Deslizamentos

Áreas de risco estão sendo monitoradas em São Luís

Agentes seguem com orientações e acompanhando trabalhos de limpeza em encostas nas comunidades que apresentam possibilidade de deslizamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Monitoramento das áreas de risco está sendo realizado pela Prefeitura
Monitoramento das áreas de risco está sendo realizado pela Prefeitura (área de risco)

As equipes da Superintendência da Defesa Civil de São Luís, órgão vinculado à Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), continuam com o trabalho de monitoramento nas áreas consideradas de riscos da capital maranhen­se. Mesmo na chamada estação seca (estiagem de chuvas), os agentes seguem com orientações e acompanhando trabalhos de limpeza em encostas nas comunidades que apresentam possibilidade de deslizamento. Em novembro, tido como mês pré-chuvoso, o serviço vai operar em nível de alerta maior.

O nível de alerta e monitoramento permanente da Defesa Civil do município é uma forma estratégica e segura da Prefeitura de São Luís evitar estragos decorrentes de eventos hidrometeorológicos, como chuvas intensas, que possam causar inundações de vias públicas e deslizamento de encostas. Além disso, é feito um trabalho de conscientização e treinamento nos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (Nudecs) nas comunidades que apresentem ca­sas próximas à encostas.

O secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, destaca a importância da participação da população na prevenção a desastres. “A política de prevenção estimula o engajamento de moradores e traz como resultado a criação de hábitos positivos co­mo fazer o descarte correto do lixo e outros resíduos que, se jogados no meio ambiente de forma inadequada, dificultam o escoamen­to das águas pluviais, causando inundações”, informa o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.