COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
a ADVOGADA Anna Graziella Santana Neiva Costa, ao receber a Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, com um desembargador de cada lado: o presidente do TRE-MA, Cleones Cunha, e Jamil de Miranda Gedeon Neto
a ADVOGADA Anna Graziella Santana Neiva Costa, ao receber a Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, com um desembargador de cada lado: o presidente do TRE-MA, Cleones Cunha, e Jamil de Miranda Gedeon Neto
O DIRETOR do Curso de Direito da UNDB, Des. federal Ney Belo Filho e a Reitora da UNDB Centro Universitário Ceres Murad comemoram o destaque nacional, com o Direito da UNDB figurando entre os melhores cursos privados do país, e com nota máxima (Conceito 5), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E os destaques se estendem a outros cursos da instituição: o curso de Administração da UNDB está em 1º lugar no Maranhão, e o curso de Ciências Contábeis em 1º lugar em São Luís
O DIRETOR do Curso de Direito da UNDB, Des. federal Ney Belo Filho e a Reitora da UNDB Centro Universitário Ceres Murad comemoram o destaque nacional, com o Direito da UNDB figurando entre os melhores cursos privados do país, e com nota máxima (Conceito 5), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E os destaques se estendem a outros cursos da instituição: o curso de Administração da UNDB está em 1º lugar no Maranhão, e o curso de Ciências Contábeis em 1º lugar em São Luís

Pabllo Vittar no MTV
A MTV acaba de divulgar que a megastar Pabllo Vittar irá subir ao palco do pré-show, diretamente do tapete vermelho, do MTV EMA com uma performance memorável.
A premiação será transmitida ao vivo, para mais de 180 países, no dia 3 de novembro, a partir das 17h, diretamente de Sevilha, na Espanha.
Pela primeira vez na história uma artista brasileira se apresenta na premiação e a maranhense Pabllo Vittar promete agitar a noite com seus hits de sucesso.
A superstar pop mexicana Sofia Reyes, acompanhada pelo hitmaker porto-riquenho Jhay Cortez, também é atração confirmada no tapete vermelho.

Natal do SL Shopping
O São Luís Shopping se prepara para entrar no clima das festas de fim de ano e no início de novembro monta a sua decoração natalina, que tem como tema “Natal em Família”, criação da Cipolatti – a mais conceituada empresa de decoração dos grandes shoppings do país.
A decoração, com destaque para brilho e cores da magia natalina, será entregue no dia 14 de novembro, às 18h, com a chegada do Papai Noel no piso 2, que percorrerá todo o shopping até a Praça de Eventos do piso 1.
Ainda na programação, haverá um espetáculo teatral, a partir das 19h, que promete encantar adultos e crianças.

Novo acadêmico
O oftalmologista e Presidente da Associação Médica do Maranhão, Mauro César Oliveira, foi eleito para ocupar a cadeira de número dois da Academia Maranhense de Medicina, que tem como patrono o médico Almir Parga Nina.
Como já é tradição na academia, após o encerramento do processo eleitoral, o presidente da entidade, Prof. Dr. José Márcio Leite, acompanhado de um grupo de confrades, visitou o eleito em sua residência, para comunicar oficialmente o resultado e levar os comprimentos de boas vindas da AMM.
Da comitiva fizeram parte os médicos Alcimar Pinheiro, Celso Nunes, Claudio Araújo e Aymoré Alvim. A posse está marcada para o dia 12 de dezembro.

Vale tudo
Setores da população reclamam da existência de 35 partidos políticos. Outros 40 estão na fila da Justiça Eleitoral para obter registro.
Não há ideologias para tantas siglas e a maioria dos existentes sequer apresenta linhas programáticas.
A porteira aberta tem origem no artigo 17 da Constituição Federal que diz: “É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos”.
Não deixa de haver confusão entre liberdade e licenciosidade. Vai continuar assim, porque governos e o Congresso Nacional levam vantagens com o congestionamento.

Óticas Diniz no PopStar
As Óticas Diniz – a maior rede de varejo óptico do Brasil – participam da terceira temporada do ‘PopStar’. O objetivo é consolidar a notoriedade da empresa ao estreitar o relacionamento com o público do programa da TV Globo, apresentado por Taís Araújo. Fundada na capital maranhense por Arione Diniz, em 1992, as Óticas Diniz são, hoje, a maior rede do varejo óptico do Brasil e a única marca de ópticas 100% nacional presente com mais de 1.000 unidades em todo o País.

