Prevenção

Mais de 300 ocorrências este ano em escolas da Grande São Luís

Foram 37 casos de ameaças, incluindo 12 a professores; 39 de uso de drogas; 28 brigas e seis de bullying; ação da Ronda Escolar está sendo intensificada

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ronda Escolar tem atuação em sala de aula no sentido de prevenir ações violentas e coibir uso de drogas
Ronda Escolar tem atuação em sala de aula no sentido de prevenir ações violentas e coibir uso de drogas (ronda escolar)

O trabalho da Ronda Escolar, que é um projeto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Polícia Militar, está sendo intensificado para combater a violência nas escolas do Maranhão. De janeiro deste ano até o mês passado, os militares da Ronda Escolar registraram 303 ocorrências somente nas unidades de ensino da Grande Ilha. Apenas casos de ameaças foram registrados 37; uso de entorpecentes, foram 39 ; briga entre alunos, 28 casos; e, seis registros de bullying.

No ano passado, foram 174 ocorrências atendidas nas unidades de ensino e 3.279 providências tomadas. Entre elas, 30 mediações de conflitos e um total de 2.972 rondas.

Ainda no começo desta semana, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, a comandante de Segurança Comunitária, coronel Augusta de Andrade, o subcomandante do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar, major Manoel Alves, e demais oficiais da Polícia Militar participaram de uma reunião para alinhar novas ações fundamentais para o bom funcionamento das escolas, principalmente, com relação ao combate a drogas. Felipe Camarão ressaltou que um dos pontos afirmados foi o aumento do efetivo de militares para trabalharem na Ronda Escolar.

A outra questão foi o incremento desse trabalho para todo o estado. O secretário de Educação informou ainda que o trabalho já vem sendo feito em Timon, Imperatriz, Barra do Corda e Açailândia, mas o objetivo é atingir todas as escolas dos 217 municípios maranhenses. “A polícia vai visitar ainda mais as escolas. O contato entre militares, alunos, professores e pais será vai intenso e as rondas serão mais diárias”, frisou Felipe Camarão.

Ele também comentou que a Secretaria de Educação no começo deste ano disponibilizou um espaço para sediar a sede do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar, no São Francisco. “Um local de acesso fácil, perto das escolas e da comunidade. Isso contribui com o fortalecimento desse trabalho e não deixando de proporcionar um atendimento adequado”, disse o secretário.

Ronda Escolar
A coronel Augusta de Andrade informou que a Ronda Escolar vem sendo realizada há mais de duas décadas. Ela foi criada a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) para atuar nas escolas da rede pública estadual de ensino. Os militares exercem o policiamento e o atendimento da comunidade escolar, pautada, principalmente, nas ações preventivas, ostensivas e educacionais.

Ela ressaltou que, por meio da Lei de número 10.823, foi criado o 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar, no dia 26 de março do ano passado. No momento, o batalhão é comandado pelo tenente-coronel José Maria Alves. “O batalhão tem como um dos objetivos garantir a segurança das instituições de ensino e arredores por meio do policiamento comunitário escolar e desenvolver ações preventivas como palestras, visitas, rondas e mediações de conflitos”, explicou a coronel.

Ainda de acordo com a coronel, somente neste ano a Ronda Escolar atendeu 303 ocorrências nas escolas da Grande Ilha. Apenas casos de indisciplina, um total de 26. Em relação a ameaça a professor, foram 12 casos, e 26 ocorrências de furto. Já a quantidade de providências tomadas, somam 4.443. Somente mediações de conflitos, 50 casos; palestras, 143; 3.900 rondas; 38 reuniões com os pais e 46 orientações a alunos.

Ações
Os atendimentos às ocorrências, segundo a coronel, as rondas de rotina, palestras e as outras ações são realizadas obedecendo aos setores constantes em escala de serviço. Em caso de ocorrência pontual, o militar pode deslocar até a escola específica para sanar algum problema.

O subtenente Ezédio ficou encarregado, ontem, pelas escolas da área do Centro e do São Francisco. Ele informou que são realizadas visitas e palestras, mas constatando algum tipo de ocorrência é necessário que seja de imediato solucionado. “Ainda ontem, em uma das escolas visitadas foi necessário fazer uma mediação de conflito. Havia a suspeita de dois alunos terem cometido ato de indisciplina”, comentou o militar.

Rosana Mendes, gestora do Centro de Ensino Desembargador Sarney, no São Francisco, disse que apenas neste ano a Ronda Escolar já solucionou três ocorrências com sucesso e conseguiu retirar um grupo, que não era de alunos da escola, suspeitos de usarem entorpecentes nas imediações. “A polícia, presente nas escolas, acaba proporcionando segurança até mesmo para a comunidade”, afirmou a gestora.

Mais serviços

O subcomandante do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar, major Manoel Alves, declarou que, durante o período de 7 a 12 de outubro, a polícia realizou o projeto Ronda da Alegria e proporcionou a alegria para mais de 500 crianças da Grande Ilha, como informações sobre o combate a drogas e o bullying.

O major disse que esse projeto vem sendo realizado desde o ano de 2017 pelo Batalhão Escolar e atende principalmente crianças na faixa etária de 3 a 8 anos. “A equipe é formada por militares e conta histórias, realizam brincadeiras e exibe vídeos educativos. Para ter esse projeto nas escolas e em eventos comunitários bastam agendar via ofício pelo e-mail rondaescolarpmmma@gmail.com”, explicou Manoel Alves.

Números

303 atendimentos somente nos colégios da Grande Ilha pela Ronda Escolar neste ano
4.443 providências tomadas pelos militares nas escolas da Região Metropolitana de São Luís em 2019

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.