Dia de teste!

Em preparação para Copa FMF, MAC enfrenta o Fluminense-PI

Maranhão testa seu elenco, neste domingo (27), no Estádio Castelão, diante da equipe do Piauí

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
MAC se prepara  para a Copa FMF-2019
MAC se prepara para a Copa FMF-2019 (MAC TREINO )

SÃO LUÍS - Atual campeão da Copa FMF, o Maranhão chega à reta final da preparação da sua equipe para a estreia na competição estadual, que vale uma vaga na Série D 2020 do Brasileiro. O time atleticano enfrenta o Fluminense-PI, neste domingo (27), às 9h30, no Estádio Castelão. A entrada para o confronto será 1kg de alimento não perecível. A base do time do técnico Lucas Andrade será a garotada do Sub-19 e Sub-23. Até o momento, apenas dois atletas acima de 23 anos fazem parte do elenco maqueano, o volante Zé Neto e o zagueiro Maycon, o terceiro deve ser um goleiro. O Tricolor do Piauí, que revelou o volante Jonas, que se destacou no Sampaio e teve passagem pelo Flamengo, se prepara para a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em busca de uma vaga novamente no Campeonato Brasileiro, o Maranhão resolveu manter o técnico Lucas Andrade, e, há algumas semanas, iniciou a montagem da sua equipe para a Copa FMF, seletiva estadual para a Série D, que começa no dia 1º de novembro. Atual campeão da competição maranhense, o Bode já tem sua equipe quase completa. Os mais experientes são o volante Zé Neto e o zagueiro Maycon. Maycon estava na campanha do Bode na Copa FMF-2018, quando o clube foi campeão. Ele também disputou o Campeonato Maranhense e a Série D deste ano. O atleta foi vice-campeão da Série B do Campeonato Maranhen­se com o Babaçu. Já Zé Neto já esteve no MAC na temporada 2016.
Segundo o presidente do MAC, Robson Paz, um goleiro experiente deve ser a próxima contratação. A competição permite apenas três jogadores acima de 23 anos por equipe, podendo inscrever até 30 jogadores.

“De fato, estamos procurando jogadores para estas três posições, mas como goleiro experiente com idade abaixo de 23 anos está difícil decidimos mudar o foco. As outras duas vagas vamos procurar jogadores dentro dos 23 anos”, disse o dirigente.

Na montagem do time, a diretoria do MAC anunciou também o atacante Edrean, de 23 anos, que chega por empréstimo até o fim da Copa FMF. O Bode Gregório é o atual campeão da competição. Edrean tem contrato com o Moto Club, estava emprestado para o Chapadinha para a disputa da Série B do Campeonato Maranhense e foi artilheiro da competição, com nove gols.

Forte na base, e Jonas

O Fluminense do Piauí, apesar de não ser muito conhecido, nasceu no dia 31 de janeiro de 1938, fundado por alguns motoristas. Por isso, teve seu primeiro nome de batismo Automóvel Esporte Club, mas, em 5 de janeiro de 1949, virou Fluminense. A ideia da mudança do nome foi atrair mais torcedores.

O Fluminense foi Campeão Piauiense da Segunda Divisão, em 1967. Participou também de duas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2002 e 2004). Em 2011, o clube teve bons resultados em seus jogos na Copinha, mas foi eliminado por ter perdido seu primeiro jogo, e não passou para a segunda fase. Nesta temporada, a diretoria do Fluminense cogitou disputar a segunda divisão do Campeonato Piauiense, mas o desejo não se concretizou.
Com tradição nas suas categorias de base, o Fluminense do Piauí tem como um dos seus mais ilustres ex-atletas o volante Jonas, que fez sucesso jogando no Sampaio Corrêa, e depois se transferiu para o Flamengo.

Atualmente no futebol saudita, o piauiense, aos 13 anos, ainda como zagueiro, foi indicado para disputar torneios de base pelo Fluminense do Piauí. Seus primeiros torneios pelo tricolor à época foram as Copas JVC e Taça Cidade de Teresina sub-15. Deixou o Tricolor do Piauí para jogar no Cerâmica, onde teve uma passagem muito rápida. Depois de passagem pelo Sul do país acertou com o Piauí, disputou uma Copa São Paulo, e se profissionalizou.

Estreias e datas da Copa FMF

De acordo com a tabela divulgada pela Federação Maranhense de Futebol (FMF), o MAC estreia contra o Cordino no dia 2 de novembro, às 15h30, no Castelão. Na primeira rodada, ainda jogam São José x Santa Quitéria, no dia 1º de novembro, em local e horário a serem definidos, e o Pinheiro enfrenta o Juventude, dia 3, às 16h, no Costa Rodrigues, em Pinheiro.
A fase classificatória da Copa FMF terá jogos somente de ida. Os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais, fase em que o primeiro colocado enfrentará o quarto e o segundo terá como adversário o terceiro em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos fazem as finais também em dois jogos.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.