Entretenimento

Crianças de escola comunitária se divertem em aviões no Aeroporto de São Luís

Passeio foi realizado em comemoração ao Dia das Crianças; alunos, que residem no bairro Tibiri, na zona rural de São Luís, ainda receberam uma revista em quadrinhos educativa sobre aviação e segurança operacional

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Crianças tiveram acesso a aviões de pequeno porte e ficaram extasiadas
Crianças tiveram acesso a aviões de pequeno porte e ficaram extasiadas (Avião)

Em uma tarde divertida, 25 crianças do Instituto Educacional Novo Horizonte, escola comunitária localizada no bairro Tibiri, na zona rural de São Luís, fizeram uma visita, no fim da semana, ao Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Cunha Machado, em comemoração ao Dia das Crianças. Os alunos, durante a permanência no local, conheceram os aviões de treinamento, no setor do Aeroclube, bem como a Seção contra Incêndios.

As crianças, de 9 a 10 anos, chegaram ao Aeroporto por volta das 14h30, de sexta-feira, 18, acompanhadas da coordenação pedagógica e duas professoras da escola comunitária. Os membros da Infraero os levaram a alguns pontos do local. No Aeroclube, os alunos, do 4º e 5º ano do Instituto Educacional, tiveram acesso à cabine dos pilotos e outros espaços das aeronaves. O grupo conheceu aviões AB 115 Aeroboero, C210 Cessna e P56 Paulistinha.

“Eles adoraram conhecer os modelos de aviões. Foi muito divertido. Pedagogicamente, foi muito proveitoso para a saúde mental deles. Perguntavam sobre tudo e queriam saber a história dos aviões. A gente mora próximo ao aeroporto, mas não conhecia os bastidores daqui”, contou Ana Rúbia, coordenadora do Instituto Educacional Novo Horizonte. Além dela, acompanharam os alunos as professoras Camila Vieira e Valda Silva de Freitas.

Durante a visita, as crianças foram levadas aos locais em um ônibus do aeroporto. O momento foi encerrado com um lanche, oferecido aos alunos e equipe pedagógica da escola comunitária. E, antes da saída do grupo, os meninos e meninas receberam uma revista em quadrinhos de cunho educativo sobre aviação e segurança operacional. “Eu adorei o passeio. Achei tudo interessante. Eu não conhecia as partes dos aviões. Foi tudo muito emocionante”, disse Anselmo Henrique, de 10 anos e aluno do 4º ano.

O projeto
A superintendente do Aeroporto Internacional de São Luís, Tayse Brandão Figueiredo, contou que o projeto começa em janeiro, quando ocorrem várias palestras sobre educação ambiental e segurança na aviação para os alunos. “A Infraero trabalha com esse projeto de educação ambiental e segurança nas operações. E faz trabalho nas escolas do entorno. E não é apenas uma escola. A gente tenta atender algumas escolas, para que as crianças sejam multiplicadoras, junto às famílias, sobre descarte do lixo, higiene pessoal”, pontuou ela.

Segundo Tayse, o ápice do projeto ocorre em outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. “Essas crianças estão em residências próximas ao muro do aeroporto. Elas até conversaram comigo, informando que quando assistem desenhos em suas casas, os aviões passam, e elas ficam imaginando muita coisa pelo barulho que ouvem vindo do céu. Então, por que não abrir as portas do aeroporto para que possam conhecer o processo?”, observou a superintendente.

Tayse Brandão frisou que, além do Instituto Educacional Novo Horizonte, alunos da Unidade de Ensino Básico (UEB) Cleonice Lopes, no bairro Itapera, em São Luís, igualmente visitariam o Aeroporto Marechal Cunha Machado, na mesma tarde. E também estava programada um evento para os filhos de funcionários de uma das companhias aéreas, com oferta de lanches e passeio para que conhecessem os aviões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.