Série A

"Meia-força", Flamengo vence CSA e Palmeiras vê distância ser mantida

Rubro-negro esteve abaixo da expectativa e, mesmo assim, derrotou time alagoano diante de grande público no Maracanã

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Jogadores do Flamengo comemoram único gol da partida.
Jogadores do Flamengo comemoram único gol da partida. ( Flamengo)

Rio de Janeiro(RJ) - O Flamengo não repetiu suas melhores atuações, mas fez o suficiente para derrotar o CSA por 1 a 0 em partida disputada na noite deste domingo, no Maracanã, no encerramento da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o time rubro-negro manter a sequência invicta na série A que já alcança 15 partidas e se consolidar na liderança da competição com 67 pontos ganhos, mantendo a grande vantagem sobre seus perseguidores mais próximos. Já o Palmeiras venceu o Avaí (SC) fora de casa por dois a um e vê distância para o líder ser mantida. Neste momento, o time paulista tem 57 pontos.

No jogo do Rio, quase 70 mil pessoas viram a equipe carioca começar a partida com a intensidade habitual. Aos oito minutos, a equipe rubro-negra marcou o primeiro gol. Arrascaeta recebeu na entrada da área e arriscou. O goleiro João Carlos falhou e a bola foi morrer nas suas redes, para alegria da grande torcida.

O CSA demorou a se recuperar do golpe e só aos 20 minutos é que chegou na área rubro-negra. Celsinho bateu falta e Ricardo Bueno cabeceou no meio do gol, facilitando a defesa de Diego Alves.
O Flamengo administrava a vantagem, tocando a bola sem a intensidade de outras partidas, enquanto o time alagoano tentava

encurtar os espaços, mas encontrava dificuldade para evoluir, depois que recuperava a bola.
Só aos 35 minutos é que o CSA criou condições para buscar o empate. Apodi recebeu nas costas da zaga e chutou, mas Diego Alves evitou o gol da equipe nordestina.

Logo depois, o Flamengo criou duas oportunidades para marcar.Aos 38, Gabigol recebeu de Gerson e bateu com muito perigo.
O segundo tempo começou com o Flamengo tentando acelerar o ritmo de jogo para tentar marcar logo o segundo gol e não dar chances de reação ao adversário. Aos 13 minutos, Gabigol foi lançado na entrada da área e arriscou o chute, mas mandou para fora.

O time dirigido por Jorge Jesus só voltou a aparecer na área alagoana aos 21 minutos em nova conclusão de Gabigol, mas o goleiro João Carlos defendeu bem a conclusão do artilheiro.
O treinador rubro-negro colocou Reinier e Vitinho nas vagas de Everton Ribeiro e Arrascaeta.numa tentativa de dar mais velocidade ao ataque da equipe carioca. E, aos 29 minutos, novamente Gabigol tentou a conclusão, mas jogou por cima do travessão.

O CSA não se entregava e voltou a assustar a torcida aos 34 minutos quando Warley soltou a bomba e Diego Alves fez outra grande defesa. Aos 40 foi a vez do experiente Alcsandro cabecear livre e mandar para fora, quando tinha tudo para marcar.
No último lance importante do jogo, Gabigol, que passou em branco, tentou colocar no canto, mas João Carlos fez ótima defesa.

Verdão vence no final - O Palmeiras contou com atuação decisiva de Deyverson para vencer o Avaí na tarde-noite deste domingo. O visitante procurou tomar a inciativa no começo da partida e criou o primeiro lance de perigo. Em jogada pelo lado esquerdo do gramado, Bruno Henrique tabelou com Lucas Lima e, de voleio, completou por cima do gol defendido por Vladimir, com estilo.

Em nova chegada consistente do Palmeiras, Bruno Henrique recebeu de Deyverson pela direita e cruzou para cabeçada firme de Carlos Eduardo, defendida por Vladimir. A partir de então, o time alviverde diminuiu o ritmo e viu o adversário crescer em campo.

O Palmeiras voltou sem alterações para a etapa complementar e conseguiu enfim sair na frente logo aos 8 minutos. Após cobrança de escanteio de Lucas Lima pelo lado esquerdo, Deyverson subiu alto e cabeceou para o fundo das redes. Pouco depois, Dudu acertou a trave de Vladimir.

O Avaí chegou ao gol de empate aos 33 minutos do segundo tempo, com o gramado já comprometido pela intensa chuva. Após rever o lance pelo monitor do VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti de Weverton em Vinícius Araújo. Na cobrança, João Paulo marcou para a equipe catarinense.

O segundo gol do Palmeiras, marcado aos 40 minutos do segundo tempo, também saiu em pênalti marcado com auxílio do VAR, cometido por Ricardo sobre Deyverson. Colocado no lugar de Lucas Lima, Gustavo Scarpa marcou o gol da vitória do time visitante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.