Desastre ecológico

Adriano pede providências sobre derramamento de óleo na orla maranhense

Escassez de ações na orla maranhense preocupa deputado que cobra ações em âmbito federal e estadual

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado cobra medidas eficazes dos governos estadual e federal na contenção de manchas de óleo
Deputado cobra medidas eficazes dos governos estadual e federal na contenção de manchas de óleo (Adriano Sarney)

Desde o final de agosto os estados da Região Nordeste tiveram as areias de suas praias atingidas por manchas de óleo. Nesta quinta-feira (24), o deputado estadual Adriano Sarney (PV), cobrou providências dos Governos Federal e Estadual sobre o derramamento de óleo na orla maranhense.

Segundo o parlamentar, diversas localidades e importantes destinos turísticos do Maranhão já tiveram registros de poluição com óleo: Ilha dos Poldros (Araioses); Praia Canto do Atins (Barreirinhas); Praia do Barro Vermelho (Paulino Neves); Praia de Itatinga, Ilha do Livramento e Praia da Mamuna (Alcântara); Travosa (Santo Aramo); Ilha de Caçacueira (Cururupu); e Praia do Calhau (São Luís).

“O Governo do Estado e as prefeituras dos municípios atingidos precisam ter um plano estratégico para combater o óleo vazado nas nossas praias. É fundamental que trabalhem em conjunto também com o Governo Federal para evitarmos prejuízos maiores”, afirmou Adriano.

De acordo com o deputado, é necessário o apoio do parlamento da Assembleia Legislativa do Maranhão cobrando medidas dos governos para que haja a liberação do seguro-defeso e os pescadores economicamente afetados possam se beneficiar.

“Até hoje a comunidade científica e os governos ainda não identificaram a origem desse óleo. Isso nos preocupa bastante! Precisamos pensar no meio ambiente, no turismo e na pesca. Precisamos punir os culpados e prevenir um desastre ambiental”, disse Adriano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.