COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
NOITE de boas conversas e quitutes deliciosos marcou o encontro de despedida de Ana Karin Quental, que ontem regressou a São Paulo, após uma boa temporada em São Luís. Dividiram a noitada com ela, os empresários Emmanuel Márcio Barbosa e Fernando França (proprietário do Grupo Eco Clinic - Clínica Médica e Medicina do Trabalho) e o Repórter PH
NOITE de boas conversas e quitutes deliciosos marcou o encontro de despedida de Ana Karin Quental, que ontem regressou a São Paulo, após uma boa temporada em São Luís. Dividiram a noitada com ela, os empresários Emmanuel Márcio Barbosa e Fernando França (proprietário do Grupo Eco Clinic - Clínica Médica e Medicina do Trabalho) e o Repórter PH

Carisma de Taís
Quem não viu a moça do Ceará que apresentou o Jornal Nacional no sábado passado, não sabe o que perdeu.
Ela se chama Taís Lopes, é loira, tem 29 anos e uns ares de Charlize Theron.
Sexta-feira, no último bloco do Jornal Nacional (JN), que aqui vai ar pela TV Mirante, ela e um apresentador do Tocantins foram convocados para sentar-se à bancada com o William Bonner e a Renata Vasconcellos.
Taís acomodou-se na cadeira, sorriu, começou a falar e, naquele momento, todas as luzes incidiram sobre ela. O clima do jornal mudou, o brilho da TV aumentou. Em 30 segundos, os outros três apresentadores tornaram-se subalternos e cinzentos.
Taís é muito bonita, mas não foi só a sua beleza física que fez aquela mágica. Ela emanou uma jovialidade e um frescor que despertavam no espectador a vontade de ficar olhando para ela e ouvindo o que dizia.
A moça tem carisma.

Caratecas em Fortaleza
Atletas maranhenses participaram, no fim de semana, em Fortaleza, do V Campeonato Mundial de Karatê Esportivo 2019. Mais de 1.800 caratecas de 32 países prestigiaram a edição.
Entre os dias 17 e 20 de outubro, durante quatro dias intensos, a capital cearense sediou a competição, que acontece de dois em dois anos.
Saulo Oliveira, que integra o grupo Brasil Krav Fighters e é professor na Academia Combat Center, lutou dia 17 de outubro e conquistou a medalha de bronze na categoria adulto, faixa preta absoluto.
A partir de agora, ele se
prepara para competições em 2020, como o Campeonato Pan-Americano, em Buenos Aires, e o Campeonato Brasileiro.

Sobre Mulheres
A seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil vai promover no próximo dia 29, no auditório da Ordem, o II Fórum da Mulher e da Advogada.
O evento se propõe a proporcionar um espaço de discussões e reflexões sobre os direitos das mulheres e serviços jurídicos prestados pela CMA.
Além disso, será realizado um debate sobre os temas para analisar aspectos teóricos e práticos desses direitos.
As discussões servirão para idealizar ações que impactem de maneira efetiva no âmbito social e profissional
dessas mulheres.
A formação é destinada às advogadas, advogados, operadores do Direito, acadêmicos das diversas áreas do conhecimento e o público em geral.

Samba enredo da Flor
O Carnaval 2020 já está agitando as quadras das escolas de samba de São Luís.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba, por exemplo, promove nesta sexta-feira, dia 25, a grande final do concurso de samba enredo que será cantado na Passarela do Anel Viário, para mostrar o enredo “Tradição, Devoção e Alegria, a Flor canta as festas patrimônio cultural imaterial do Brasil”, do carnavalesco Ítalo Fonseca.
Da noitada participarão as três propostas classificadas na eliminatória promovida no dia 18.
Na programação musical da noite, constam as seguintes atrações: Boi Lendas e Magia do Centro Histórico, Tambor de Crioula das Onças, Bateria Fabulosa da Flor do Samba, e apresentação das propostas concorrentes.

