COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
U M ENCONTRO fraterno com o jovem e vitorioso médico cirurgião geral e nutrólogo Danilo Everton, durante jantar no Bistrô Alameda Trinta, cujo menu proposto pelo Chef Warwick Trinta só mereceu aplausos. Danilo é especialista em emagrecimento, hipertrofia e longevidade saudável, com atendimentos em São Luís, Timon e Imperatriz, no Instituto Dr. Danilo Everton
U M ENCONTRO fraterno com o jovem e vitorioso médico cirurgião geral e nutrólogo Danilo Everton, durante jantar no Bistrô Alameda Trinta, cujo menu proposto pelo Chef Warwick Trinta só mereceu aplausos. Danilo é especialista em emagrecimento, hipertrofia e longevidade saudável, com atendimentos em São Luís, Timon e Imperatriz, no Instituto Dr. Danilo Everton
O DESEMBARGADOR e acadêmico Lourival Serejo, após sua aplaudida palestra sobre “Mulheres nos romances de Aluísio Azevedo”, na Feira do Livro de São Luís, recebeu Diploma de Homenagem e Gratidão da União Brasileira de Escritores, como idealizador do Encontro de Escritores Maranhenses. Na foto, Lourival com Benedito Buzar, presidente da AML, Elias Azulay, presidente da UBE-MA, e os acadêmicos José Ewerton, Welinton Carvalho e Sebastião Moreira Duarte
O DESEMBARGADOR e acadêmico Lourival Serejo, após sua aplaudida palestra sobre “Mulheres nos romances de Aluísio Azevedo”, na Feira do Livro de São Luís, recebeu Diploma de Homenagem e Gratidão da União Brasileira de Escritores, como idealizador do Encontro de Escritores Maranhenses. Na foto, Lourival com Benedito Buzar, presidente da AML, Elias Azulay, presidente da UBE-MA, e os acadêmicos José Ewerton, Welinton Carvalho e Sebastião Moreira Duarte

Enem à vista
Mais de 50 alunos das 3ªs séries do Ensino Médio da Escola SESI Anna Adelaide Bello em São Luís, iniciaram ontem uma revisão de quatro
aulões para o ENEM/2019 que ocorre
nos dias 3 e 10 de novembro.
Os aulões contam com a parceria do One Pré-vestibular, que utilizam a metodologia Tigres da Natureza, em que são abordadas questões do
Enem das disciplinas de química, física e biologia no Auditório Cássio Reis, na
Casa da Indústria.
O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, juntamente com a gerente da escola Anna Adelaide Bello,
Regina Sodré, fez a abertura das aulas destacando a referência do SESI
em todo o Brasil.

Palestra
A CDL São Luís, a Federação do Comércio do Maranhão e a Associação Comercial do Maranhão estão trazendo a São Luís, na próxima quinta-feira 31, o juiz federal Marlos Melek, membro da equipe de redação da reforma trabalhista que passou a vigorar no Brasil em novembro de 2017.
Ele vai proferir palestra sobre
o novo cenário do trabalho no Brasil, no auditório da Fecomércio na Av.
dos Holandeses.
Melek vai abordar os principais aspectos que as mudanças trouxeram nas relações de trabalho, ressaltando, especialmente, os novos modelos de contratação e as novas formas de pagamento de remuneração.

Base de Alcântara
Por 329 votos favoráveis e 86 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão.
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump em março e que tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo 523/19, prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana a partir do centro espacial brasileiro.
Em troca, o Brasil receberá uma compensação financeira.
O texto segue agora para análise dos senadores, já que o acordo precisa do aval das duas Casas para passar a valer.

No La Maison Coliseum
Na última sexta-feira, a cantora Márcia, uma das atrações do WS Sunset São Luís, que acontece neste sábado, no Blue Tree Towers Hotel, gravou, no palco do La Maison Coliseum, em Fortaleza, o projeto do seu novo DVD: “Márcia Fellipe Retrô”.
Ela conta sua história passeando pelos singles que ficaram registrados em sua inconfundível e potente voz, durante passagens por diversas bandas do gênero e, também, da sua carreira solo.
A noite promete muita emoção em um ‘revival’ de presente para os fãs da manauara que, aliás, estão sendo prestigiados com convite especial para o show.

Sem saída
Dos 60 senadores que votaram a favor da reforma da Previdência, nem a metade sabe detalhes do projeto.
Aprovaram porque perceberam que aumenta, ano a ano, o rombo com o pagamento de aposentadorias e pensões.
Não havia outra saída.
O governo nem se deu ao trabalho de detalhar os cálculos atuariais. Sabe que Suas Excelências não passam de generalistas. Vão, no máximo, até a leitura rápida do texto. Entender é outra coisa.

Caama bem nascer
Na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama), Dr. Diego Sá, reúne convidados especiais, na própria sede da instituição, localizada no bairro do Calhau, para o lançamento do projeto “Caama bem nascer”. Trata-se de uma iniciativa que chega num momento ímpar na vida das famílias dos advogados associados.

