Feito raro

"Codó" viaja amanhã para Suiça e receberá medalha olímpica

Conquista é referente ao 4x100 metros de Pequim-2008. Ele se juntará no esporte local à Tânia Maranhão, que faturou duas pratas no futebol feminino

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
("Codó" se juntará à Tânia Maranhão como atletas olímpicos medalhistas do Estado)

O maranhense José Carlos Moreira, o “Codó”, viajará amanhã (29) para a Suiça, onde deverá receber com os demais membros da equipe brasileira (Sandro Viana, Bruno Lins e Vicente Lenílson) a medalha de bronze referente à conquista 4x100 no atletismo nas Olimpíadas de Pequim 2008. O recebimento histórico acontecerá às 16h – horário local – na próxima quinta-feira (31) e significará um marco no esporte estadual.

O atleta se sente aliviado depois de 11 anos de espera. “Para quem veio do interior do Estado, conquistar uma medalha como esta, para mim é motivo de grande orgulho”, disse “Codó” a O Estado.

‘ Segundo o atleta, a conquista servirá como referência para os mais jovens. “É importante dizer para a garotada que é possível sim vencer na vida. E eu sou a prova disso. E através do esporte, um meio formador de pessoas e bons cidadãos”, completou.

“Codó” se juntará no esporte local à Tânia Maranhão, que faturou duas pratas no futebol feminino em Atenas (2004) e Pequim (2008). Em Pequim, o Brasil terminou no atletismo na quarta colocação, no entanto herdou o terceiro posto com a desclassificação do time jamaicano, após a constatação do doping do jamaicano Nesta Carter, que testou para uma substância proibida, em uma reanálise divulgada apenas em 2017

Com a punição de Carter, a Jamaica foi desclassificada e perdeu o ouro conquistado na China. Com a reclassificação, o ouro ficou Trinidad e Tobago e a prata com o Japão.

Esta é a segunda medalha do atletismo dos Jogos de Pequim 2008 que o Brasil herda. No revezamento 4x100m feminino, as brasileiras Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti também levaram o bronze após a desclassificação da Rússia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.