Marreta nos dedos de corruptos
Manifestação do ministro Luis Roberto Barroso em uma sessão plenária recente do Supremo Tribunal Federal:
“Corrupção mata, mata na fila do SUS, mata na falta de leitos, mata na falta de medicamentos, nas estradas que não têm manutenção adequada, destrói vidas que não são educadas por falta de escolas, de equipamentos, de cuidados. O fato de o corrupto não olhar nos olhos a vítima que ele produz, a crença de que a corrupção não é um crime grave e violento, e que os corruptos não são perigosos, geram um quadro sombrio em que recessão, corrupção e criminalidade elevadíssima nos atrasam na história, num país que não consegue progredir.”
Deve ser afixada na porta de muitas repartições públicas do Oiapoque ao Chuí.

Sabores da Terra
Concluída com enorme sucesso, pela Prefeitura de São Luís, a 8º oficina de gastronomia “Sabores da Terra”.
Desta vez, o ingrediente trabalhado pelos participantes foi a juçara, nome do fruto e de uma planta nativa da
região da Amazônia.
As oficinas consistem em mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de fortalecimento dos produtos regionais e oportunidade de geração de renda para a população bem como de fomento ao turismo.
A ideia é que a partir da aquisição de conhecimentos culinários, o participante opte pelo empreendedorismo no setor.
Nas sete oficinas anteriores à da juçara foi oferecida capacitação gastronômica a partir de produtos como macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, abacaxi,
jabiraca e milho.

Um baile solidário e alegre
Está chegando mais uma edição do Baile do Gratitude, que deverá reunir uma ala de grande charme de nossa sociedade no Hotel Luzeiros, dia 31, que é a Noite do Halloween! Tudo indica que será, mais uma vez, uma noite divertida e repleta de atrações superanimadas, com comida e bebida à vontade! Os convites estão sendo adquiridos mediante uma doação para a reforma da Escola Criança Feliz, do Sacavém.

TRIVIAL VARIADO

A dois meses para o final do ano, o Ministério da Economia finalmente vai apresentar um pacote para incentivar
a geração de empregos.
Medidas como microcrédito, qualificação profissional e a carteira verde-amarela (flexibilização de regras trabalhistas) chegarão ao Congresso em novembro.

Tem mais: diante de quase 13 milhões de desempregados, a reação do governo demorou demais. A justificativa é de que as atenções estavam voltadas para a reforma da Previdência. A próxima etapa depende da retomada da confiança dos investidores e da aprovação de medidas no Legislativo.

Em tempo: na ânsia de colocar o mercado de trabalho para funcionar, o que o governo não pode é confundir informalidade com empreendedorismo. A aprovação das mudanças nas aposentadorias é importante, mas não melhorou o humor dos mercados na proporção esperada.

Rosimar e José Carlos Salgueiro vão mandar celebrar missa só para os familiares para agradecerem a graça de terem mantido até agora uma união matrimonial feliz por exatos 50 anos.

A comemoração das Bodas de Ouro, como se sabe, será na próxima sexta-feira, no Hotel Blue Tree, com os convidados usando traje Passeio Completo – ou seja, os homens rigorosamente de terno e gravata.

Da boca para fora, governos falam insistentemente na necessidade de ajuste fiscal, porém mergulham cada vez mais no desajuste. Não há tubo de oxigênio que suporte.

Quando não havia redes sociais, Fernando Henrique Cardoso dizia em suas palestras: “No Brasil, as palavras de ordem são consumidas como fogo de lenha.”

Teresa Martins andou circulando pela cidade balneária de Tutóia, onde se fartou de saborear frutos do mar. Hoje, ela retoma os convites para a Noite de Gala de 7 de Dezembro que o Grupo Mirante realiza para celebrar o Jubileu de Ouro de Jornalismo do titular desta coluna.

