Acampamento

Pistola da polícia de Tocantins e drogas apreendidas em São Luís

Além da arma, havia no acampamento dos faccionados, balanças de precisão e coletes balísticos; dois bandidos foram baleados no confronto com os policiais militares

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Armas e drogas foram apreendidos durante operação policial na Vila Cotia
Armas e drogas foram apreendidos durante operação policial na Vila Cotia (Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma operação policial resultou, no fim de semana, na apreensão de vários pacotes de entorpecentes e três armas de fogo em um acampamento de faccionados na área de matagal na Vila Cotia, na região do Conjunto São Raimundo, em São Luís. Dentre os objetos recolhidos, há uma pistola ponto 40, pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Tocantins, e coletes balísticos.

A apreensão do material aconteceu durante o sábado, 19, depois que cinco membros de uma facção criminosa invadiram uma residência na Rua do Muro, na Vila Cascavel, em São Luís, e levaram vários objetos, incluindo uma TV e aparelhos de som. Após o caso ter sido relatado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), policiais militares fizeram a incursão na zona de segurança do Aeroporto Internacional de São Luís, em uma área de matagal pertencente à Infraero.

Segundo o tenente-coronel Marcelo, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os militares observaram de longe uma movimentação estranha dentro do mato. Eram faccionados reunidos em um acampamento. Até redes de descanso estavam amarradas entre as árvores. Após ouvirem os policiais pedindo que se entregassem, os criminosos começaram a atirar, o que deu início a um confronto.

Desse confronto, conforme o tenente-coronel, dois criminosos foram baleados e levados ao Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2). Outros conseguiram fugir ao correrem em direções opostas dentro do matagal. As equipes conseguiram prender João Vinícius de Araújo Barros, o “Cabeça”, de 26 anos, que estava foragido da Justiça pois há em seu desfavor um mandado de prisão preventiva decretado.

Armas
Um adolescente de 16 anos foi apreendido na ação policial. No acampamento, de acordo com o comandante Marcelo, foram encontradas três armas de fogo, sendo uma pistola modelo Taurus, da polícia tocantinense, contendo nove munições intactas; uma escopeta calibre 12, contendo 12 munições intactas, e uma espingarda de fabricação caseira, de calibre 20.

Também foram recolhidas munições de calibre 38 e um colete balístico de uma empresa de segurança privada, além de vários pacotes de maconha, cocaína e crack e três balanças de precisão, que estavam sendo utilizadas na pesagem das drogas.

Alguns objetos que haviam sido levados da residência na Vila Cascavel pelos faccionados foram recuperados no matagal. O comandante do 6º BPM disse que foi solicitado apoio do Batalhão de Choque, Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) e Grupo Tático Móvel (GTM) para que seguissem os rastros daqueles que escaparam ao cerco, mas as equipes não obtiveram êxito nas incursões

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.