Moda

"Determinação: Catirina" tem inspiração no empoderamento da personagem lendária

Desfile traz à passarela o conceito do poder do convencimento feminino em conseguir que seu desejo seja realizado, tema de uma das mais famosas narrativas do bumba meu boi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Rodrigo Raposo volta a São Luís cheio de inspiração
Rodrigo Raposo volta a São Luís cheio de inspiração (Raposo)

Uma das lendas do bumba meu boi do Maranhão mais conhecidas e celebradas no Brasil, principalmente no Nordeste, é a história de Catirina e Pai Francisco. A lenda mostra o poder do convencimento feminino em conseguir que seu desejo seja realizado. O empoderamento e poder feminino da personalidade da lendária Catirina serviram de inspiração para o arquiteto de moda, Rodrigo Raposo, que retorna a São Luís trazendo o desfile “Determinação: Catirina”, que traz a personagem como referência para as criações.

Depois de três anos se dedicando ao aperfeiçoamento da renda renascença, em Pernambuco, o artista volta ao cenário da moda maranhense reunindo grandes talentos locais, entre eles a cenografia da Ruber Produções, casting de Tânia Lima e make up de Oswaldo Rodrigues.

Fugindo das tendências da estação, as criações reproduzem a força e beleza da mulher pelo olhar de moda de Rodrigo. O palco para o lançamento conceito será a casa onde Rodrigo foi criado e que se transformou em um espaço de convivência que reúne moda, cafeteria, spa urbano e trailer bar. A "Casa Terra" receberá convidados e imprensa para o desfile conceito deste arquiteto da moda maranhense, reconhecido pelo seu perfeccionismo e criatividade. O evento, que acontece nesta quarta-feira 23, conta também com o lançamento da nova coleção da marca Santa Lolla.

RODRIGO RAPOSO

Desde criança, o maranhense Rodrigo Raposo é apaixonado pelos tecidos. Criado com a forte presença das tias o artista cresceu admirando a elegância da avó, sempre com roupas alinhadas e de bom gosto.

Com fascínio pela moda, aos 16 anos Rodrigo começou a participar de festas carnavalescas, idealizando e costurando fantasias. No entanto, com perfil para as passarelas, o artista começou a modelar em desfiles na capital. Em seguida, o jovem partiu para o Rio de Janeiro, onde estudou e aperfeiçoou seu talento para a moda.

Ávido por mais conhecimento, o jovem foi para a Itália, onde começou a trabalhar em uma loja de roupas. Desde então, Rodrigo Raposo coleciona títulos surpreendentes e é referência no cenário nacional.

Uma das grandes paixões de Rodrigo é a renda renascença. A técnica têxtil, que teve sua origem em Veneza, na Itália, é a fonte de renda de centenas de mulheres do estado de Pernambuco, onde o artista passou os últimos três anos aperfeiçoando seus conhecimentos na técnica, que conta com pontos exclusivos, entrelaçados delicados e perfeccionismo, característica principal do artista.

Além de um dos maiores nomes da renda renascença, Rodrigo é referência quando o assunto é vestido de noivas. Em vez de ser intitulado como estilista, o artista prefere ser chamado de arquiteto da moda, porque, mais do que desenhar uma peça, ele se preocupa com os detalhes ao escolher o tecido, avaliar o caimento e, acima de tudo, realizar sonhos, sua motivação diária.

CATIRINA

Catirina e Pai Francisco são os personagens principais de uma das lendas do bumba meu boi do Maranhão mais conhecidas e celebradas manifestações culturais do Brasil. O drama conta a história do desejo inusitado de Catirina em comer a língua do novinho mais bonito da fazenda de seu padrão.

Seu marido, apaixonado, não mediu esforços para realizar o desejo da amada e, mesmo sabendo do enorme risco que corria, atendeu ao pedido e matou o boi. Mas, para a infelicidade de Pai Francisco, o patrão descobriu e mandou seus vaqueiros atrás dele, capturando e ameaçando.

Desesperado pela morte do animal, o patrão chamou médicos para salvar o novinho, mas nenhum conseguiu reverter a situação. A cura do animal só aconteceu com a ajuda de pajés e feiticeiros da floresta, que conseguiram ressuscitar o boi. O patrão ficou tão feliz que libertou Pai Francisco. Homem e boi foram salvos!

SERVIÇO

O quê: Desfile conceito do artista Rodrigo Raposo
Quando: Dia 23 de outubro (quarta-feira), às 17h30
Onde: Espaço Casa Terra, Rua São Bernardo, nº 40, Olho d’Água

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.