Otimismo

Construção civil mantém cenário de melhora, revela Sondagem CNI/CBIC

Utilização da Capacidade de Operação alcançou 62% em setembro o melhor resultado do indicador de condição financeira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

A Sondagem Indústria da Construção do terceiro trimestre de 2019, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indica que o setor da construção mantém o cenário de melhora que vem sendo observado desde o início do ano, o que faz com que os empresários da construção mantenham otimismo em relação ao seu nível de atividades, ao lançamento de novos empreendimentos, à compra de matérias primas e à geração de empregos.

“Mesmo caminhando a passos ainda lentos, o setor da construção já consegue gerar importantes vagas com carteira assinada no mercado de trabalho e dar mais dinamismo à economia nacional. Ainda falta muito para a construção retomar o patamar de anos anteriores, mas não se pode deixar de ressaltar a importância do fato de que o setor parou de piorar”, destaca a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Um dos destaques da sondagem é a Utilização da Capacidade de Operação (UCO) da indústria da construção, que alcançou em setembro o melhor resultado (62%) do indicador de condição financeira, desde dezembro de 2014.

“Entretanto, isso não significa que a construção como um todo está bem. Os atrasos nos pagamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida podem reverter o cenário mais positivo instalado até agora e levar a um grande desemprego nos próximos meses. É preciso ter consciência de que os cortes orçamentários e atrasos nos pagamentos do programa não promovem atraso somente no setor da Construção. Promovem atraso social e econômico no país”, completa Vasconcelos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.