Dança

Arte contemporânea e popular em solo

Ator e bailarino Hélio Martins apresenta espetáculo inédito hoje, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Hélio Martins estreia solo no Alcione Nazaré
Hélio Martins estreia solo no Alcione Nazaré (Helio MArtins)

São Luís - Segmentos da dança contemporânea, popular, música, poesia, cordel, palhaçaria, além do teatro e suas vertentes são panos de fundo para o espetáculo “Sou assim soul – um solo de Hélio Martins”. A montagem, que tem classificação de 16 anos, será apresentada hoje, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). O espetáculo é resultado de anos de pesquisa do ator e bailarino que leva para o palco uma mistura de estilos artísticos a partir de suas vivências em mais de 30 anos de carreira.

O espetáculo traz uma proposta completamente diferente das regras do balé clássico e com movimentos improvisados, inspirados na natureza humana e na rica cultura do Maranhão. Inédito, envereda por segmentos que foram fundamentais para a formação de ator e bailarino de Hélio Martins. “Sou um estudioso da dança e do teatro, com passagem por companhias de dança e também vivências da cultura popular do Maranhão, foi isto que formou minha personalidade artística e este espetáculo é a fusão de tudo isto”, observa Hélio Martins, que também assina a direção de dança e teatro do espetáculo.

Usando os movimentos do corpo, o artista coloca em reflexão, de uma forma questionadora, a dança popular e contemporânea e vice-versa. Para o bailarino, a montagem é um espetáculo que, apesar de ter como base a cultura popular, é extremamente moderno. “É claro que a arte tem as suas características e seus estilos. Mas arte é arte. E artista é artista. Penso que colocar a arte como um produto nas prateleiras onde uma fica acima da outra, é um pensamento defasado. E é por isso que neste espetáculo, eu faço a mistura da dança contemporânea com a dança popular. Acredito que ambas aneam de mãos dadas e dialoguem de forma harmoniosa”, diz Hélio Martins.

No palco

Neste solo, o artista interpreta uma adaptação sua de um texto de domínio popular, que retrata um casamento na roça. Os personagens, inventados pelo bailarino, ganham vida sobre o palco a partir desta mistura de estilos e características que Hélio Martins propõe nesta montagem.

Sobre o palco, ele é acompanhado pela cantora Mirna Farias (vocal) e pelos músicos Francisco Barroso Templariuns (guitarra), Danyllo Araújo (gaita e alfaia) e Fernando Castro (percussão) que, por meio de uma trilha sonora, fazem um passeio por diversos ritmos da cultura popular maranhense como boi, cacuriá e Divino Espírito Santo.

“A trilha sonora tem a criação coletiva dos músicos e há um momento no espetáculo em que declamo uma poesia de Lúcia Santos que fala sobre a lenda da serpente encantada acompanhado por um solo de gaita de Danyllo Araújo. Já a música de encerramento é uma composição de Beto Ehongue especialmente para a produção e que batiza o espetáculo”, adianta Hélio Martins.

O artista relata que após a estreia, pretende levar a produção - que tem maquiagem assinada por Kleber Silva, figurino por Cláudia Aquino e Joyci Oka e produção de Samartony Martins – para escolas e espaços públicos de São Luís e de outras cidades e também para festivais.

Serviço

O quê

Sou assim soul - um solo de Hélio Martins

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Praia Grande

Ingressos

R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.