Teatro

Impressões de Lima Barreto em monólogo teatral

"Traga-me a cabeça de Lima Barreto"  será apresentado hoje, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton; evento é gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto" será apresentado hoje
Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto" será apresentado hoje (A cabeça de lima barreto)

SÃO LUÍS- Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido artisticamente como Lima Barreto é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira, ele foi jornalista e romancista e um dos importantes nomes do movimento Pré-Modernista na Literatura Brasileira e tem considerado como sua obra-prima o livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma!, romance em que ele descreve a vida política e social do país após a Proclamação da República.

A sua trajetória é tema do espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, da Cia dos Comuns (RJ) que será apresentado hoje, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/ Senac (Jardim Renascença). A apresentação integra a programação da quarta etapa do projeto artístico Palco Giratório, a classificação indicativa é 14 anos e a entrada é gratuita.

A peça é inspirada principalmente em dois títulos de Barreto, “Diário Íntimo” e “Cemitério dos Vivos”, ambos publicados postumamente. “Diário Íntimo”,traz as impressões do autor sobre o preconceito racial e de como a sociedade diferencia e separa as pessoas pela cor da pele. Já “Cemitério dos Vivos” é uma narrativa autobiográfica do período que o autor ficou internado em um hospital psiquiátrico, do Rio de Janeiro.

Sendo um monólogo do ator Hilton Cobra, criador da Cia. Dos Comuns (RJ), a narrativa se desenrola após a morte do autor, quando eugenistas da época exigem a exumação do corpo de Lima para uma autópsia.
O espetáculo também mostra às várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto: sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.

Bate-papo

Ainda dedicando esta edição ao escritor brasileiro, o pensamento giratório traz um bate-papo com a temática “Duas ou três coisas que sei sobre Lima Barreto”, mediado por Talita Guimarães/MA. Discussão sobre a obra e a vida de Lima Barreto, o objetivo é oportunizar uma reflexão teórica que provoque maior entendimento sobre sua literatura e seu discurso político e filosófico. O pensamento giratório acontecerá amanhã, às 19h, na Pequena Cia. De Teatro (Centro).

A 4ª etapa do projeto Palco Giratório acontece em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias de 21 a 28 de outubro. Ainda na programação, que é inteiramente gratuita, a cena expandida Áudio Descrição Lab com a audiodescritora, mestre em educação inclusiva e atriz Andreza Nóbrega (PE/SC) e o espetáculo Meu Seridó (RN), além de oficinas culturais e pensamento giratório.

Sobre o Palco Giratório

Promovido pelo Sesc, o Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Com a proposta de destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte, dentre as temáticas eleitas neste ano estão a importância do diálogo, da empatia, do encontro das diferenças, a visibilidade negra, a cultura indígena, as questões do feminino e a diversidade. l

Serviço

O quê: “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”

Quando: Hoje, às 19h

Onde: Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Jardim Renascença)

Evento gratuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.