Conhecimento

Alunos refletem sobre a vida e o meio ambiente em mostra científica

Evento foi realizado no Instituto Divina Pastora; estudantes, da Creche I ao 9º ano, apresentaram os resultados de pesquisas que fizeram ao longo deste ano

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]“Em prol da vida”. Este foi o tema da “31ª Mostra de Conhecimen­tos”, do Instituto Divina Pastora, escola localizada em São Luís. O evento aconteceu no fim de semana passado e reuniu grande público. Os alunos, da Creche I ao 9º ano, apresentaram o resultado de pesquisas feitas ao longo do ano. Na ocasião, foi promovida uma reflexão sobre o valor da vida a partir de vários aspectos, incluindo o meio ambiente, por meio de questionamentos fundamentais para um convívio saudável.

No pátio da escola, a irmã Heráclia Maria, diretora-geral do Instituto, pediu a bênção segurando, com a mão direita, a imagem de Nossa Senhora Educadora, com a proteção, ainda, de São Francisco de Assis, Santa Clara e Divina Pastora. Invocando a Santíssima Trindade, ela declarou a aberta a “31ª Mostra de Conhecimentos”, sob os aplausos de alunos e seus familiares, bem como de ex-alunos do Divina Pastora, docentes e todos os funcionários.

“Essa mostra, como percebemos e acompanhamos, tem uma importância muito grande, pelo fato de que é trabalhada durante todo o ano. No início de cada ano, o tema é definido, assim como os subtemas. As tur­mas, com seus professores, começam a desenvolver o trabalho com muita dedicação”, declarou a irmã Heráclia. Segundo ela, as famílias dos alunos também contribuem para os resultados apresentados, pois participam da pesquisa realizada por seus filhos. “Isso acrescenta muito no conhecimento dessas crianças, desses jovens. Todos eles buscam, todos eles pesquisam. Não podemos ficar somente nos trabalhos em sala de aula. Nós compartilhamos uma prática que contribui bastante para o desenvolvimento cognitivo, espiritual, emocional, profissional e social de cada aluno”, frisou a diretora-geral do Divina Pastora.

[e-s001]Mostra de Conhecimentos
Em vários trechos da escola, os alunos apresentaram seus trabalhos, que foram o resultado de intensa pesquisa, caracterizada pela coleta de dados, busca de informações e interpretações. A Creche I abordou o tema “A Arca de Noé”, enquanto a Creche II falou sobre “A vida no mangue”. As crianças fizeram os desenhos, pintaram o ambiente e discorreram sobre a importância da natureza para a população mundial. Na infância, esses valores estão sendo levados às salas de aula, para que os meninos e meninas possam lutar por um mundo menos poluído.

Lucas Augusto, de 6 anos, que estuda no 1º ano, já compreende que a valorização do espaço em que vive é decisiva para a harmonia social. Sendo assim, se tornará um adulto com a personalidade voltada para essa consciência ambiental. “Eu estou gostando muito. Meus amigos também. É muito legal”, disse ele.

Os pais das crianças compartilharam o momento de aprendizado com os filhos. “É muito importante. Na nossa casa, a gente já adota a separação do lixo. Aplicamos a política de cuidar do meio ambiente. Meu filho fala o tempo todo que é guardião da natureza. É legal isso. A escola reforça a aplicação desse conhecimento”, analisou Ana Carolina, mãe de João Pedro Oliveira, 6, igualmente do 1º ano.

Para Celimar Cunha Castro, coordenadora pedagógica do Fundamental II, a “Mostra de Conhecimentos” parte da reflexão de que o ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. Mas, nesse intervalo entre o nascimento e a morte, muita coisa acontece, do ponto de vista emocional, social, profissional, educacional e ambiental. “O nosso evento reflete esse ponto.

Como estamos vivendo? Como estamos usando os recursos da natureza? Então, a gente vai buscar essas respostas. Os nossos alunos buscam durante todo o ano. Eles pesquisam, visitam sites e locais, entrevistam pessoas. Nós estamos mostrando ao público o que nossa comunidade escolar descobriu a respeito da vida”, pontuou a pedagoga.

“Essa reflexão parte dos pequenos, lá na creche, até os mais jovens, os adolescentes. São muitos questionamentos. Por exemplo: o que é a felicidade? Nós encontramos respostas interessantes sobre isso, sobre a importância do meio ambiente, o protagonismo feminino. Nós somos uma escola católica. O nosso valor é cristão. Por isso, é importante essa reflexão”, prosseguiu Celimar Cunha.

[e-s001]Outras pesquisas
Os alunos diversificaram os subtemas de pesquisa, utilizando vários recursos, como reciclagem, maquetes e apresentação teatral. Na quadra poliesportiva da escola, o público se encantou com os caminhões, ônibus e carros feitos de papelão e outros materiais similares, pelos estudantes. Nos veículos em miniatura, havia mensagens sobre os perigos da conduta irresponsável no trânsito.

Os alunos explicaram, por meio de uma maquete e livros confeccionados, sobre a tragédia em Brumadinho, que aconteceu em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro deste ano - até o momento, foram encontrados, pelos bombeiros militares, mais de 250 corpos na lama. Jogos educativos animaram as pessoas que compareceram à mostra científica.

