Investigação

Deputados maranhenses assinam pedido de CPI do Vazamento de Óleo

Saiba quem foram os parlamentares que apoiaram a iniciativa de criação de comissão investigar a origem e os impactos do óleo que há quase dois meses mancha as praias do NE

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado Eduardo Braide foi um dos parlamentares que apoiou a instalação da CPI
Deputado Eduardo Braide foi um dos parlamentares que apoiou a instalação da CPI (Eduardo Braide)

O deputado João Campos (PSB-PE) conseguiu um feito na semana passada. Deputados de todos os 25 partidos que têm representação o requerimento de autoria dele para a CPI do Vazamento do Óleo. No total foram 267 assinaturas validadas pela Mesa da Câmara.

A CPI pretende investigar a origem e os impactos do óleo que há quase dois meses mancha as praias do Nordeste. Ainda nesta terça (29) com Rodrigo Maia (DEM-RJ) para discutir o futuro da comissão.

Para João Campos, este é o maior desastre ambiental da história brasileira e acredita que, por isso, o Congresso tem a responsabilidade de avaliar a origem e punir os responsáveis pelas manchas de óleo, analisar o trabalho de contenção do governo, propor ações de mitigação e sugerir medidas que evitem novos desastres desse tipo.

“Todo mundo está sensibilizado porque este é um problema muito maior que o governo”, justificou João Campos, que também tem recebido apoio dos líderes da oposição e do centrão, de ambientalistas e de artistas para abrir a CPI do Vazamento do Óleo.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou não ter nada contra a abertura da CPI porque acredita que o trabalho de investigação da comissão não será prejudicial ao governo. “Pelo contrário, nada ali foi culpa do governo”, disse.

Dos 18 deputados maranhenses, 11 assinaram o pedido de instalação da CPI. Confira:

Aluisio Mendes - PSC

Bira do Pindaré - PSB

Cleber Verde - Republicanos

Eduardo Braide - PMN

Gastão Vieira - PROS

Gil Cutrim - PDT

Juscelino Filho - DEM

Junior Lourenço - PL

Márcio Jerry - PCdoB

Marreca Filho - Patriota

Pedro Lucas - PTB

Zé Carlos - PT

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.