COLUNA

Sem paradeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O drama que vive o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), se aproxima de uma novela. O gestor, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em setembro, é alvo de busca da Polícia do Maranhão após ter sido retirado do hospital em que estava internado. E a polícia o procura porque os filhos dele, Daniel e Natália Dutra, denunciaram o “sequestro” do pai feito pela madrasta, Núbia Dutra.
Segundo informou à coluna Daniel Dutra, antes de buscar ajuda da polícia, ele procurou o pai em todos os endereços e contatos que a primeira-dama de Paço do Lumiar tinha. Como não conseguiu retorno, decidiu denunciar o desaparecimento.
A polícia então entrou no caso. Descobriu que no sábado, 19, quando foi retirado do hospital por Núbia, que assinou um termo de responsabilidade, Dutra foi para um flat no bairro Ponta d’Areia. Por lá, ficou até a última terça-feira, 22.
Agora, os investigadores tentam saber o paradeiro de Núbia Dutra e do prefeito licenciado de Paço do Lumiar.
Os filhos de Dutra temem pela vida do pai, que não anda, não fala com clareza e não reconhece as pessoas.
Quanto à população de Paço do Lumiar, permanece a incerteza se o prefeito escolhido por eles ainda voltará para o cargo. Incerteza devido à absoluta falta de transparência em todo o processo que envolve a saúde do chefe do município, que representa a vida de milhares de pessoas.
O enredo, apesar de parecer ficção e se assemelhar a uma novela mexicana, é triste e complicado.

Investigação
A Polícia Civil já conversou com pessoas próximas a Núbia Dutra, incluindo amigos, parentes e até blogueiros que divulgaram a informação de que Domingos Dutra estava em São Paulo.
O aeroporto de Paço do Lumiar também vem sendo monitorado para saber se algum voo particular sairá de lá e se o prefeito estará em algum deles.
Por enquanto, o que a polícia tem é um vídeo gravado em que aparece Dutra balbuciando poucas palavras.

Calados
Por se tratar de um homem público, o drama familiar do prefeito de Paço do Lumiar chama atenção da população.
Mas parece não chamar atenção de seu partido, o PCdoB, que desde que Domingos Dutra sofreu o AVC não se pronunciou.
Com o “desaparecimento” do prefeito, a postura da legenda não tem sido diferente. Nada é questionado pelo PCdoB, nem uma nota é emitida. O silêncio (ou desinteresse) é total.

Encontro
O PTB do Maranhão vai realizar um encontro nacional em São Luís hoje. O partido debaterá o espaço da mulher na política.
O encontro vai ter a presença do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, e do deputado federal e presidente do PTB no Maranhão, Pedro Lucas Fernandes.
Esse tipo de encontro vai passar também pelas principais cidades do Brasil, com o objetivo de preparar, qualificar e fortalecer candidaturas femininas para a campanha eleitoral de 2020.

Homenagem
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai homenagear hoje a advogada Anna Grazyella Santana Neiva Costa com a medalha “Ministro Arthur Colares Moreira”.
A advogada foi secretária-chefe da Casa Civil do governo de Roseana Sarney e receberá a comenda pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Além de Anna Grazyella, serão homenageados o juiz Ângelo Antônio dos Santos, presidente da Associação de Magistrados do Maranhão, o procurador, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, do TRE-SP, e ainda o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

Operação
A Polícia Federal fez operação ontem cujos alvos foram empresas que desviavam dinheiro público.
O consórcio Cobrape/STCP - formado pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) e pela STCP Engenharia -, que foi alvo da PF, trabalhou no governo do Maranhão.
Segundo dados do Portal da Transparência do governo estadual, o consórcio recebeu mais de R$ 7,7 milhões da gestão de Flávio Dino devido ao programa Viva Maranhão. O governo disse que as empresas em questão não mais trabalham para a gestão estadual.

Contra-atacando
O “contra-ataque” aos números da Escutec/O Estado sobre a sucessão em São Luís já foi inciado pelo PCdoB.
Rubens Júnior - que apareceu somente com 1% das intenções de votos - depois de demonstrar desinteresse pela disputa na capital, fez um vídeo para mostrar o programa Cheque Minha Casa.
Com pinta de candidato, o comunista se porta como se tivesse em plena campanha política no horário dos programas eleitorais na televisão.

DE OLHO

R$ 5 mil é o valor do benefício do programa Cheque Minha Casa do governo estadual para cada família inscrita. A previsão é de que 7,5 mil famílias sejam beneficiadas.

E MAIS

• Os vereadores de São Luís debateram ontem sobre o programa IPTU Justo, que prevê descontos de até 30% no IPTU quando serviços públicos não são oferecidos aos cidadãos.

•A ideia, segundo o autor da proposta, vereador Honorato Fernandes (PT), é aumentar a arrecadação e ao mesmo tempo levar serviços públicos à população.

•A visita da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados a São Luís já tem data certa: 7 de novembro. Os deputados irão à Procuradoria Geral de Justiça e também voltará a ouvir os delegados Tiago Bardal e Ney Anderson Gaspar..

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.