Nas salas de aula, a interação não foi diferente. Os alunos do 6º ano B, por exemplo, discorreram sobre a vida humana saudável e meio ambiente. A pequena Hallana Santana, 12, foi um dos destaques. Com sua dicção impressionante, levou conhecimento às pessoas que a escutavam atentamente. “Eu peço que todas as pessoas se importem com a vida, que é algo muito importante, é um presente de Deus. Não tem nada melhor do que viver. Muitas pessoas imploram para ter uma vida muito boa, mas não conseguem. Se você tem uma vida de muito amor, sentimento vindo de familiares e amigos, agradeça pelo que você tem, porque hoje você tem tudo. Amanhã, você pode não ter nada”, ponderou a aluna.

Emoção
A apresentação da Hallana, assim como a dos demais alunos da turma, deixaram o professor Rafael Oliveira Ferreira emocionado. “O Divina Pastora semeia educação há mais de 60 anos. Neste ano, estamos com o tema da vida humana saudável e meio ambiente, da nossa turma do 6º ano B. As crianças, de uma certa forma, têm o trabalho de desenvolver isso desde o início do ano. É um projeto realizado em etapas. Houve várias pesquisas. Hoje, é a conclusão do projeto, que abrange pesquisa de campo, palestras, o aprofundamento na biblioteca e busca das fontes”, ressaltou o docente.

Rafael Oliveira enfatizou que a “Mostra de Conhecimentos” promove a conscientização para o desenvolvimento sustentável, a bioética, que objetiva solucionar os conflitos existentes nas interações humanas no âmbito das ciências da saúde ou ciências da vida, em tudo aquilo que envolve questões morais e dos sistemas de valores.

“Tudo isso surge para garantir as gerações futuras, e ao mesmo tempo sem perdermos os nossos valores. A vida entra nos valores vitais, sendo a saúde como ponto positivo, e a doença como ponto negativo. Nós trabalhamos a questão da alimentação, a geração fast food, que é a comida rápida. Isso gera a obesidade e várias doenças”, comentou o professor.

[e-s001]Outubro Rosa
Além disso, segundo o professor, outro ponto destacado é o Outubro Rosa, movimento conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Enfim, são vários fatores que enriquecem nossa mostra científica. O Divina Pastora tem essa missão, de fazer não só com que os alunos cresçam no que tange à instrução, mas também que cresçam em valores humanos, da caridade, da solidariedade. E que eles possam levar esse aperfeiçoamento para o resto da vida, fazendo a diferença na sociedade atual”, concluiu o docente.

Em outra sala, foi abordado o tema “A evolução da vida humana e a defesa da vida”, pela turma do 8º ano A. Os alunos Thiago Monroe, René Garmatter, Isabela Souza e Ana Marieta interpretaram, respectivamente, Deus, Adão, Eva e a serpente, e a apresentação teatral teve o objetivo de mostrar as consequências destrutivas para o ser humano quando este promove a poluição da natureza. Os do 8º ano B enfatizaram, por outro lado, a “Produção de Alimentos e Impactos na Biodiversidade”.

“A produção de alimentos causa impactos na biodiversidade, como o desmatamento, a poluição, o desgaste do solo, o assoreamento, dentre outras coisas. Os alunos produzem, os alunos apresentam, como auxílio da coordenação e professores. Isso é muito legal. Esse evento é importante por ser um conhecimento extra. A gente conhece novas coisas”, disse Yasmin da Silva Figueiredo, que é presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Divina Pastora.

Outros temas também foram abordados na “Mostra de Conhecimentos”, como “Criança feliz com seus direitos respeitados”, “Quarteto fantástico: os elementos essenciais para a vida”, “O que é a felicidade?”, “A Ciência nos esportes – melhorando a qualidade de vida” e “Adolescência: costumes e tendências”.

SOBRE O INSTITUTO

O Instituto Divina Pastora nasceu de um sonho da irmã Josefa Maria de Aquiraz, em 15 de agosto de 1958, num antigo bairro da cidade de São Luís, conhecido como Porto Roma Velha, onde hoje fica a Alemanha. Com o sonho realizado, o IDP escolheu como patrona Nossa Senhora Divina Pastora, um dos títulos mais significativos de Maria: a Divina Pastora. A escola atende, atualmente, aproximadamente 1.500 alunos nos dois turnos de funcionamento, com Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 9º ano. Além das atividades letivas normais, oferece atividades extracurriculares de apoio pedagógico: balé, judô, xadrez, futsal, basquete, vôlei, natação, hidroginástica, teatro e iniciação musical. A escola cultiva com muita ênfase a vivência solidária através de seus projetos de ação solidária, atendendo a crianças e idosos carentes da comunidade e bairros vizinhos. Ao longo de mais de 50 anos, milhares de crianças e jovens passaram pelo IDP, sendo acolhidas, educadas e direcionadas para uma realização de suas vidas, e assim, constituindo-se um retorno, pois muitos dos ex-alunos levam seus filhos para a escola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.