Exposição Agropecuária

Expoema 2019 é encerrada com sucesso no Parque Independência

Este ano a Exposição Agropecuária do Maranhão foi focada na produção de conhecimento e também na inovação para gerar oportunidades, com a realização de cursos, palestras, visitas técnicas e julgamentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Concurso de ordenha de leite foi uma das atrações da 61ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão
Concurso de ordenha de leite foi uma das atrações da 61ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (expoema)

Após oito dias de muitos cursos, palestras, visitas técnicas, exposição e julgamento de animais, rodeios e leiloes que movimentaram o Parque Independência, a 61ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema 2019) foi encerrada neste domingo (27). O show infantil Villa Kids Festival e o rodeio da Companhia Ítalo Todde marcaram a última noite do evento realizado pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e o Porto do Itaqui.

“A 61ª Expoema foi um sucesso. Este ano a exposição foi focada na produção de conhecimento e na inovação para gerar oportunidades, e conseguimos passar essa mensagem a expositores, criadores e o publico em geral. O Parque Independência funcionou todos os dias, no período de 20 a 27 de outubro, com muitos animais para visitação, julgamento e leilões, e o rodeio fez muito sucesso”, avaliou o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ivaldeci Mendonca. “Tudo isso nos qualifica para a realização da Expoema em 2020”, comemorou ele.

Conhecimento

Com o foco na produção de conhecimento, a Expoema proporcionou aos seus participantes cursos sobre temas diversos, como “Registro da Agroindústria de Laticínio”, “Mercado mundial de carnes bovinas, participação brasileira e barreiras”, “Operação e Manutenção em Sistema de Irrigação”, “Derivado do Leite”, “Silagem”, “Doma Racional em Equinos e Muares - Rédeas”, “Fruticultura Maranhense”, “Integração lavoura e pecuária”, “Produção e conservação de forragem”, “Produção do boi tropical”.

Outra atração foi o julgamento de animais: bovinos, equinos e caprinos das raças GIR, Bôer, Nelore, Quarto de Milha, Pônei, Anglonubiano e Santa Inês, da melhor qualidade genética, foram trazidos de diversas regiões do Maranhão e dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba e Sergipe. Os expositores também participaram dos leiloes Balde Branco, Zebu Expoema e Independência.

Os rodeios da Companhia Ítalo Todde empolgaram os amantes dessa atração, que lotaram a arquibancada montada no Parque Independência, visitado também pelos amantes da boa culinária. E marcaram a última noite da Expoema 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.