Saída adiada

Brexit: UE concorda em adiar saída do Reino Unido

Data do novo prazo - 31 de janeiro de 2020 - foi anunciada ontem, 28, pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Britânicos poderão deixar o bloco antes dessa data se conseguirem aprovar acordo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O premiê britânico, Boris Johnson, ganhou tempo para novas negociações
O premiê britânico, Boris Johnson, ganhou tempo para novas negociações (Reuters)

REINO UNIDO - A União Europeia concordou em adiar a saída do Reino Unido do bloco para 31 de janeiro de 2020, anunciou ontem, 28, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, no Twitter. Segundo Tusk, a decisão deverá ser formalizada por escrito.

O bloco agora aguarda aprovação de Londres. Conforme uma lei aprovada pelo Parlamento britânico no mês passado, o Reino Unido é obrigado a aceitar o novo prazo proposto pela União Europeia. O porta-voz do primeiro-ministro, Boris Johnson, afirmou que o premiê vai responder à oferta depois que revisar os detalhes.

Uma vez que haja uma concordância formal pelos britânicos, membros do bloco europeu terão 24 horas para apresentar objeções antes que o acordo entre em vigor.

"Isso permitirá que a decisão seja formalmente adotada amanhã", disse um diplomata da União Europeia, segundo a agência de notícias Reuters. Outra autoridade do bloco afirmou, entretanto, que os procedimentos poderão durar até amanhã, 30.

A União Europeia já havia concordado, na sexta-feira,25, com uma solicitação do governo britânico de adiar o Brexit - a saída do Reino Unido do bloco -, mas o novo prazo não havia sido estabelecido. Antes dessa nova concessão, a previsão era de que o país deixasse a União Europeia na próxima quinta (31). Boris Johnson precisou pedir uma extensão desse prazo, entretanto, porque o Parlamento britânico não aprovou um acordo para o Brexit.

Esta é a terceira vez em que a saída do Reino Unido do bloco europeu é adiada. Um primeiro adiamento remarcou a data de 29 de março para 22 de maio deste ano, e, depois, o prazo foi estendido para o último dia deste mês.

Negociações

A decisão sobre o novo prazo foi tomada após uma reunião de meia hora dos 27 embaixadores da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, depois que a França retirou as objeções que bloquearam a decisão na semana passada. Qualquer atraso no Brexit só pode ser concedido por unanimidade pelos 27 países do bloco europeu.

A data divulgada ontem,28, é flexível. Se os parlamentares britânicos conseguirem aprovar um acordo para sair do bloco em novembro ou dezembro, o Reino Unido poderá deixar a União Europeia mais cedo - em 1º de dezembro de 2019 ou 1º de janeiro de 2020, respectivamente.

De acordo com a BBC, o novo acordo de saída não poderá ser renegociado no futuro. O documento também permite aos países da União Europeia que se reúnam sem o Reino Unido para discutir o futuro do bloco.

O texto também diz que o Reino Unido tem "obrigação" de nomear um candidato para fazer parte da Comissão Europeia, composta por representantes de cada membro da União Europeia. Boris Johnson já havia dito anteriormente, entretanto, que não apresentaria um candidato. Os novos membros devem tomar posse no dia 1º de dezembro.

Eleições antecipadas

O Parlamento britânico rejeitou pela terceira vez ontem, 28, um pedido do primeiro-ministro Boris Johnson para antecipar eleições gerais no Reino Unido. Ele queria que a votação fosse marcada para 12 de dezembro.

Johnson até conseguiu o apoio de 299 parlamentares, e apenas 70 votaram contra, mas a proposta foi rejeitada porque ele precisava de 434 votos, o equivalente a dois terços dos 650 membros do Parlamento.

Sem se dar completamente por derrotado, o premiê prometeu que na terça-feira irá apresentar um novo projeto de lei pedindo novamente que a eleição seja realizada em 12 de dezembro, desta vez precisando apenas de uma minoria simples (50% + 1 dos votos) para ser aprovada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.