Banco Central Europeu

Líderes da UE confirmam nomeação de Lagarde como presidente do BCE

Ex-diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) substituirá Mario Draghi no comando da instituição financeira mais poderosa do bloco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

LONDRES - Líderes da União Europeia (UE) confirmaram na sexta-feira,18, a nomeação de Christine Lagarde como a nova presidente do Banco Central Europeu (BCE), substituindo Mario Draghi a partir de 1º de novembro.

A confirmação da ex-diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) para um mandato não renovável de oito anos vem depois de os líderes da UE a nomearem para o cargo em 2 de julho.

Os líderes da UE selecionaram a ex-advogada antitruste para substituir Mario Draghi no comando da instituição financeira mais poderosa do bloco.

No lugar de Lagarde no comando do FMI, Kristalina Georgieva assumiu o cargo no último dia 1º, para um mandato de cinco anos. A economista búlgara era executiva-chefe do Banco Mundial e é a primeira mulher de um país emergente a liderar o Fundo.

Draghi disse nesta sexta-feira que há "sinais leves" de supervalorização nos mercados financeiro e imobiliário da zona do euro, criando um risco para a estabilidade em um momento em que a economia está desacelerando.

"O ambiente de estabilidade financeira continua desafiador, pois as perspectivas econômicas globais se deterioraram", afirmou Draghi a outras autoridades do Comitê Internacional Monetário e Financeiro em Washington.

"Existem sinais leves de valorizações exageradas na área do euro em alguns segmentos mais arriscados dos mercados financeiros, bem como nos mercados imobiliários, com diferenças marcantes entre as regiões".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.