IPTU Justo

Câmara de São Luís debate proposta de descontos no IPTU

Projeto de lei 27/2019, de autoria de Honorato Fernandes, prevê descontos de até 30% no imposto caso serviços públicos não estejam sendo disponibilizados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Autor da proposta, Honorato Fernandes, diz que IPTU Justo é uma "justiça tributária" em São Luís
Autor da proposta, Honorato Fernandes, diz que IPTU Justo é uma "justiça tributária" em São Luís (honorato Fernandes)

O Projeto de Lei 027/19, chamado de IPTU Justo, de autoria do vereador Honorato Fernandes (PT), foi debatido ontem em audiência pública ontem na Câmara Municipal de São Luís. A proposta prevê descontos de até 30% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano e caso de falta de serviços públicos previstos em lei.

Segundo Honorato Fernandes, a ideia do projeto é fazer “justiça tributária” ao cidadão. “Queremos, na verdade, levar justiça tributária a uma sociedade que paga inúmeros impostos, mas não vê o retorno dos tributos na prestação dos serviços públicos”.

Pelo projeto, o contribuinte, terá o direito a descontos de até 30% no valor do IPTU, caso haja, em sua comunidade, ausência de serviços públicos que deveriam ser prestados pela Prefeitura de São Luís. Os serviços são: meio-fio ou calçamento, canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgoto sanitário; rede de iluminação pública; escola primária ou posto de saúde a uma distância mínima de 3 quilômetros do imóvel considerado.

Uma das questões debatida foi a a redução na arrecadação do município. Segundo o autor da proposta, o efeito será contrário. “Se aprovada, a proposta abre a possibilidade de melhorar a arrecadação do município, à medida que incentiva o pagamento fruto de uma arrecadação justa. Pois, assim como é um dever do cidadão pagar o imposto, é também um direito dele cobrar”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.