Não gostou!

Moto Club se posiciona contra regulamento do Estadual

FMF decidiu por um Campeonato Maranhense disputado em quatro fases, e o presidente do Papão, Natanael Jr., lamentou o formato da competição, mas elogiou a definição, feita de forma democrática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Natanael Jr, presidente do Moto, não gostou do regulamento
Natanael Jr, presidente do Moto, não gostou do regulamento (NATANAEL JR MOTO )

São Luís - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu na tarde da segunda-feira (28) o novo formato do Campeonato Maranhense. Em reunião na sede da entidade com os clubes participantes da competição a FMF decidiu por um Estadual disputado em quatro fases. Porém, a fórmula de disputa divide opiniões. E um dos dirigentes que se posicionou contra o regulamento e tabela do Estadual 2020 foi o presidente do Moto Club, Natanael Jr., por meio de uma de suas redes sociais.

“O Moto Club foi vencido, defendemos um campeonato com 18 datas, 14 jogos de ida e volta na primeira fase, onde os 4 primeiros se classificam para a semifinal e depois final. Fórmula simples, de fácil entendimento do torcedor, e também para a imprensa comunicar. Porém, a maioria defendeu esse modelo, que na minha opinião não tem caráter isonômico na primeira fase, além de tirar a competitividade com a classificação de seis times para a segunda fase. Mas ressalto de forma positiva a maneira democrática como foi conduzido o processo de escolha da fórmula do campeonato”, disse.

A proposta aprovada foi a do Juventude, recém-chegado à primeira divisão, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina, em relação à sugestão inicial. O campeonato utilizará 13 datas e terá que ser repetida pelos próximos dois anos: 2020 e 2021.

Não foram levados em consideração critérios importantes, como os clubes que disputarão Copa do Brasil (Imperatriz e Moto Club) e Copa do Nordeste (apenas o Cavalo de Aço). A votação foi dominada pelos clubes pequenos e em alguns momentos trataram a votação em tom de brincadeira, fazendo alusão ao 7 x 1.

O regulamento é considerado complicado por dirigentes. Na primeira fase, os oito times jogam entre si, em apenas jogos de ida. Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocação avançam para segunda fase para disputar as outras duas vagas da semifinal em cruzamento olímpico, em jogos de ida e volta, com vantagem para as equipes de melhor campanha.
Na semifinal, o primeiro colocado da fase de grupos enfrentará o time de pior campanha que avançou na segunda fase. O segundo colocado da fase de grupos enfrentará o time de melhor campanha que avançou na segunda fase. A vantagem de mando na volta será dos times que avançaram de forma direta para a semifinal.

A final da competição será realizada também em jogos de ida e volta, com vantagem de mando na volta para o time que fizer mais pontos na soma da primeira fase com a semifinal. Os dois últimos times da primeira fase serão rebaixados. O Campeonato Maranhense 2020 deverá começar na primeira quinzena de janeiro e terminará em abri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.