TRIVIAL VARIADO

Há várias formas de começar a prometida reforma tributária. Uma é avaliar se devem continuar existindo três sistemas: o federal, os de 27 estados e outros para quase 5 mil municípios. Levam à enorme e dispendiosa burocracia.

Vinte e dois partidos aguardam a chegada do dia 31 deste mês para dividir 63 milhões e 800 mil reais do Fundo. Dinheiro que sai do Tesouro Nacional para sustentar as siglas que têm representação na Câmara dos Deputados.

Após ter sido quebrado o ciclo da impunidade no setor público, os partidos políticos têm o dever de organizar as próximas campanhas, mostrando que aprenderam a lição. Aos eleitores, caberá a escolha entre a ética e a conivência com a corrupção.

O Ministério da Educação deve enviar ao Congresso, no início de novembro, o projeto de financiamento das universidades públicas, o Future-se. Diante da resistência de universidades, técnicos da pasta afirmam que houve adaptações na proposta.
Começa hoje a VII Mostra da Gastronomia Maranhense da Ufma, na Fábrica Santa Amélia, com o tema 'Comida e Religiosidades no Maranhão: Sobre Tradição e Festejos”.

A mostra, promovida pelo
Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense, congregará estudiosos e profissionais de Gastronomia, Turismo e Hotelaria para discutirem a gastronomia local como identidade cultural de relevante contribuição ao setor.

DE RELANCE

Medalhas no TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão comemorou seus 87 anos, na última sexta-feira, fazendo a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” a 6 agraciados: a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa (OAB-MA), o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves (TRE-SP), o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos (presidente da Associação dos Magistrados do MA), o procurador-geral Rodrigo Maia Rocha (PGE-MA), o procurador Leonardo Campos Soares da Fonseca (MS) e ao diretor-geral Mário Lobão Carvalho (TJMA).

Medalhas no TRE 2
A comenda, que foi entregue pelo presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha, destina-se a homenagear pessoas físicas e entidades, nacionais e internacionais, nas classes de juristas, servidores da justiça eleitoral e colaboradores, que mereçam especial distinção por seus méritos e relevantes serviços prestados à justiça eleitoral.

Medalhas no TRE 3
Em nome dos agraciados, a advogada Anna Graziela Santana Neiva Costa agradeceu a homenagem recebida e destacou que essa palavra, homenagem, deriva do latim hominaticus: de homo, ou seja, “homem”. E para ela, o momento torna-se bastante especial por ser mulher, advogada, em meio a uma corte formada majoritariamente por homens, notáveis juristas, e ainda mais, por ser em meio a uma solenidade que celebra a instalação da justiça eleitoral, em 1932, justamente o ano em que as mulheres brasileiras tiveram direito ao voto, facultado a partir do Código Eleitoral Provisório, criado pelo governo de Getúlio Vargas, após acentuada campanha pelo direito feminino ao sufrágio.

Dois milhões de caminhões
O setor de transporte de carga no país tem mostrado crescimento em 2019 na comparação com o ano passado. De acordo com o estudo realizado pelo site empresometro.com.br, em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, existem aproximadamente 2 milhões de caminhões em utilização no país.

O peronismo de volta
No começo do século 20, a Argentina chegou a ter o décimo maior Produto Interno Bruto per capita do mundo. A chegada de Juan Domingo Peron à Presidência, em 1946, marca o começo do populismo e da decadência. Seus seguidores continuam influenciando nos rumos políticos. Domingo, isso ficou mais uma vez comprovado.

Padres casados
Os 184 bispos reunidos no Vaticano para o Sínodo da Amazônia pediram ao papa Francisco a possibilidade de ordenar padres casados na região. A decisão aponta para uma tentativa de modernização da Igreja Católica. O tema foi um dos mais polêmicos do encontro, que terminou ontem. Na prática, não significa que padres poderiam se casar, mas que homens casados considerados “idôneos” possam assumir funções de sacerdócio. Seria uma forma de suprir a falta de padres em algumas regiões.

Missa para José Chagas
Hoje é dia de reverenciar a memória de um dos mais célebres poetas do Maranhão. Embora nascido na Paraíba, José Chagas viveu em São Luís e aqui produziu toda a sua obra poética. Nesta data, comemora-se os 95 anos do nascimento do poeta. Às 18h, os familiares e amigos mandam celebrar em memória do autor de “Lavoura Azul” e “Os Canhões do Silêncio”, na Igreja dos Remédios.

Para escrever na pedra:
“É ótimo celebrar o sucesso, mas mais importante ainda é assimilar as lições trazidas pelos erros que cometemos”. De Bill Gates, empresário americano que se tornou um dos homens mais ricos do mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.