TRIVIAL VARIADO

O Juiz Federal Newton Ramos está sendo esperado hoje em São Luís para fazer o lançamento do seu livro Poderes do Juiz no Processo Civil e sua
conformação Constitucional.

No assunto: o livro, com o selo da Editora JusPODIVM, será lançado amanhã, dia 25, às 18h30, no prédio do Mestrado em Direito da UFMA, localizado em frente ao Teatro Arthur Azevedo.

Caso se confirme a colheita de 126 milhões de toneladas de soja na safra 2019/2020, o Brasil se tornará o maior produtor do mundo, ficando 30 milhões acima dos Estados Unidos. O Maranhão é produtor de soja.

Na Câmara dos Deputados, funciona a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Notícias Falsas. Durante a reunião de ontem, especialistas convidados foram unânimes em apontar que a disseminação está ligada à disputa política. Só eles não sabiam…

Comissão externa do Senado vai acompanhar por 180 dias o derramamento de petróleo no Litoral do Nordeste. Desistirão ao primeiro grito de “homens ao mar”.
Eleita ontem, a nova ouvidora do Ministério Público do Maranhão para o biênio 2019/2021. Candidata única, a procuradora de justiça Maria Luiza Ribeiro Martins foi eleita com todos os 32 votos dos integrantes do Colégio de Procuradores
de Justiça.

Nos dias 26 a 28 deste mês, o festival Glacial Fest desembarca em São Luís. As noites contarão com shows de vários artistas, entre os quais a Banda Rei, Switch 14, Bruno Rodrigues, Banda My Love, Pablo, Grupo Digital e Mesa de Bar.

DE RELANCE

Poderá ser beneficiado
Esta semana, a prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, completa três anos. As refeições de 1 mil e 300 dólares no restaurante Guy Savoy e de 1 mil e 117 dólares no Le Grand Vefour, da lista dos famosos de Paris, foram trocadas por quentinhas. Poderá ser beneficiado com a liberdade, se o Supremo Tribunal Federal não considerar suficiente a condenação em segundo grau para manter o réu detido.

Saída em fila
A executiva nacional do PDT marcou para 25 de novembro o julgamento dos oito deputados federais que votaram a favor da reforma da Previdência, contrariando orientação, entre os quais o maranhense Gil Cutrim. Quatro já encaminharam a desfiliação. Daqui um mês, os restantes já terão tomado o mesmo caminho.

Alma Gêmea
A terapeuta e instrutora oficial de ThetaHealing®️Renata Sabino (RJ) ministra em São Luís o workshop “Alma Gêmea – Como Encontrar o Par Ideal”; com teorias e práticas baseadas nos conceitos de Viana Stibal,
criadora da terapia energética ThetaHealing®️. O evento será nesta sexta-feira, das 19h às 21h, no Geap Saúde, localizado no Jaracaty Shopping.

Primeiros sinais da Reforma
A aprovação em segundo turno pelo plenário do Senado do texto-base da Reforma da Previdência produziu os primeiros sinais positivos na economia: a Bolsa fechou em maior pontuação da história, acima dos 107 mil e o dólar teve queda de 1,327% e terminou o dia sendo negociado a 4,0757 reais.

Trabalhador urbano
Proposta aprovada pela Câmara e pelo Senado: idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens após o período de transição, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos para mulheres e 15 anos para homens que já contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trabalhadores homens da iniciativa privada que ainda não entraram no mercado de trabalho terão de contribuir por pelo menos 20 anos.

O prejuízo é grande
Só dois fatos são absolutamente certos sobre a tragédia do petróleo que emporcalha os nossos mares: não se sabe a origem do óleo e nem a vastidão do estrago. Há quem diga que ‘se esse óleo estivesse aparecendo na praia de Copacabana, seria o maior alarido’. Perfeito. O fato ganha o noticiário nacional, mas sem a real dimensão que requer, uma pancada tão violenta que em alguns casos, segundo biólogos, nos recifes de corais e manguezais a recuperação vai levar duas décadas e meia.

Feira da Construção Civil
Uma boa representação de empresários maranhenses está na Bahia participando, até sexta-feira, com alguns dos principais representantes da indústria, do comércio e dos serviços da construção, da primeira edição da Feira da Construção Norte/Nordete (Finnec), promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia, com apoio de 14 sindicatos.

Feira da Construção Civil 2
A feira tem previsão de movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios com a participação de todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país. Um dos destaques do encontro será o ‘painel do conhecimento’, com a presença de mais de 30 palestantes, fórum, rodada de negócios e outras ações voltadas para os empresários e profissionais da construção civil.

Para escrever na pedra:
“Paixão é o encontro de duas pressas. Amor é o encontro de duas paciências”. De Fabrico Carpinejar, escritor gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.