25 tripulantes e 30 dias de operação.

Abrahão Salomão, sócio da companhia, disse que considera que a operação em andamento aumenta a credibilidade da empresa perante o setor, destacando que capesizes estão entre as maiores classes de navios transportadores de minério no mundo. Ele ressaltou que, nessa operação, a empresa de navegação conseguiu competir em igualdade de condição que navios de concorrentes já consolidadas no mercado. A Posidonia aposta que essa operação abre possibilidade para a companhia ampliar operações para embarcadores da área de mineração e petróleo e derivados.

“É uma enorme satisfação entrar para o seleto grupo de capes do Brasil, restrito até agora a duas empresas. Isso mostra que o nosso tipo de serviço, aliado a um custo extremamente competitivo e atraente ao empresário, tem atraído o interesse de mais empresas que enxergam a cabotagem como um diferencial estratégico em seus custos”, ressaltou Abrahão Salomão.

Faturamento

A Posidonia deve encerrar o ano com faturamento de R$ 100 milhões, representando um acréscimo de 50% em relação ao ano anterior. De janeiro a junho deste ano, o volume de carga transportada pela Companhia chegou a cerca de 500 mil toneladas.

“Nesse primeiro semestre nossos resultados foram bastante consistentes. Estimamos chegar até o final deste ano com quase 1 milhão de toneladas de volume de carga transportada”, prevê Abrahão Salomão. A companhia nasceu em julho de 2010 na cidade do Rio de Janeiro, mas deu início às operações em abril de 2013. A empresa emprega hoje cerca de 100 funcionários, entre pessoal embarcado e em solo.

Operando com frota própria e afretada oferecendo um serviço de alta qualidade para seus clientes, a Posidonia atua em seis segmentos estratégicos: armação, administração e operação de navios; transporte feeder de contêineres; transporte de granéis sólidos e líquidos; transporte de carga geral e veículos e operação de apoio marítimo.

A empresa conta com um time de profissionais com longa experiência no setor e tem entre os acionistas grupos familiares com trajetória consolidada no segmento.

Números

160

Mil toneladas de minério de ferro serão transportadas do Terminal de Ponta da Madeira ao Porto de Tubarão

25

Tripulantes estarão a bordo do navio cargueiro MV Aquarange nos 30 dias de operação de transporte de minério

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.