Calendário do futebol local

Reunião hoje definirá o regulamento do Estadual 2020

Além do formato da disputa, também deverão ser definidas as datas. Competição deve começar até o dia 15 de janeiro do próximo ano

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Dirigentes deverão, em conjunto com os clubes, definir a fórmula de disputa da competição)

Hoje (28), em reunião arbitral na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF) – situada na Rua do Alecrim (Centro) – a partir das 15h, será definido o regulamento do Estadual 2020. O mais provável é que os oito clubes que disputarão a Série A (Moto Club, Maranhão, Sampaio Corrêa, Imperatriz, Cordino, Pinheiro, São José e Juventude) optem pelo formato adotado este ano, ou seja, com as equipes disputando partidas dentro do grupo em jogos apenas de ida, com os quatro melhores se classificando para as semifinais.

Além desta sugestão, outras três fórmulas na primeira reunião arbitral – realizada no dia 18 deste mês – também foram exibidas. Uma delas – defendida pelo Moto Club por exemplo – preveria jogos de ida e volta dentro de um grupo de oito equipes, com os quatro melhores se classificando para as semifinais (apenas em jogos de ida e na casa de quem teve a melhor campanha na fase inicial).

Esta última sugestão, aliás, é a que exigiria mais datas (17 no total). Já o Imperatriz, atual campeão maranhense, quer a fórmula atual. Segundo a diretoria do “Cavalo”, a fórmula é mais simples e seria menos dispendiosa. Em contrapartida, clubes como Moto Club e Sampaio Corrêa entendem que é necessário criar um mecanismo para que não haja desigualdade na divisão dos jogos da primeira fase já que, com a fórmula atual, algumas equipes jogariam mais fora do que em casa.

A O Estado, o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, garantiu que a maioria formadora do consenso será responsável por indicar qual fórmula será adotada. “Cada voto dos clubes terá peso igual. Ou seja, não há possibilidade de um time considerado grande ter prevalência sobre o menor”, frisou.

Na reunião de hoje, de acordo com ofício encaminhado aos clubes, será permitido o acesso de um membro da comissão técnica e um atleta por agremiação. Outra fórmula que ganha força nos bastidores seria a divisão dos times em dois grupos de quatro cada., com jogos de ida e volta dentro dos grupos e indicação dos dois melhores de cada grupo para as semifinais.

A diretoria da FMF também deverá confirmar, no encontro, que os jogos do Campeonato Maranhense serão transmitidos via streaming. Outra alteração é que, a partir do ano que vem, duas equipes deverão ser rebaixadas para a Segundinha de 2021, em vez de apenas uma.

A adoção do sistema de gestão web e a obrigatoriedade dos clubes em registrar treinadores no sistema, como é feito com os atletas, também serão discutidas.

Peça

Sugestões de regulamento

1: Um grupo somente de oito equipes com jogos apenas de ida e classificação de quatro equipes para as semifinais;

2: Um grupo somente de oito equipes com jogos de ida e volta e classificação de quatro equipes para as semifinais;

3: Dois grupos de quatro equipes cada, com jogos de ida e volta dentro dos grupos no primeiro turno e classificação apenas dos líderes de cada grupo para a final disputada em uma única partida; e um segundo turno com equipes divididas em dois grupos de quatro, sendo um grupo contra o outro.

4: Dois grupos de quatro equipes cada, com jogos de ida e volta dentro dos grupos no primeiro turno e classificação de apenas os líderes de cada grupo para a final disputada em dois jogos; e um segundo turno com equipes divididas em dois grupos de quatro, sendo um grupo contra o outro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.