Estado Econômico

Entidades debatem O Novo Cenário do Trabalho no Brasil

O evento, que acontece dia 31, na Fecomércio, é gratuito e aberto ao empresariado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Trabalho)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) e a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promovem de forma conjunta o debate “O Novo Cenário do Trabalho no Brasil”. O tema vai ser abordado em palestra a ser proferida pelo juiz federal Marlos Melek, membro da equipe de redação da Reforma Trabalhista, que passou a vigorar no Brasil, em novembro de 2017.

O evento é gratuito e aberto ao empresariado interessado, e vai acontecer na próxima quinta-feira (31), às 9h, no auditório da Fecomércio (Av. dos Holandeses).

Marlos Melek vai abordar os principais aspectos que as mudanças trouxeram nas relações de trabalho, ressaltando, especialmente, os novos modelos de contratação e as novas formas de pagamento de remuneração. Segundo o juiz, “apesar da reforma trazer uma nova dinâmica para o mercado, a maioria dos empresários ainda não tem conhecimento das mudanças, porque são muito extensas”.

As entidades empresariais promotoras do evento destacam a importância da participação dos empresários. “Temos um cenário que passou a ser muito flexível e vai resultar em uma nova dinâmica para o mercado, por isso, estamos mobilizando nossos associados, que precisam conhecer esta nova realidade”, afirma Fábio Ribeiro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas no endereço https://www.sympla.com.br/o-novo-cenario-do-trabalho__670813.

Habilitação do Itaqui

O Porto do Itaqui já recebeu habilitação do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para fazer a movimentação de gado vivo e estão em andamento demais habilitações para a movimentação de granéis sólidos (soja, milho e outros grãos).
A habilitação passa a ser obrigatória a
partir de 2 de dezembro, de acordo com a Instrução Normativa Nº 39/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do porto, todos os terminais, armazéns e recintos que lidam com o trânsito internacional dessas cargas devem se habilitar.

Rede de Controle

O I Ciclo de Debates Acadêmicos com a Rede de Controle do Maranhão acontece na terça-feira (29), às 18h, na Faculdade de Negócios Faene, no Angelim. O tema será “Rede de Controle e formação do auditor social na universidade: prevenção, detecção e enfrentamento à corrupção”.
O evento é uma realização da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão em parceria com a Faene e apoio do Ministério Público, TCU, CGU, TRE e Escola de Advocacia de Contas.

Porto São Luís

A partir de segunda-feira, 28, o Porto São Luís, por meio da empresa Rota Nordeste, iniciará novo processo de chamada de trabalhadores já cadastrados no Sine-MA para a primeira etapa das obras.
A prioridade será para moradores do Cajueiro e entorno, cadastrados no Sine, de acordo com a demanda e qualificação para as vagas. Segundo o gerente administrativo e financeiro da Rota Nordeste, Antônio Carlos Marques, a ideia é ter até dezembro cerca de 300 pessoas trabalhando na obra.

Curso de Boas Práticas

A Embrapa Agroindústria, do Rio de Janeiro, ministrará o Curso de Boas Práticas de Fabricação, no período de 28 a 31 deste mês, para agroextrativistas
da região do Médio-Mearim.

Princípios de higiene e sanitização de alimentos, transporte e armazenamento de produtos processados de origem extrativistas do Médio Mearim, além de ferramentas de gestão e de qualidade serão temáticas abordadas no curso, que é promovido pela Assema.

Do Maranhão para a Europa

A Via Mundo Intercâmbio e Turismo, empresa maranhense com 20 anos no mercado, abriu este mês escritório de trabalho na Europa. Com sede em Portugal, a unidade será comandada pela representante Marina Wanner, que fará a divulgação do intercâmbio no Maranhão e participará de feiras e exposições na Europa, especialmente em Roma e Milão, na Itália.

Frase

“A gente tem uma das ferrovias [Estrada de Ferro Carajás] mais eficientes do planeta e consegue entregar minério competitivo do outro lado do mundo, na China”

Marcelo Sampaio
Secretário executivo do Ministério da Infraestrutura

Varejo

Demissões na construção
Os atrasos superiores a 60 dias no repasse de
R$ 643 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional à Caixa para pagamento às empresas que construíram habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, podem resultar em demissões de até 200 mil trabalhadores do setor, em novembro e dezembro.

Aplicativo de babás
A Sitly, app criado em 2009 na Holanda, ferramenta que utiliza geolocalização para conectar pais e babás, chegou ao Brasil em setembro, recebendo 1.700 novos cadastros por dia. Em pouco menos de um mês, apenas em São Luís o app já tem mais de 230 babás cadastradas e oito pais.

Reforma Trabalhista
Um dos temas que mais geram debates sobre a legislação trabalhista é o pagamento de prêmios a colaboradores com base no desempenho superior às metas. Para detalhar esta e outras mudanças sobre a Reforma Trabalhista, será realizado em São Luís, um café da manhã com a especialista em Processo do Trabalho, a advogada, Raíssa Bruna Máximo de Magalhães. Ela vai ministrar a palestra “Premiação da Reforma Trabalhista: a revolução da meritocracia”, nos dias 29 e 30 de outubro, no It Gourmet. O evento é uma realização Coopercard em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (Sescap-MA).

Mutirão da Renegociação
De 28 a 30 deste mês, as micro e pequenas empresas maranhenses podem recuperar crédito no Mutirão da Renegociação. O evento acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e é promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Comercial do Maranhão e a Câmara Brasileira
de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). A abertura será às 14h de segunda-feira (28).

Asfalto sem qualidade
Um dos motivos apontados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) como relevantes para a piora das rodovias brasileiras é a má qualidade do asfalto brasileiro. Segundo a entidade, empresas que atuam em obras rodoviárias têm relatado piora na qualidade da matéria-prima deste derivado de petróleo oferecida no mercado brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.