Grupo grande de amigos dos Buhatem está sendo esperado no sábado em São Luís para o casamento de Larissa Buhatem com Lucas Noronha. Virão convidados de São Paulo, Rio, Fortaleza e Belém.

DE RELANCE

Saques do FGTS
Os nascidos no mês de janeiro e que não tem contas na Caixa Econômica já podem sacar até R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As agências abriram no sábado para facilitar o acesso de quem tem direito. As agências da caixa funcionaram no sábado para atender a demanda de saques do FGTS. Seguindo o calendário divulgado pelo Governo Federal, no Maranhão são esperados 82 mil beneficiários que devem
sacar um montante de R$ 9 milhões. No comércio, a expectativa é que o dinheiro disponibilizado incremente a economia de fim de ano.

MULTIEducação
A MULTIEducação 2019 começa nesta quinta-feira em São Luís, no Golden Shopping, e promete ser um grande ponto de encontro, de troca de ideias, divulgação de novas tecnologias, apresentação de serviços e soluções que venham somar com o aprimoramento da dinâmica educacional. Várias instituições de ensino estão confirmadas e um rol de palestras gratuitas também. Eles abordarão temas diversos que misturam Inovação, Tecnologia, Carreira, Mercado de Trabalho e Empreendedorismo.

Sistema BRT
O início das obras de implantação do Sistema BRT de transporte nas Avenidas dos Holandeses e Litorânea, com criação de uma faixa exclusiva para ônibus, já começa a impactar tanto a população quanto o comércio da região. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza nesta quinta-feira 24, às 19h, um debate para apresentar aos empresários que possuem empreendimentos nessa região, os detalhes das obras da requalificação viária.

Sistema BRT 2
O evento, que pretende dialogar com o Governo do Estado e buscar soluções que reduzam os impactos sobre o comércio durante o período das obras, contará com a presença do Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo Pereira, que realizará uma apresentação sobre o projeto e o respectivo cronograma das obras. No projeto, estão previstos o alargamento da avenida dos Holandeses com a utilização do recuo de pista e a eliminação de alguns pontos de estacionamentos ao longo da via.

Expectativa
A reforma administrativa atingirá não só o funcionalismo da União. Governadores e prefeitos avaliam que o projeto de reestruturação do serviço público terá gatilhos para estados e prefeituras. Por isso, poucos se apressam no envio de projetos às Assembleias Legislativas e às Câmaras Municipais. A possibilidade de mudança na
estabilidade será um dos itens.

Muita imaginação
Denominações das inúmeras fases da Operação Lava Jato são plenas de criatividade. Nenhuma supera a que prendeu, semana passada, cinco deputados na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro: Furna da Onça.
Identifica o antro.

O caso agora é o Lula lá
Nas manifestações do “Lula livre”, tão bem difundidas nas redes sociais, ficou evidente um fato: os manifestantes, na grande maioria, tinham cabelos brancos, sinal de que a militância petista envelheceu. A eleição de Eden Valadares, apoiado por Jaques Wagner, para a presidência do partido na Bahia, fez prevalecer a tese, ostensivamente defendida por Wagner, da necessidade de renovação, para rejuvenescer o partido. Se a ideia vai embalar em nível nacional, é outra conversa. Lula é um velho que se acha novo.

É preciso facilitar a renúncia
Já que a Lei de Responsabilidade Fiscal não funciona, é preciso criar uma de Responsabilidade Eleitoral. Artigo 1º e único: Prometeu, mentiu e não cumpriu, busque a porta de saída. Até alguns anos atrás, era aguardada a sinalização de governos estaduais sobre o direcionamento dos investimentos públicos. O conhecimento das quantias era essencial para o setor privado. Quem examinar o orçamento do Estado para 2020 não achará nada.

Para escrever na pedra:
“Muitas das falhas da vida acontecem porque as pessoas não percebem o quanto estavam perto do sucesso quando desistiram”. De Thomas Edison (1847-1931),
inventor americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.