Evento gratuito

Acordes de violão na Ilha do Amor

Primeira edição do Festival Internacional de Violão de São Luís acontece de hoje até sábado, no Convento das Mercês, Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo e Curso de Música da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Turíbio Santos é uma das atrações do evento
Turíbio Santos é uma das atrações do evento (Turíbio Santos )

São Luís -De hoje a sábado, 26, São Luís é a capital brasileira do violão, com a primeira edição do Festival Internacional de Violão de São Luís, em homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, falecido há 60 anos. O evento é aberto ao público e acontecerá no Convento das Mercês, Escola de Música do Estado Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, ambos no Centro Histórico, e também no Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O idealizador e coordenador do festival, violonista Luiz Júnior Maranhão, explica que o projeto surge como forma de incentivo à difusão da prática do violão, contribuindo para a formação de plateia de apreciadores desse nobre instrumento, como meio de estudo e para fins profissionais, possibilitando a geração de emprego e renda e a valorização dos músicos maranhenses.

“Eu tenho mais de 30 anos de carreira, morei em vários estados e sempre busquei conhecimento fora do Maranhão. Mas, ainda assim, eu e muitos outros músicos daqui sempre tivemos dificuldade de viajar para fora do estado e para outros países, para agregar experiências. Foi por isso que resolvemos conceber esse festival, para trazer esses importantes nomes e poder trocar conhecimento e tocar com eles”, disse Luiz Júnior.

A abertura acontece hoje, às 9h, com a masterclass do violinista Turíbio Santos, na Escola de Música Lilah Lisboa. À tarde, às 15h, ele ministrará palestra no Curso de Música da UFMA. Amanhã, haverá masterclasses, na Lilah Lisboa, com os músicos Rogério Caetano, do Rio de Janeiro, e Gian Correa, de São Paulo. Na quinta-feira, será a vez da masterclass de Alessandro Penezzi (SP).

Na noite de quinta-feira, terão início as apresentações, no Convento das Mercês, começando às 19h. A atração será Turíbio Santos, considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. O instrumentista, com carreira internacional, regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão, em 1999, ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga e E. Nazareth. Seus discos “12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos” e “Choro do Brasil” marcaram época no lançamento da música brasileira no mercado europeu. Comemorando seus 65 anos, em 2008, Turíbio lançou seu 65º CD “Mistura Brasileira”, com músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim e de Ricardo Santos.

O público assistirá ainda ao concerto da Orquestra de Violões da Uema-Emem, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música do Estado e do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão. O grupo interpreta obras que vão do Renascimento à contemporaneidade, transitando entre o erudito e o popular.

Na sexta-feira, as atrações serão os violonistas Gian Correa (SP) e Rogério Caetano (RJ), com o duo de violão lançando o “Álbum 7”, em homenagem aos 100 anos do mestre Dino 7 Cordas. Este ano, o álbum entrou na lista dos melhores pelo Jornal Folha de São Paulo, foi indicado ao Independent Music Awards, em duas categorias “Best Instrumental Album” e “Best Tribute Album”, e está indicado no Prêmio Profissionais da Música, nas categorias “Artista Instrumental” e “Artista de Choro”.

Atrações
Violonistas maranhenses também se apresentam na sexta-feira, a exemplo do instrumentista João Pedro Borges, que iniciou carreira internacional em 1973, ministrando cursos, conferências e concertos no continente Africano. Além dele, se apresentará Endro Fádell, natural de Brasília (DF), mas morando em São Luís, onde é professor de violão erudito da Escola de Música do Maranhão. Formado em violão e pós-graduado em Educação Musical, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, traz na bagagem premiações em concursos de violão. Vai se apresentar ainda Tiago Fernandes, graduado em música pela Universidade Federal do Maranhão e formado em violão pela Emem. Ele é pesquisador da obra violonística de compositores maranhenses do século XX e idealizador do grupo “Tiago Fernandes Trio”.

No sábado, haverá concerto do multi-instrumentista e compositor Alessandro Penezzi (SP). Formado em Música Popular pela Unicamp, ele já realizou concertos em mais de 17 países, atuou e gravou ao lado de artistas consagrados como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Beth Carvalho, D. Ivone Lara, além de orquestras como Jazz Sinfônica de São Paulo e Sinfônica de Londres. Tem vários discos gravados, entre eles, “Abismo de Rosas” (2001) e “Velha Amizade” (2015).

No evento, será anunciado, para 2020, o Concurso Internacional de Violão “Heitor Villa-Lobos”, que receberá violonistas de todos os cantos do mundo e homenageará o maestro e compositor brasileiro considerado expoente da música erudita no país e cujas peças são executadas nos mais prestigiados teatros europeus e americanos. O concurso terá a direção de Turíbio Santos. l

Serviço

O quê

Festival Internacional de Violão de São Luís

Quando

De hoje até sábado

Onde

Convento das Mercês, Escola de Música do Estado Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, ambos no Centro Histórico, e também no Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.