Cidades | Reforma

Reforma da Fonte das Pedras avança

Requalificação do logradouro integra o programa São Luís em Obras; entre os serviços já executados no local estão reforma dos banheiros, parte do trabalho paisagístico, recuperação do passeio interno e pintura das paredes laterais internas e externas
29/10/2019 às 15h08
Reforma da Fonte das Pedras avançaObra avança na área interna e externa da Fonte das Pedras (Divulgação)

As obras de reforma da Fonte das Pedras, que estão sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, seguem conforme o cronograma. Nesta semana, estão sendo realizadas a recuperação da calçada externa, meio-fio e a instalação do guarda-corpo e do corrimão que circundam as passarelas internas. A previsão é realizar nos próximos dias a instalação dos decks de madeira e dar início aos serviços de paisagismo. Com o trabalho, a Prefeitura de São Luís promove a revitalização de um importante espaço histórico da capital maranhense.

Entre os serviços já executados na Fonte das Pedras está a reforma dos banheiros com troca da cobertura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. No local, também já foram concluídos serviços como a supressão de raízes e a poda das árvores, a recuperação do passeio interno de concreto e a pintura das paredes laterais internas e externas.

Os trabalhos de reforma da Fonte das Pedras estão em fase avançada e estão sendo executados sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). "Os serviços de revitalização deste espaço seguem e são primordiais para a conservação deste importante monumento histórico, considerado um dos mais relevantes pontos turísticos da cidade", destaca o secretário da pasta, Mádison Leonardo Andrade.

Entre os próximos serviços a serem realizados na fonte estão a execução dos projetos de acessibilidade e paisagismo, bem como a montagem do novo deck de madeira. A restauração da Fonte das Pedras compreende, ainda, serviços de limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais; e limpeza das carrancas. A área da fonte receberá novo mobiliário urbano, com lixeiras e bancos.

HISTÓRIA

Localizada na Rua Antônio Rayol, no Centro de São Luís, a Fonte das Pedras é considerada um dos mais importantes pontos turísticos da capital maranhense. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, o local foi construído pelos holandeses no século XVII. Em 1762, a Fonte das Pedras estava em ruínas e foi reconstruída com as características que conserva até hoje, com bicas e carrancas em lioz português, frontão de alvenaria, calçamento e galerias subterrâneas.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras está beneficiando a população com um dos maiores conjuntos de ações das últimas décadas. Já são mais de 20 frentes de obras iniciadas.

Entre os serviços em andamento, além da revitalização da Fonte das Pedras, também estão as reformas do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, no Vinhais e no Angelim; a pavimentação da Avenida Guajajaras; a reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande; a construção dos mercados do Coroadinho e da Cohab; a construção de quatro novos Ecopontos e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outras grandes obras. O trabalho do programa da Prefeitura de São Luís inclui serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte