Unidade de menor

Funac: unidade de Imperatriz causa preocupação à Sedihpop

Constantes tentativas de fuga na Unidade Semear leva secretaria a enviar equipe para acompanhar a situação

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Menores infratores em mais uma tentativa de fuga em Imperatriz
Menores infratores em mais uma tentativa de fuga em Imperatriz (Fuga)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) tem mostrado preocupação com a situação da Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) de Imperatriz. Uma equipe foi enviada para aquela cidade e pediu apoio aos policiais militares para evitarem as constantes ocorrências de fuga dos internos.

Somente nos últimos cinco meses, pelo menos cinco ocorrências de motim e fugas ocorreram no Centro Socioeducativo de Internação Semear, no bairro Três Poderes, nessa cidade, onde 33 adolescentes cumprem medida socioeducativa.

A Sedihopp informou, por meio de nota, que está adotando as medidas para estabilidade e garantia das atividades da unidade da Funac e impedir às tentativas de fugas. Uma delas foi enviar uma equipe de São Luís para acompanhar as apurações dos fatos ocorridos no Centro Semear, solicitar que militares fizessem a segurança externa e solicitar o apoio de outras secretarias do estado para realização de ações preventivas e interventivas.

Ocorrências

Na segunda-feira, 21, a polícia registrou mais uma tentativa de fuga no Centro Semear. Os militares permaneceram no local até o controle da situação. Na madrugada de sexta-feira, 18, a polícia acabou evitando uma fuga em massa nessa unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Os internos se rebelaram, quebraram celas e móveis foram danificados.

Alguns adolescentes subiram no telhado em tentativa de fuga. Houve gritaria e correria. As imagens de câmeras de monitoramento mostraram, pelo menos, quatro internos sobre o telhado. Os agentes da Funac acionaram a polícia. Um forte aparato policial foi deslocado para o local e conseguiu acalmar os ânimos e evitar a fuga.

Dias antes, segundo a polícia, cinco menores conseguiram fugir dessa unidade e até o momento apenas dois foram localizados. No dia 31 de julho deste ano, a polícia também evitou uma fuga nessa unidade. Durante a ação, alguns adolescentes se esconderam no telhado, mas foram capturados por agentes do centro socioeducativo.

Ainda de acordo com a polícia, não houve registro de feridos. No mês de junho, 19 adolescentes fugiram desse centro e a polícia somente conseguiu recapturar nove deles, em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.