Gratuito

Cinema em todas as partes

Festival Guarnicê de Cinema promove itinerância e leva exibições de filmes e ações formativas para as cidades de Pinheiro, Alcântara e Raposa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cena do filme "Selvagem"
Cena do filme "Selvagem" (Selvagem)

SÃO LUÍS- As cidades de Pinheiro e Alcântara receberão, hoje, amanhã e quinta-feira, o Festival Guarnicê de Cinema com exibições gratuitas de filmes e ações formativas. A programação integra o projeto de extensão Guarnicê em Itinerância, que será encerrado em novembro, com a realização das ações culturais no município de Raposa.

Hoje, será exibido no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Pinheiro a Mostra Guarnicêzinho, das 9h às 10h. Em seguida, terá a Mostra Copa Studio 10 anos, das 10h às 11h. Das 14h30 às 15h30, haverá a solenidade oficial de abertura com exibição às 15h30 do filme “Selvagem”, de Diego da Costa, vencedor da categoria Melhor Longa Nacional do 42º Festival Guarnicê de Cinema.
“Selvagem” conta a história de Sofia e Ciro, dois alunos de uma escola pública que sofre com a falta de merenda, problemas de infraestrutura e ameaças de fechamento por causa de novas medidas do governo.

Quando os estudantes decidem fazer uma ocupação da escola, os dois não se unem ao movimento imediatamente: a estudiosa Sofia só pensa em prestar o Enem, enquanto o sonhador Ciro dedica seu tempo à poesia. Aos poucos, no entanto, começam a perceber a importância das reivindicações. À medida que os dois integram a ocupação, aumenta a pressão dos policiais para a saída dos alunos, mesmo que seja à força.

Com a itinerância, a UFMA pretende levar a experiência do cinema a locais onde a população não tem acesso à arte cinematográfica e além da exibição, realizará ainda ações formativas voltadas para crianças e jovens que terão contato com técnicas básicas de produção de filmes. “O Guarnicê em Itinerância ampliará as oportunidades do encontro entre o cinema e o público, fazendo circular a obra audiovisual por meio de mostras itinerantes em comunidades do interior do Maranhão”, diz a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC) e coordenadora do projeto, Fernanda Santos Pinheiro, ressaltando que o projeto é uma extensão do Festival Guarnicê de Cinema, que terá sua 43ª edição em 2020.

Acervo
O Festival Guarnicê de Cinema é uma referência como polo difusor da arte cinematográfica e possui um dos mais ricos acervos fílmicos do país. Quarto festival mais antigo do Brasil e o segundo mais antigo promovido por universidades, exibe há 42 anos a produção do cinema autoral brasileiro, sendo janela das mais importantes no cenário dos festivais nacionais.

Em Pinheiro, o Guarnicê em Itinerância tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária, UFMA Campus Pinheiro (Centros de Ciências Humanas Naturais, Saúde e Tecnologia), Prefeitura de Pinheiro, CDL/Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiro, Uema Campus Pinheiro e Ifma Campus Pinheiro. Em Alcântara, apoiam o projeto a Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária e ainda a Prefeitura de Alcântara (secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo), Ifma Campus Alcântara e Paróquia de São Matias. O patrocínio é do Centro Elétrico e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da UFMA. A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.ufma.br.

Serviço
O quê Festival Guanicê de Cinema Itinerante

Quando/Onde Hoje, amanhã e quinta em Pinheiro e Alcântara, e novembro em Raposa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.