Estreia

Drama e solidão retratados no cinema

Filme "Greta", que estreia amanhã no Cine Lume, traz no elenco nomes como Marco Nanini e Denise Weiberg

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cena do filme "Greta", que estará em cartaz no Cine Lume
Cena do filme "Greta", que estará em cartaz no Cine Lume (Greta)

São Luís - Estreia do cineasta cearense Armando Praça, o longa-metragem “Greta” estreia amanhã em São Luís, com sessões diárias às 15h30 e 19h10, no Cine Lume (Renascença). O filme, que foi exibido durante o 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, é vencedor dos prêmios de Melhor Longa-Metragem, Melhor Direção e Melhor Ator da 29ª edição Cine Ceará.

O drama LGBTQ+ traz no elenco Marco Nanini, que está de volta aos cinemas na pele de Pedro, um enfermeiro homossexual de 70 anos, fã fervoroso de Greta Garbo. É em torno do personagem que a trama se desenvolve.

No longa, Pedro (Marco Nanini) precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para sua melhor amiga, Daniela (Denise Weiberg). Para conseguir internar a amiga travesti no hospital lotado, ele precisa ajudar Jean (Demick Lopes), um jovem que acaba de ser hospitalizado e está algemado por ter cometido um crime. Jean pede ajuda para fugir do hospital, e Pedro vê a chance de conseguir salvar a amiga, que sofre de uma insuficiência renal grave. Pedro, então, esconde Jean na sua casa até a sua recuperação, e os dois acabam se envolvendo afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também cause mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

Ambientado em Fortaleza, o filme é livremente inspirado na peça “Greta Garbo Quem Diria Acabou no Irajá”, do dramaturgo Fernando Melo. A distribuição é da Pandora Filmes.

Diretor

Armando Praça, nascido em 1978 em Aracati, Ceará é cineasta e sociólogo, trabalhou como assistente de direção, roteirista e preparador de elenco de importantes diretores brasileiros como, Marcelo Gomes, Karim Ainouz, Márcia Faria, Sérgio Rezende, Halder Gomes, Rosemberg Cariry, entre outros.

Realizou curtas e médias-metragens. Entre eles “A Mulher Biônica” (exibido no festival de curtas metragens de Clermont Ferrand), “O Amor do Palhaço”, “Origem: Destino e Parque de Diversões”. Após “Greta”, se prepara para filmar o segundo, “Fortaleza Hotel” e desenvolve os projetos “Ne Me Quitte Pas” e “Cachoeira do Descuido”.


Ficha Técnica - “Greta”


Direção e roteiro: Armando Praça

Produção: João Vieira Jr., Nara Aragão e Armando Praça

Produção Executiva: Maurício Macêdo e João Vieira Jr.

Direção de Produção: Maurício Macêdo

Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Direção de Arte: Diego Costa

Montagem: Karen Harley

Figurino: Thaís de Campos

Maquiagem: Amanda Mirage

Edição de Som: Waldir Xavier

Som Direto: Pedro Moreira e Moabe Filho

Mixagem: Nicolau Domingues

Elenco: Marco Nanini, Denise Weinberg, Démick Lopes, Gretta Sttar

Serviço

O quê

Filme “Greta”

Quando

A partir de amanhã

Onde

Cine Lume – Renascença

Sessões

Às 15h30 e 19h10



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.