Exposição

Cotidiano e realidade em mostra

Exposição fotográfica "Retratos da Terra" reúne imagens de alunos da escola municipal Casa Familiar Rural, do maranhense Meireles Jr. e da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Mostra está em cartaz no São Luís Shopping
Mostra está em cartaz no São Luís Shopping (Retratos da Terra)

São Luís - Resultado de um projeto que reuniu alunos da escola municipal Casa Familiar Rural, a exposição fotográfica “Retratos da Terra” está em cartaz até o dia 2 de novembro no São Luís Shopping (Jaracati). O trabalho nasceu de um projeto homônimo, realizado em São Luís no mês de junho, com o patrocínio da Alcoa. Além das fotos dos estudantes, o maranhense Meireles Jr. e a curadora da mostra, Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, têm imagens na exposição. Entre os dias 4 de novembro a 4 de dezembro, a exposição fica em cartaz na Casa do Maranhão (Praia Grande), com entrada gratuita.

A iniciativa, que conta ainda com um livreto impresso com as imagens, busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos na comunidade, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Durante alguns dias, 27 jovens participaram de um workshop e receberam formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens da cidade, cuidadosamente escolhidas para mostrar a comunidade local e os aspectos que caracterizam a cultura de São Luís. A mostra reúne 60 imagens.

O material passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. “A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes como pontos turísticos, as festas populares e o entorno da própria comunidade”, explica Karina Bacci.

O fotógrafo maranhense Meireles Jr. também foi convidado para apresentar o olhar de um artista local sobre o tema. “Para mim foi muito bom participar deste projeto. Tive surpresas muito boas com a convivência com os alunos que apresentam uma visão muito interessante. Com certeza vemos aí o nascimento de novos talentos”, diz Meireles Jr.

“A Alcoa valoriza as comunidades em que atua, por isso, incentivar projetos como o Retratos da Terra, que fazem com que os cidadãos amplifiquem seus olhares sobre seus territórios e deixem seu legado como forma de arte para a cidade é muito importante para reforçar a preocupação da empresa com a sociedade”, diz Michelle Shayo, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Alcoa.

Serviço

O quê

Exposição “Retratos da Terra”

Quando

Até 2 de novembro

Onde

São Luís Shopping - Jaracati

Retratos da Terra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.