Estadual-2020

FMF define fórmula de disputa do Estadual da próxima temporada

Em reunião na sede da entidade, com os clubes participantes da competição, a FMF decidiu por um Estadual disputado em 4 fases

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Reunião com dirigentes dos oito clubes e membros da FMF foi realizada na sede da entidade, ontem
Reunião com dirigentes dos oito clubes e membros da FMF foi realizada na sede da entidade, ontem (REUNIÃO FMF )

São Luís - Dentro de um clima cordial e com a participação direta dos clubes, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu na tarde de ontem (28) o novo formato do Campeonato Maranhense. Em reunião na sede da entidade com os clubes participantes da competição, a FMF decidiu por um Estadual disputado em quatro fases.

A proposta inicial foi feita pelo Juventude, recém-chegado à primeira divisão, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina, em relação á sugestão inicial. O campeonato utilizará 13 datas e terá que ser repetida pelos próximos dois anos: 2020 e 2021.

O regulamento é um pouco complicado. Na primeira fase, os oito times jogam entre si, em apenas jogos de ida. Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal, e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocação avançam para segunda fase para disputar as outras duas vagas da semifinal em cruzamento olímpico em jogos de ida e volta, com vantagem para as equipes de melhor campanha apenas de mando na volta, em casa.
Na semifinal, o primeiro colocado da fase de grupos enfrentará o time de pior campanha que avançou na segunda fase. O segundo colocado da fase de grupos enfrentará o time de melhor campanha, que avançou na segunda fase. A vantagem de mando na volta será dos times que avançaram de forma direta para a semifinal.

A final da competição será realizada também em jogos de ida e volta, com vantagem de mando na volta para o time que fizer mais pontos na soma da primeira fase com a semifinal. Os dois últimos times da primeira fase serão rebaixados. O Campeonato Maranhense 2020 deverá começar na primeira quinzena de janeiro e terminar em abri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.